Voltar

Entenda o Conceito de Avaliação de Potencial

Publicado em | 0 comentários
Avaliação de Potencial

Liravega/Shutterstock A Avaliação de Potencial ajuda a identificar os talentos e potencializar seus resultados na empresa

Mensurar as habilidades e fazer uma avaliação de potencial dos profissionais é uma realidade cada vez mais necessária para o futuro e sucesso de qualquer empresa ou organização que queira se manter e se destacar no mercado. Para isso, existem diversas maneiras, plataformas e ferramentas indicadas para avaliar o desempenho profissional, cada uma indicada para cada tipo de necessidade empresarial.

O Que é Avaliação de Potencial?

Conheça o conceito de avaliação de potencial e como ela é realizada:

A avaliação de potencial é um método de gestão organizacional que visa avaliar as capacidades e habilidades dos profissionais bem como desenvolver o autoconhecimento de cada um deles, favorecer o reconhecimento de traços da personalidade, pontos fortes e de melhoria. Além disso, ajuda a fornecer informações importantes acerca dos comportamentos dos colaboradores em situações atípicas como conflitos, desafios, adaptação a novas culturas empresariais, divergências, entre outras situações presentes no dia a dia de uma empresa.

A avaliação de potencial não serve apenas para gestores e líderes conhecerem as habilidades mais latentes de seus colaboradores, pois também auxilia a organização a reter melhor os talentos, identificar os perfis mais indicados para a promoção de cargo, além de aumentar a produtividade e, consequentemente, sua lucratividade também.

Um dos grandes benefícios do uso dessa ferramenta está em aumentar os ganhos e resultados corporativos através do gerenciamento assertivo e eficaz do capital humano presente nas empresas bem com diminuir gastos institucionais.

Isso porque profissionais aptos e adequados aos seus cargos evitam despesas com grande rotatividade, recrutamentos, acertos trabalhistas além da queda no desempenho das atividades normalmente identificadas durante os períodos de treinamento de novos colaboradores para atividades específicas.

Este modelo de avaliação consiste na realização de diversos questionários e testes psicológicos realizados de forma individual ou em grupo que favorece a identificação de uma série de informações importantes acerca de cada colaborador presente na organização.

É importante lembrar que este tipo de avaliação de desempenho não é e não deve ser feita apenas durante o recrutamento e seleção de novos colaboradores, mas também durante treinamentos, desenvolvimento de equipes ou sempre que a empresa julgar necessário para o fortalecimento e bem da mesma.

Benefícios da Avaliação de Potencial

Confira alguns dos muitos benefícios que a avaliação de potencial oferece:

  • Tomadas de decisões mais assertivas;
  • Capital humano mais adequado ao perfil da empresa;
  • Maximização de metas e resultados;
  • Redução de gastos corporativos;
  • Gestão de processos assertivo e eficaz;
  • Maior controle de pessoal;
  • Identificação dos melhores perfis comportamentais indicados para cada função;

E você já conhecia a avaliação de potencial? Já utilizou ou vivenciou este modelo da prática? Deixe o seu comentário e compartilhe sua opinião.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!