Mulher meditando, vivenciando a Lei do Desprendimento feliz

© Depositphotos.com / AnnaOmelchenko Para viver o seu melhor é preciso desprender-se!

A Lei do Desprendimento, descrita pelo médico e referência mundial em cura quântica, Deepak Chopra parece, de início, contraditória. O pensador indiano nos fala que para adquirirmos qualquer coisa no Universo físico temos de renunciar a nossa ligação a ela. Como isso pode ser possível? Como tenho que renunciar para conseguir? Costumo listar esta como uma lei espiritual do sucesso, dado o efeito que ela tem de nos deixar prontos para as conquistas que a vida nos traz.

Compreender essa lei exige de nós acessarmos um ponto importante da consciência universal: o desprendimento. O desprendimento constitui uma atitude de muito poder frente à consciência universal. Desprender significa renunciarmos à ligação ao resultado, combinando, ao mesmo tempo, intenção dirigida.

Tudo o que quisermos pode adquirir-se através do desprendimento, já que este se baseia na fé inquestionável, no poder do nosso verdadeiro eu. Desprender-se, como a própria palavra sugere, é não estar preso, é estar livre, liberto. Mas liberto de quê? Isso é subjetivo. Cada um pode ver-se aprisionado por uma coisa ou por outra, mas há coisas das quais, de maneira geral, nós precisamos nos desprender, como do dinheiro.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Vivenciando a Lei do Desprendimento

Sempre digo e defendo que o dinheiro é uma energia importante, é necessário saber lidar com a energia do dinheiro. No entanto, o valor que o dinheiro tem pode criar possibilidades e impossibilidades na vida das pessoas. Sobre essa questão, Deepak Chopra teoriza, vinculando o dinheiro à sensação de segurança que nos prende a ele. Chopra defende que as pessoas estão sempre à procura de segurança, mas será que a busca da segurança constitui uma coisa muito efêmera.

Segundo ele, “mesmo a ligação ao dinheiro constitui um sinal de insegurança. Pode dizer: ‘Quando eu possuir X milhões de dólares estarei seguro. Serei economicamente independente e poderei ser feliz. Nessa altura, hei de fazer tudo àquilo que de fato quero fazer. ’ Mas isso nunca acontece. Aqueles que procuram segurança perdem-na para sempre e nunca a encontram. É uma atitude ilusória e efêmera, pois a segurança nunca pode vir apenas do dinheiro. A ligação ao dinheiro gerará sempre insegurança, independentemente da quantidade de dinheiro que tivermos no banco. Na verdade, algumas das pessoas mais inseguras são as que mais dinheiro têm”.

PSC

Se o argumento de prender-nos ao dinheiro pela segurança que ele, de maneira imaginária, proporciona, é falho, logo, a melhor forma de evoluirmos e conseguirmos dinheiro suficiente para nosso conforto é nos desprendermos do vínculo involutivo dessa energia, usando-a com parcimônia.

Ainda usando as palavras de Chopra para tratar do desprendimento da matéria e dos bens de consumo, o autor diz que: “A fonte de riqueza, de abundância ou de qualquer outra coisa do mundo físico encontra-se no eu; é a consciência que sabe como realizar todas as necessidades. Tudo o mais constitui um símbolo: carros, casas, contas bancárias, roupas e aviões. Os símbolos são transitórios; vêm e vão. Procurar obter estes símbolos é o mesmo que preferir o mapa ao território. Provoca ansiedade; acaba por nos fazer sentir ocos e vazios por dentro, porque estamos a trocar o nosso eu pelos símbolos do nosso eu”.

A metáfora que Chopra usa sobre o mapa e o território diz respeito à realidade e à representação dessa realidade, o conhecido e o desconhecido. O desconhecido é o nosso eu, ele é o campo de toda potencialidade do nosso ser. O desprendimento de determinadas energias nos leva, indubitavelmente, para o encontro com esse eu desconhecido. Renunciar à nossa ligação com o conhecido é um passo largo para entrarmos no desconhecido e encontrarmos o campo de todas as possibilidades.

Enquanto não conseguimos nos desprender, tornamo-nos prisioneiros de necessidades mundanas desesperadas, preocupações triviais, desespero passivo, frustrações e tristeza. Coisas que nos levam a uma existência cotidiana medíocre e pobre. Não há evolução nenhuma nessas condições, apenas apego e estagnação, inércia.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

De nenhuma forma essa lei se opõe à Lei do Desejo, a ideia segundo a qual devemos perseguir e desejar bastante algo para que consigamos alcançá-lo. Ao contrário. O desejo cria, sim, um campo que conduz até nós, pelo Universo, o objeto desejado. Quando deixamos prender nossa intenção, fechamo-nos num estado de espírito rígido e perdemos a fluidez, a criatividade e a espontaneidade inerentes ao campo.

Quando nos deixamos prender, retiramos do desejo a sua infinita flexibilidade e fluidez, encerrando-o numa moldura fixa, que interfere com todo o processo de criação. O apego àquilo que nos é dado é que cria barreiras para o contínuo crescimento de nossas potencialidades máximas. A incerteza do oculto, do que está dentro, é que nos faz melhores e mais evoluídos, e não a comodidade do que está dado, posto, visível, ao alcance.

A Lei do desprendimento também nos desprende das ideias pré-elaboradas, os modelos formados, canônicos, engessados. Ao praticarmos essa lei nosso espírito fica menos disposto a forçar as soluções para os problemas e isso permite ficarmos atentos às oportunidades, além de infinitamente mais criativos e interessantes. Desprendermo-nos das crenças sabotadoras é sempre um excelente pontapé inicial para que as melhores mudanças cheguem até nós.

Inspire-se e experimente desprender-se também!