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Ética no trabalho: O que significa?

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ética profissional no trabalho

©Depositphotos.com/WavebreakmediaA ética no trabalho é fundamental para o bom funcionamento de uma organização 

O mundo precisa de leis para se manter em ordem. Sem elas cada local se tornaria um completo caos. Em uma sociedade com culturas e valores tão distintos entre si é preciso respeitar o próximo e seguir os padrões éticos. Caso contrário, não há convivência que resista. No trabalho, é claro, não é diferente!

Mas, afinal, o que é ética? Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ou seja, ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é não prejudicar o próximo. Diferentemente dos valores pessoais, a ética é algo global, ou seja, não é baseada no que você como indivíduo acha correto ou não, e sim no que é aceitável e louvável dentro da sociedade como um todo.

E especificamente, relacionado ao ambiente corporativo, temos a ética trabalhista. Esta é o conjunto de valores e atitudes positivas para a aplicação no trabalho.

A ética no trabalho é fundamental para o bom funcionamento de uma organização no que diz respeito a alguns aspectos como: comportamento e comprometimento. É importante ainda para o fluxo de atividades e também para o bom relacionamento empresarial, tanto interpessoal, quanto interdepartamental, e através dele é possível aumentar o índice de confiança. Saiba mais!

O QUE É ÉTICA PROFISSIONAL?

O conceito é baseado nos comportamentos que são adequados para uma boa convivência em um ambiente corporativo. Ela também é vista como o conjunto de normas e regras dentro de uma empresa e que devem ser seguidas pelos seus funcionários visando o crescimento da mesma e também tendo como objetivo a construção de um ambiente saudável, amigável e produtivo.

Dessa forma, além de conhecimentos técnicos, bom relacionamento com os colegas e habilidades comportamentais, o profissional é reconhecido pela sua conduta ética no trabalho. O conjunto de valores e normas que direcionam as ações dos funcionários e clientes, internos e externos, é considerado de extrema importância para garantir um bom clima organizacional e reputação da marca.

Apesar de cada profissão ou empresa ter o seu próprio código de conduta, alguns elementos são universais e, por isso, aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência, entre outros.

Além disso, a ética profissional no trabalho requer, muitas vezes, renunciar oportunidades ou benefícios para agir em prol dos valores.

VANTAGENS DA ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO

A maior vantagem da ética no ambiente profissional é a garantia de que ao segui-las o ambiente será favorável ao crescimento da corporação e também o bom relacionamento entre os colaboradores que lá trabalham. Com regras bem definidas, as pessoas se respeitarão mais e o clima organizacional será de parceria, trabalho em equipe, respeito mútuo e crescimento generalizado. Conheça abaixo os dez mandamentos da ética profissional no ambiente corporativo.

Seja Honesto

A ética está intimamente ligada à honestidade e é uma das principais características positivas de uma pessoa, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Ser honesto é falar sempre a verdade em toda e qualquer ocasião, tanto com colegas quanto com os clientes, dessa maneira as pessoas irão te respeitar e também passarão a te ver como alguém confiável. E também obedecer às regras empresariais, bem como as normas de conduta social.

Tenha Compromisso

Se você fizer alguma coisa esteja certo que virão consequências, positivas e negativas. Quando marcar de entregar alguma atividade, cumpra. Por isso, somente faça se tiver certeza e condições de assumir perante seus superiores, subordinados e público em geral. Evite fechar negócios ou prometer prazos que você sabe que não vai dar conta, e também não jogue essa responsabilidade para cima de seus colegas. Se você não tem certeza de que um prazo ou trabalho possa ser cumprido, evite se comprometer com ele. É muito importante fazer compromissos, mas muito mais admirável é cumpri-los. Isto traz credibilidade.

Seja Pontual

Seja pontual. Fazendo menção à dica anterior, se você fez o compromisso de estar na empresa “x” hora, esteja. Se o prazo combinado para a entrega de um trabalho está prestes a chegar, veja se as atividades estão preparadas. Caso se atrase para chegar ou para entregar um trabalho prometido, converse com quem lhe fez a solicitação e informe que precisa de mais tempo para finalizar a tarefa.

Seja Humilde

Sempre temos algo para aprender e também para ensinar, ninguém é melhor que ninguém, e isso é um fato. Portanto, trabalhe sua vontade de querer saber sempre um pouco mais e ouvir as outras pessoas. Você pode até ter mais habilidades que seus colegas, mas isso não te dá o direito de trata-los com arrogância e deboche. Seja flexível e esteja disposto a escutar feedbacks, avalie-os e coloque-os em prática, caso julgue necessário.

Faça Críticas Educadamente

Se você tem uma crítica ou precisa repreender alguém, faça isso diretamente à pessoa. Não haja pelas costas e nem por impulso, é preciso ser transparente. Saiba como dar um feedback positivo e seja sempre educado ao passar qualquer informação para as pessoas que trabalham com você.

Tenha Respeito

“Quem quer respeito, tem que respeitar”, assim diz um ditado popular e esse deve ser o comportamento de um bom profissional no ambiente de trabalho.

Jamais mexa na mesa, gaveta, informações ou documentos alheios, a não ser que você tenha autorização para tal. Mesmo que você a tenha, avalie se o está fazendo por motivos válidos ou se é apenas curiosidade. Se coloque no lugar da outra pessoa: você gostaria que seus pertences fossem revirados? A privacidade é inviolável!

Assuma Sempre as Consequências de Seus Atos

Toda ação gera uma reação. Por isso, em ações e discussões, assuma seus valores e princípios, bem como as suas consequências. Não jogue a culpa de seus atos em cima de seus colegas e tenha maturidade o suficiente para assumir os seus erros.

Evite Fofoca

A fofoca, por mais que pareça ser inofensiva, é algo grave dentro das empresas. Ela pode prejudicar pessoas e, sem contar que o tempo gasto fofocando poderia ser usado para algo mais útil e produtivo, você não concorda? Todo problema deve ser tirado a limpo, cara a cara. Por isso, fique longe de fofocas, mesmo que isso faça parte da cultura da sua equipe.

Respeite a Hierarquia

Não deixe que a amizade ou antipatia interfira na relação hierárquica. Ou seja, não privilegie um subordinado porque é seu amigo e vice e versa. No que se refere a antipatias, tente superá-las, para que isso não interfira no seu trabalho e nem na do colaborador em questão. Seja profissional!

Reconheça o Mérito Alheio

O reconhecimento é considerado um dos fatores mais motivadores em um ambiente de trabalho. Por isso, sempre dê crédito a quem merece, sem aceitar elogios ou recompensas pelo mérito alheio. Seja sincero quanto ao trabalho das pessoas de sua equipe e saiba reconhecer quando seus colegas se empenham e têm atitudes assertivas.

Reconheça Seus Erros

Se errou, reconheça. Mas não force a barra e nem dramatize a situação, procure apenas solucionar o problema e garantir que não acontecerá novamente.

Para saber mais condutas que são favoráveis dentro do ambiente corporativo, fique atento aos artigos que são publicados por aqui!

Neste sentido, o Coaching, poderosa metodologia de desenvolvimento humano, é um ótimo aliado para implementar e estimular a ética dentro do ambiente de trabalho. Esse processo é uma relação mútua de confiança e comprometimento e por isso está tão ligada à ética no trabalho, pois ambos têm por objetivo buscar mudanças positivas.

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