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Gestão do Capital Humano

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Conheça as estratégias de RH mais eficientes para ter o melhor quadro de colaboradores | créditos da imagem: alexraths

Empresas são resultados de pessoas, portanto, o bem mais precioso de uma corporação é o seu capital humano. Ter no quadro de colaboradores, profissionais talentosos, especializados e proativos, faz com que a empresa se torne mais competitiva no mercado.

O grande desafio das organizações é investir em boas condições de trabalho, mas também mostrar aos seus colaboradores que se preocupam com o seu bem estar e seu desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Visto que, a mão de obra especializada está cada vez mais escassa, a companhia necessitada criar meios para investir e reter seus colaboradores. Iniciando as estratégias de retenção desde a seleção dos talentos.

Atração de Talentos: Serviços mais usuais em RH

Confira abaixo as formas mais eficientes de atração e captação de talentos, utilizados pelo Recursos Humanos:

Assessment

É uma metodologia de avaliação que consiste na análise de comportamentos baseada em múltiplos imputs, utilizando diversas técnicas, métodos e instrumentos de avaliação, baseados nas competências a avaliar. Hoje o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, possui o software mais avançado e efetivo – Coaching Assessment, utilizado pelas maiores referências do mercado, como Petrobras, Banco do Brasil, Embrapa, Volkswagem, Grupo Muffato, Caixa Econômica Federal, Itaú, Magazine Luiza, Wickbold, Cevasa, entre muitas outras.

Headhunting

Abordagem confidencial e direta de quadro superiores, com o objetivo de selecionar os profissionais que se destacam no seu setor de atividade, quer pelos seus conhecimentos técnicos, quer pela sua experiência.

Interim Management

É um serviço de Recursos Humanos em que se pode ter pessoas disponíveis em poucos dias. É a execução, por tempo limitado, de tarefas típicas, em oposição aos processos de recrutamento para posições permanentes.

A temporalidade destes projetos permite que especialistas muito experientes estejam disponíveis para projetos exigindo menores competências. O foco está totalmente na missão a desempenhar.

Outplacement

O outplacement é uma forma de ajudar ex-colaboradores a prosseguirem a sua vida profissional e na maior parte dos casos, isto significa arranjar uma nova oportunidade profissional. A empresa prestadora de serviços nesta área pode trabalhar num caso individual ou com um grupo de pessoas.

Por exemplo, em caso de necessidade de redimensionamento de mão de obra por razões estruturais ou outras, é comum as entidades mais organizadas, prepararem os trabalhadores alvo a serem sacrificados para os desafios do mercado.

Outsourcing

O ato de terceirizar um serviço não considerado central para o negócios, para que seja executado por uma empresa externa. Tal processo permite que, uma organização não se comprometa a recursos cujo desempenho não é crítico para a organização, para se empenhar em atividades que constituem fatores de alto impacto nos resultados e crescimento da mesma.

Recrutamento e seleção

Tem por objetivo atrair e selecionar os profissionais mais adequados para o desempenho de uma determinada função. Os processos seletivos podem ser compostos por entrevistas, dinâmicas de grupo e testes psicológicos, entre outros, ou por conjugação de vários destes, dependendo da política e prática da organização.

Utilize bem a variedade de recursos disponíveis para fazer a gestão dos talentos de sua empresa, de maneira mais efetiva possível. E desta forma, possa gerar resultados satisfatórios a curto, médio e longo prazo, garantindo uma linha tênue de crescimento contínuo.

Qual estratégia você mais gostou? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos!

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