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Habilidades e competências comportamentais mais valorizadas pelos recrutadores

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Participar de uma entrevista de emprego não é uma tarefa fácil. Mostrar-se competente e tranquilo na frente do entrevistador, bem como se expressar correta e coerentemente perante as perguntas, requer controle emocional. Além de manter a calma, é essencial ter a consciência de que preocupações não serão benéficas para o momento. Uma vez superados o nervosismo e a ansiedade, o conteúdo da entrevista deve ser priorizado.

© Depositphotos.com / londondeposit É importante se manter calmo e confiante em entrevistas, isso mostra que você possui controle emocional.

Existem habilidades e competências específicas que um recrutador procura em um candidato. Embora algumas dessas características desejadas possam variar de acordo com a vaga e função, muitas são comuns na maioria das empresas e, portanto, recomendáveis para entrevistas de emprego em geral.

Confira as habilidades e competências admiradas pelos entrevistadores
Confira as principais habilidades e competências comportamentais e saiba como desenvolvê-las durante e após a entrevista de emprego:

Autoconfiança e autoconhecimento
Essas duas habilidades indicam sua capacidade de assumir riscos e de ter segurança. São vistas como ótimas habilidades empresariais, e são capazes de engrandecer o profissional. Na entrevista, mostre-se confiante e exponha sua capacidade de avaliar suas atitudes e qualidade. Isso mostra uma propensão à evolução, uma vez que você é capaz de enxergar seus pontos de melhoria, e confiança para colocá-los nos eixos.

Proatividade
Toda empresa procura um profissional proativo, em qualquer área. Tentar ir além, não esperar sempre pelo próximo passo, buscar novas soluções e novas maneiras de lidar com as inúmeras situações do dia a dia de trabalho, detectar o que precisa ser feito e antecipar-se sempre que possível são alguns exemplos de atitudes que engrandecem o profissional. Isso pode ser demonstrado nas dinâmicas de grupo, reuniões e soluções de caso e, é claro, deve ser feito com ética e respeito aos outros colegas participantes. A regra é não se limitar apenas ao que foi pedido, procure ser um diferencial.

Comprometimento
Atraso na entrevistas ou em alguma etapa da seleção demonstra falta de comprometimento, o que pode se estender para o expediente caso o candidato seja contratado. Imprevistos acontecem, mas é necessário que a empresa seja avisada nesses casos. Ser pontual e se inteirar sobre a instituição que pretende ingressar são atitudes que demonstram engajamento — que é considerado uma ótima habilidade.

Capacidade crítica
As tarefas são delegadas e a função do colaborador é apenas colocá-las em prática, certo? Nem sempre é isso que o superior espera. O colaborador deve ser capaz de analisar criticamente o que lhe é passado. Dessa maneira, ele pode dar dicas de como aprimorar aquele serviço e até mesmo avaliar se é válido ou não. Dicas, perguntas e sugestões construtivas são sempre bem-vindas, e profissionais assim são vistos como boas contratações.

Capacidade de liderança
Liderança corresponde à capacidade de assumir o comando, de se voluntariar para tarefas, e de aceitar a responsabilidade com o intuito de alcançar grandes resultados. Essa característica é vista com bons olhos pelos recrutadores, e é capaz de colocá-lo na frente na disputa pela vaga.

Controle emocional
Ninguém sabe ao certo quais situações precisará enfrentar no futuro. Por isso, demonstrar controle emocional é fundamental durante a entrevista — e também no emprego, caso consiga a vaga. Ficar muito nervoso, gritar, chorar ou até mesmo travar são algumas situações possíveis quando você consegue controlar suas emoções. Por isso, procure desenvolver inteligência emocional, uma grande aliada nos momentos de pressão, correria e estresse do dia a dia.

Trabalhar em equipe
Saber escutar a opinião dos outros, ouvir sugestões e pensar em conjunto demonstra a capacidade de trabalhar em equipe. Durante as dinâmicas de grupo em processos de seleção, essa é uma das características mais importantes que podem levar à desejada contratação, afinal, o andamento de uma empresa é resultado de um grande trabalho coletivo.

Gostou da leitura? Aproveite então e coloque em prática tudo o que aprendeu em sua próxima entrevista!

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