No universo das empresas, promover programas de liderança para os gestores é fundamental para desenvolver as suas competências, melhorar os seus processos de gerenciamento e potencializar os resultados enquanto líder junto à equipe. Essa atenção é essencial para que a empresa conquiste constantemente espaço no mercado, obtendo um ambiente produtivo e resultados expressivos em todos os sentidos.

Por isso mesmo, ao fazer o seu planejamento anual e estratégico, as organizações devem ter em mente quais serão os investimentos em Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e definir quais são os métodos e cursos que precisam ser oferecidos às suas lideranças. Assim, podemos dizer que a escolha do programa de liderança é decisiva para que as metas e objetivos da empresa sejam alcançados e tragam crescimento, melhorias e a lucratividade desejada.

Neste artigo, você vai conhecer os benefícios e os conteúdos que devem compor um programa de desenvolvimento de lideranças, por meio de cursos e treinamentos. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais!

Vantagens de um programa de desenvolvimento de lideranças

Quando sabemos exatamente o que queremos alcançar, mais fácil fica definir as ações e os comportamentos que nos levarão a ter o êxito que buscamos. Essa máxima se aplica a tudo, pois, por exemplo, para criarmos um ciclo de abundância profissional na empresa, precisamos ter líderes realmente diferenciados, preparados e extraordinários.

Então, se ferramentas como a avaliação de desempenho ou mesmo a avaliação 360 graus são aplicadas para mapear as competências e gaps dos líderes, nada mais justo do que programar e oferecer-lhes cursos e treinamentos que ajudem a potencializar as suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais e também a eliminar as suas deficiências e limitações nesse sentido.

Essa é a grande vantagem de ter um programa de desenvolvimento de liderança, pois a empresa cria condições e recursos para que seus gestores tenham o acompanhamento certo e, com isso, possam corrigir as suas falhas, ampliar os seus conhecimentos e potencializar a sua atuação.

PSC

Os benefícios são tão positivos que vemos melhorias significativas em relação à eficácia nos processos, à tomada de decisão, à comunicação, ao relacionamento interpessoal e à liderança dos colaboradores de modo geral.

Dicas para definir um programa de lideranças

  • Identifique os gaps — conheça os seus líderes, as suas lacunas e os seus déficits. Faça uma gestão efetiva dos seus conhecimentos e avalie onde a empresa precisa melhorar em matéria de gestão de pessoas e liderança;
  • Escolha os cursos e treinamentos realmente condizentes com os gaps e necessidades dos líderes da empresa. Estude, pesquise, pergunte e, só então, escolha os fornecedores mais adequados aos seus objetivos;
  • Faça avaliações de desempenho dos gestores, ou mesmo uma avaliação 360 graus, e compreenda em quais aspectos eles se destacam e quais são aqueles em que precisam melhorar. Use ferramentas específicas e confronte os seus líderes sobre a sua visão sobre os treinamentos que precisam fazer;
  • Busque um consenso, pois é importante que todos os gestores estejam engajados no seu próprio processo de evolução e participem ativamente dele.

Conteúdos essenciais de um programa de desenvolvimento de lideranças

Um programa de desenvolvimento de lideranças é voltado ao ensino e à atualização de conhecimentos e habilidades necessários àqueles que exercem ou que pretendem exercer essa função. Confira, a seguir, algumas das principais temáticas abordadas em cursos e treinamentos do tipo.

1. Objetivos e estilos de liderança

Há diferentes estilos de liderança: transacional, democrática, autocrática, e por aí vai. É necessário compreender esses estilos para verificar qual é o mais indicado ao contexto em que o indivíduo está inserido. Além disso, é importante ensinar aos líderes como definir metas e objetivos para as suas equipes. Essas metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos. Isso ajuda a motivar os colaboradores, dentro de um cenário realista.

2. Técnicas de comunicação e compartilhamento do conhecimento

Tudo o que um líder faz depende de comunicação, tanto falada como escrita. Por isso, é fundamental que esses programas contemplem as técnicas de comunicação e oratória mais modernas, que ensinam uma comunicação clara, objetiva e humanizada. Isso é útil em todos os momentos da liderança: compartilhamento de conhecimentos, definição de metas, delegação de tarefas, explicação de atividades, esclarecimento de dúvidas, avaliações de desempenho, feedbacks e condução de reuniões.

3. Ferramentas de avaliação de desempenho e feedback

Todo líder comprometido com a evolução da sua equipe deve saber como avaliar o desempenho dos seus liderados, o que inclui a análise das suas competências técnicas e comportamentais. Para isso, existem técnicas de avaliação e de feedback, tanto individuais como coletivas. São meios de esclarecer a cada funcionário os seus pontos positivos e os pontos em que ele precisa melhorar — com sugestões práticas para que isso ocorra.

4. Motivação e produtividade

O objetivo de todo líder deve ser estimular a produtividade dos seus liderados, isto é, a sua capacidade de trabalhar com atenção, inteligência, dedicação, entusiasmo e administração do tempo. Isso depende de motivação, ou seja, de identificar uma utilidade, um propósito e uma vontade de crescer com tudo aquilo que é feito. Por isso, cabe ao líder entender e aplicar técnicas motivacionais sobre si mesmo e sobre toda a equipe para obter os resultados que deseja.

5. Ética na gestão de pessoas

Por fim, todo líder precisa ser ético e transparente. Isso significa que as decisões que ele toma devem ser esclarecidas e tomadas pensando no bem comum, e não nos seus ganhos particulares. Além disso, a comunicação do líder deve ser respeitosa, amigável e justa com todos, sem beneficiar uns em detrimento de outros.

E se você deseja levar um programa de liderança diferenciado e enriquecedor para a sua empresa, invista em coaching. Para isso, conheça a formação Leader Coach Training – LCT, a mais completa formação do país voltada para gestores, e veja como as ferramentas e métodos do coaching podem potencializar extraordinariamente os resultados dos seus líderes e da sua organização, em qualquer contexto.

E na sua empresa, ser de luz, há programas de desenvolvimento de lideranças? O que você pensa a respeito dessas formações? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!