Humanização

Rawpixel.com/Shutterstock A humanização nas empresas é importante para seus stakeholders e para a sociedade também

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Se há bem pouco tempo as empresas, em grande parte, eram pautadas quase que exclusivamente no alcance de metas, resultados e lucro, hoje o fator humanização ganha cada vez mais destaque. Este é um movimento que veio para equilibrar esta balança e fazer com que as organizações contribuam mais diretamente para a melhoria de aspectos importantes da sociedade.

No livro Coaching para Empresas em Transformação, escrito por mim em parceria com o também coach, Celso Pitta, definimos a humanização do seguinte modo: “Empresas humanizadas são aquelas que, internamente, externamente ou ambos, estabelecem práticas que estão para além da busca pelo benefício financeiro dos seus proprietários ou acionistas. Geralmente, elas disponibilizam recursos, tempo e pessoas em ações que visam simplesmente dar um retorno à socie­dade, frente ao fato de usarem o espaço, os sujeitos e os recursos de determinado lugar.”.

Na prática, isso quer dizer que as organizações atualmente estão mais engajadas em projetos sociais, esportivos e culturais, por exemplo. Acredito também que não poderia ser diferente, pois a sociedade também cobra que haja uma maior parceria entre as instituições privadas e organizações. A intenção é que ao unir suas forças, isso possa fomentar ações positivas para determinados grupos e comunidades que buscam e precisam de seu apoio e recursos.

Neste sentido, exemplos de empresas humanizadas são: Harley-Davidson, onde todos os funcionários têm acesso aos altos executivos e a Whole Foods Market, que prega que todos os colaboradores são importantes, constituem uma “família de stakeholders” e devem trabalhar juntos pelos resultados.

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Leve a Humanização Para sua Empresa

PSC

Quando falamos em humanização ela não se restringe a olhar para fora apenas, também compreende agir internamente para a melhoria continua da qualidade de vida no trabalho de seus funcionários neste ambiente. Isso quer dizer estabelecer processos de valorização dos colaboradores, de reconhecimento e respeito às suas necessidades.

Na prática, este humanizar organizacional se reflete de maneira extremamente positiva, uma vez que ao receber a devida atenção de sua empresa, os stakeholders sentem-se mais motivados, engajados, valorizados e com a verdadeira sensação de pertencimento. Isso ajuda a aumentar sua produtividade, sua satisfação profissional e pessoal, colabora com sua qualidade de vida no trabalho e também para a retenção dos talentos.

Portanto, atualmente, com o movimento pela humanização das empresas em franca ascensão, você como líder ou empreendedor não pode deixar de olhar para sua organização e pensar em seu papel social. Contribuir interna e externamente para que as pessoas tenham mais chances é uma forma de fomentar ações positivas e de incorporar práticas que realmente agreguem valor à vida dos seus profissionais e das instituições por você atendidas.

Pense nisso, olhe para seu negócio e incentive a humanização nas empresas, começando, é claro, pela sua. Com certeza, isso vai melhorar drasticamente a qualidade do seu ambiente de trabalho, a produtividade e o orgulho dos seus funcionários em fazer parte de uma organização que contribui para tanto para sua satisfação, bem-estar e crescimento profissional como também para uma sociedade melhor, mais humana e justa.