Em tempos de crise, é normal que as empresas tomem atitudes que favoreçam as suas finanças, tais como redução de salários, férias coletivas, redução da jornada de trabalho ou até mesmo a temida demissão. Quando isso acontece, anos de dedicação e trabalho se tornam passado, e o colaborador que é obrigado a enfrentar o desemprego se sente perdido e desestimulado.

Nesse momento, é fundamental que a empresa tenha uma conduta ética e transparente, no sentido de respeitar e auxiliar o profissional que foi desligado. É nesse contexto que surge o conceito de outplacement. Se você deseja descobrir em que consiste essa estratégia tão interessante e humana, continue a leitura do artigo a seguir!

O que significa outplacement?

Em meados da década de 1980, as primeiras empresas especializadas em outplacement chegaram ao Brasil. Essa ferramenta visa a humanizar as demissões, oferecendo apoio ao profissional no seu processo de desligamento. Esse é um ato de responsabilidade social muito utilizado por grandes organizações, que costuma ser bem recebido por quem está sendo dispensado.

O outplacement é oferecido por empresas que desejam patrocinar a recolocação dos seus ex-funcionários no mercado de trabalho. No processo, o profissional é orientado a fazer um balanço da sua carreira, rever os seus objetivos pessoais e profissionais e definir a sua área de atuação, estabelecendo parâmetros que permitirão que a consultoria o auxilie.

Dessa forma, o processo promove o autoconhecimento, ajudando sobretudo aquele funcionário que permaneceu por muitos anos na empresa e acabou “perdendo a prática” com processos seletivos, entrevistas, atualização de currículo etc. O outplacement promove uma orientação nesse sentido.

Uma das principais propostas do outplacement é desenvolver uma rede de relacionamentos para, em seguida, trabalhar técnicas de marketing pessoal e de negociação com os seus contatos. Assim, o indivíduo aperfeiçoa as suas habilidades, ao mesmo tempo em que estabelece relações profissionais.

Quais são os benefícios do outplacement para os colaboradores e para as empresas?

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Agora que você já compreende o que significa o processo de outplacement, é hora de conhecer os benefícios que ele oferece, tanto às empresas como aos colaboradores desligados.

1. Humanização da demissão

Ser demitido é algo horrível por natureza. Há uma sensação de fracasso e humilhação, somada ao medo do desemprego e da perda de renda. Nesse sentido, o outplacement possibilita que as empresas ofereçam apoio psicológico ao colaborador dispensado.

A própria empresa se beneficia disso, pois o ex-colaborador poderá fazer avaliações positivas sobre ela. Além disso, os atuais colaboradores perceberão que, mesmo nas adversidades, há amparo e respeito aos funcionários. Isso gera segurança, motivação e bons resultados a serem alcançados.

2. Redução de processos trabalhistas

Nos casos de desligamento em que a empresa e o trabalhador não terminam a relação de forma positiva, a chance de ocorrer um processo trabalhista é grande. Os motivos da demissão, a forma como foi conduzida e as divergências quanto às verbas a receber podem desencadear esse tipo de processo.

No caso do outplacement, contudo, os profissionais de recursos humanos envolvidos contam com experiência para conduzir o desligamento de forma justa, ao mesmo tempo em que auxiliam no processo de recolocação profissional. Com isso, a insatisfação diminui, bem como a chance de processos judiciais.

3. Melhorias no clima organizacional

Sempre que há uma demissão na empresa, os colaboradores que ficam observam como a organização conduz o processo com o colaborador demitido. Se o processo for humanizado, isso ajuda esses profissionais a confiarem na empresa. Se o processo for conturbado e cheio de conflitos, em contrapartida, haverá perda de confiança e será instalado um clima de medo e ansiedade.

Esse clima é terrível para a produtividade da empresa e para o próprio humor das pessoas no dia a dia. Sendo assim, as medidas do outplacement evitam que esse “terror” se instale, melhorando o clima da empresa, mesmo nos momentos mais desagradáveis.

4. Reintegração do colaborador ao mercado de trabalho

Além de desligar o profissional com respeito e empatia, oferecendo apoio psicológico, o outplacement também se interessa em reintegrar esse colaborador ao mercado de trabalho. Isso ocorre em diferentes etapas:

  • Autoconhecimento profissional — identificação de forças e pontos de desenvolvimento (em soft skills e em hard skills);
  • Definição de metas profissionais e planejamento de carreira;
  • Aconselhamento profissional e fortalecimento da autoconfiança;
  • Análise e atualização curricular;
  • Consultorias para entrevistas e processos seletivos;
  • Treinamentos, cursos e palestras sobre empregabilidade e sobre o próprio setor do profissional;
  • Dicas de marketing pessoal com acionamento do networking;
  • Pesquisa de vagas no mercado de trabalho que sejam compatíveis com o perfil do profissional;
  • Inscrição e acompanhamento do profissional ao longo dos processos seletivos.

5. Fortalecimento do employer branding

Employer branding é um termo que remete à força da marca enquanto empregadora. Isso quer dizer que quanto mais bem-avaliada uma empresa for no que diz respeito à maneira como cuida e oferece oportunidades aos seus próprios colaboradores, melhor será o seu employer branding.

O outplacement humaniza as relações entre empregador e empregado, o que é visto com bons olhos pelo mercado. Consequentemente, a empresa terá uma imagem positiva, o que aumentará o seu potencial para despertar o interesse nas pessoas para trabalhar ali, fortalecendo a sua rede de talentos.

Como colocar o outplacement em prática?

Para que a sua empresa adote o outplacement e obtenha os benefícios que ele oferece, é importante seguir as dicas a seguir:

  • Planeje o desligamento: se haverá demissões, explique por que elas ocorrerão, seja por erros individuais, seja por crises financeiras. Planeje o processo de outplacement, reunindo os argumentos da demissão e definindo tudo o que a empresa fará para amenizar os impactos negativos do fato;
  • Anuncie a demissão: chame o colaborador para uma conversa clara e particular, comunicando o desligamento e citando as razões dele. Explique que a empresa pagará todos os seus direitos trabalhistas e conduzirá o processo de outplacement (explique ao colaborador do que se trata, caso ele não saiba);
  • Desenvolva a empregabilidade do ex-funcionário: depois de comunicar a decisão, ofereça apoio psicológico e ajude o colaborador na sua reintegração ao mercado de trabalho, conforme as ações que citamos acima (ver item 4).

Lidar com demissões mexe naturalmente com a confiança e a segurança de qualquer pessoa, e consequências como depressão, tristeza e desmotivação são frequentes. O outplacement é de grande importância, pois não só ameniza esses sentimentos, como também estimula a recolocação do profissional no mercado de trabalho, sendo uma ferramenta que traz bons frutos e resultados extraordinários.

E você, ser de luz, o que pensa sobre o processo de outplacement? Já passou por alguma experiência semelhante? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!