Voltar

Implementando um Programa de Desenvolvimento de Liderança na Empresa

Publicado em | 0 comentários

Kudla/Shutterstock Os líderes devem colaborar para que os programas de liderança tragam os resultados desejados à empresa

No universo as empresas, promover programa de liderança para os gestores é fundamental para desenvolver suas competências, melhorar seus processos de gerenciamento e potencializar os resultados enquanto líder junto à equipe. Esta atenção é essencial para que a empresa conquiste constantemente espaço no mercado, um ambiente produtivo e resultados expressivos em todos os sentidos.

Por isso mesmo, ao fazer seu planejamento anual e estratégico às organizações devem ter em mente quais serão os investimentos em Treinamento e Desenvolvimento e definir quais são os métodos e cursos que precisam ser oferecidos às suas lideranças. Assim, podemos dizer que a escolha do programa de liderança é decisiva para que as metas e objetivos da empresa sejam alcançados e tragam crescimento, melhorias e a lucratividade desejada.

Vantagens de um Programa de Liderança

Quando sabemos exatamente o que queremos alcançar, mais fácil fica definir as ações e os comportamentos que nos levarão a ter o êxito que buscamos. Esta máxima se aplica a tudo, pois, por exemplo, para criarmos um ciclo de abundância profissional na empresa, precisamos ter líderes realmente diferenciados, preparados e extraordinários.

Então, se ferramentas como a Avaliação de Desempenho ou mesmo a Avaliação 360 graus são aplicadas para mapear as competências e gaps dos líderes, nada mais justo do que programar e oferecer-lhes cursos e treinamentos que ajudem a potencializar suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais e também a eliminar suas deficiências e limitações neste sentido.

Essa é a grande vantagem de ter um programa de desenvolvimento de liderança, pois a empresa cria condições e recursos para que seus gestores tenham o acompanhamento certo e, com isso, possam corrigir suas falhas, ampliar seus conhecimentos e potencializar sua atuação. Os benefícios são tão positivos que vemos melhorias significativas em relação à assertividade nos processos, à tomada de decisão, comunicação e relacionamento interpessoal e na liderança dos colaboradores de modo geral.

Dicas Para Definir um Programa de Liderança

  • Identifique os gaps – Conheça seus líderes, suas lacunas, déficits, faça uma gestão efetiva dos seus conhecimentos e avalie onde a empresa precisa melhorar em matéria de gestão de pessoas e liderança.
  • Escolha os cursos e treinamentos realmente condizentes com os gaps e necessidades dos líderes da empresa. Estude, pesquise, pergunte e, só então, escolha os fornecedores mais adequados aos seus objetivos.
  • Faça Avaliações de Desempenho dos gestores ou mesmo uma Avaliação 360 graus e compreenda em quais aspectos eles se destacam e quais aqueles onde precisam melhorar. Use ferramentas específicas e, confronte os seus líderes sobre sua visão sobre os treinamentos que precisa fazer.

Busque um consenso, pois é importante que todos os gestores estejam engajados em seu próprio processo de evolução e participem ativamente dele.

E se você deseja levar um programa de liderança diferenciado e enriquecedor para sua empresa, invista em Coaching. Para isso, conheça a formação Leader Coach Training – LCT, a mais completa formação do país voltada para gestores, e veja como as ferramentas e métodos, do Coaching, podem potencializar extraordinariamente os resultados de seus líderes e organização, em qualquer contexto.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!