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Fatores que Causam a Desmotivação da Equipe de Vendas

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Christine Langer-Pueschel/Shutterstock Evite a desmotivação de sua equipe e conquiste grandes resultados

No processo de vendas existem alguns fatores que devem ser evitados, pois estes proporcionam a desmotivação dos profissionais. Sendo assim, os gestores devem estar atentos aos elementos que podem desmotivar sua equipe de vendas e prejudicar seus resultados.

Para ajudá-lo a fazer uma excelente gestão dos seus colaboradores, abordarei alguns comportamentos que favorecem a desmotivação no trabalho, à perda de talentos e a queda nas vendas. Confira e evite-os!

Atitudes que Levam à Desmotivação

  • Falta de empatia: A falta de identificação com o líder é um grande fator de desmotivação para os liderados, isso demonstra incompatibilidade de gênios, crenças e valores e resulta em antipatias pessoais e queda nas vendas.
  • Condições de trabalho: ter um local de trabalho cuja organização é confusa, onde as atividades e funções são mal distribuídas e definidas, e onde a liderança é ineficiente acaba gerando frustrações nos vendedores.
  • Falta de respeito: pode acontecer em algumas empresas onde os vendedores acabam sendo tratados como funcionários de nível inferior por puro preconceito. Ou seja, o ideal é a valorização do cargo e da importância do papel do vendedor dentro das organizações.
  • Falta de reconhecimento: dinheiro nem sempre é chave de motivação, nem a melhor recompensa por um bom desempenho, pode até ser estimulante, mas seus efeitos são de pouca duração. Elogiar o seu vendedor pode fazer muita diferença e não custa dinheiro algum, pois todo profissional gosta de ser reconhecido pelo seu bom trabalho. Lembre-se  das necessidades básicas do ser humano segundo o Self Coaching, que são o desejo que temos de ser: notados, amados e reconhecidos. Reconheça!
  • Falta de confiança: verifique se os seus vendedores indicariam o produto para os seus familiares. Caso a resposta seja negativa isso quer dizer que se o vendedor pode não conhecer bem sua ideia, consequentemente, não irá vender e, se ele não vende, não recebe comissão, ficando consequentemente, desmotivado.

Nesse sentido, devemos confirmar o comprometimento da nossa equipe com nosso produto/serviço, congruência é o melhor caminho da alta performance em vendas.

Perceba e Respeite a Perspectiva do Outro

A melhor maneira de um gestor conseguir manter sua equipe de vendas motivada é usando a posição perceptiva do outro, sempre usando a técnica de se colocar no lugar dele e ser perguntar: O que eu gostaria de ouvir? Como gostaria de ser tratado? A remuneração é satisfatória? As metas são realmente alcançáveis?

Quando você responde a questões como essas, você tem uma excelente direção de como motivar sua equipe e evita a desmotivação.

Vender nada mais é que criar e transferir emoções com significado para ambas as partes dentro da negociação, numa congruência e conexão de crenças, valores e significados. Lembre-se disso e boas vendas!

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