Voltar

Ética no trabalho: O que significa?

Publicado em | 0 comentários

O mundo precisa de leis para se manter em ordem. Sem elas cada local se tornaria um completo caos e isso diz respeito também aos ambientes profissionais. E especificamente, relacionado a esses locais temos a ética trabalhista. Esta é o conjunto de valores e atitudes positivas para a aplicação no trabalho.

ética-profissional-no-trabalho

©Depositphotos.com/WavebreakmediaA ética no trabalho é fundamental para o bom funcionamento de uma organização 

A ética no trabalho é fundamental para o bom funcionamento de uma organização no que diz respeito a alguns aspectos como: comportamento e comprometimento. É importante ainda para o fluxo de atividades e também para o bom relacionamento empresarial, tanto interpessoal, quanto interdepartamental, e através dele é possível aumentar o índice de confiança.

Para que você consiga cultivar a ética profissional, confira algumas dicas:

Honestidade: A ética está intimamente ligada à honestidade. Ser honesto é falar sempre a verdade em toda e qualquer ocasião. É ter dignidade e honra. E também obedecer às regras empresariais, bem como as normas de conduta social.

Compromisso: Quando marcar de entregar alguma atividade, cumpra. É muito importante fazer compromissos, mas muito mais admirável é cumpri-los. Isto traz credibilidade.

Pontualidade: Seja pontual. Fazendo menção à dica anterior, se você fez o compromisso de estar na empresa “x” hora, esteja. Se o prazo combinado para a entrega de um trabalho está prestes a chegar, veja se as atividades estão preparadas. Caso se atrase para chegar ou para entregar um trabalho prometido, converse com quem lhe fez a solicitação e informe que precisa de mais tempo para finalizar a tarefa.

Humildade: Todos sempre têm algo para aprender e também para ensinar, portanto, trabalhe sua vontade de querer saber sempre um pouco mais e ouvir as outras pessoas. Seja flexível e esteja disposto a escutar feedbacks, avalie-os e coloque-os em prática, caso julgue necessário.

Respeito: “Quem quer respeito, tem que respeitar”, assim diz um ditado popular e esse deve ser o comportamento de um bom profissional no ambiente de trabalho.

Neste sentido, o Coaching, poderosa metodologia de desenvolvimento humano, é um ótimo aliado para implementar e estimular a ética dentro do ambiente de trabalho. Esse processo é uma relação mútua de confiança e comprometimento e por isso está tão ligada à ética no trabalho, pois ambos têm por objetivo buscar mudanças positivas.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!