Uma das preocupações mais frequentes dos profissionais de Recursos Humanos, com certeza, é como fazer um processo de recrutamento e seleção cada vez mais eficiente e eficaz. Isso é bastante pertinente, pois, quanto melhor for essa captação e essa avaliação de candidatos, melhores também serão os resultados da empresa — em médio, curto e longo prazo.

Para isso, é preciso desenvolver uma visão sistêmica, que permita aos selecionadores identificar quais são as verdadeiras necessidades da empresa, em termos de mão de obra, e definir claramente os objetivos de cada etapa desse importante procedimento.

De modo geral, a fase inicial segue o mesmo padrão para todos, no que tange à forma de abordagem, porém, depois, as ações vão se tornando cada vez mais específicas e se afunilando, de acordo com o perfil da vaga. Neste artigo, reunimos um passo a passo para que os seus processos seletivos sejam verdadeiramente benéficos para a organização. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Quer revolucionar o Departamento pessoal da sua Empresa?
Clique aqui! Preparei um conteúdo excepcional para te ajudar!

1. Defina e descreva as vagas

O primeiro passo de um processo de recrutamento e seleção é definir quais serão as vagas ofertadas. Isso geralmente é definido pelo RH, em conjunto com o gestor da área para onde o profissional será recrutado. A descrição da vaga deve conter o cargo, a posição hierárquica, o nível de experiência solicitado e todos os conhecimentos que o candidato deve apresentar. Além desses saberes técnicos, também é interessante incluir o perfil comportamental esperado pela organização.

2. Determine as atribuições e salários

Quais serão as funções desempenhadas pelos futuros colaboradores? Quais serão os seus cargos, atribuições, competências exigidas e o salário para cada vaga? Definir tudo isso é muito importante para fazer a descrição do trabalho de forma exata e selecionar apenas profissionais realmente interessados. Junte essas informações com os dados levantados na etapa anterior e redija a descrição da vaga de forma completa. Uma boa descrição já é um meio de selecionar os candidatos mais apropriados.

3. Estabeleça os canais de comunicação e divulgue a vaga

PSC

Onde a empresa divulgará as suas vagas? Nas redes sociais? Nos sites especializados? Nas agências de empregos? Em um mural interno? Em grupos de WhatsApp?  Em outras redes sociais? Os canais gratuitos ajudam muito a dar mais alcance à vaga. Já os pagos fazem uma seleção melhor dos profissionais mais qualificados, pois já trazem uma apresentação dos seus currículos e da compatibilidade com a vaga. Analise as opções, faça a sua escolha e divulgue a oportunidade!

4Faça uma seleção dos currículos recebidos

Após divulgar e receber um número mínimo de 5 a 10  currículos por vaga, é hora de selecionar quais são aqueles que melhor atendem às necessidades da empresa e chamá-los para a seleção presencial. Dependendo do canal de divulgação utilizado, pode ser que a empresa receba centenas de currículos. Verifique aqueles que sejam, à primeira vista, mais adequados à oportunidade em questão. Verifique também quantas pessoas a empresa conseguirá entrevistar para essa vaga.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

5. Realize as entrevistas de emprego

A principal fase do processo de recrutamento e seleção consiste no encontro com o selecionador, que fará uma entrevista de emprego, pessoal e profissional, para conhecer melhor o candidato e avaliar as suas experiências, competências e o seu histórico de vida e carreira. A primeira entrevista geralmente é feita com alguém da área de recursos humanos, avaliando os critérios mais básicos das vagas e também a compatibilidade do perfil comportamental do candidato com a cultura organizacional.

6. Conduza os testes e as dinâmicas de seleção

As dinâmicas de seleção são ferramentas muito utilizadas pelos recrutadores para avaliar muito fatores importantes, como: liderança, criatividade, comunicação, trabalho em equipe, empatia e negociação, por exemplo. Essas dinâmicas podem ser testes individuais ou atividades práticas em grupo, a fim de verificar se os candidatos têm ou não determinados conhecimentos e habilidades. No caso das atividades práticas, elas costumam simular acontecimentos do dia a dia daquela profissão na empresa.

7. Convoque o candidato para a entrevista com o gestor da área

Os profissionais mais qualificados na entrevista pessoal e na dinâmica são aqueles que passarão para a próxima fase e terão a chance de “vender o seu peixe” diretamente para o seu futuro líder. Esse é o momento decisivo para todo candidato, pois pode significar um novo emprego. Essa entrevista aborda detalhes mais técnicos, aprofundando os conhecimentos naquela área profissional específica. Se desejar, o gestor da área pode pedir mais alguns testes dos candidatos finalistas.

8. Comunique a aprovação ou não

Este é o momento em que o RH da empresa liga para o candidato e o informa se ele foi aprovado ou não para a vaga. Muitas empresas só ligam em caso de aprovação, deixando os candidatos com os nervos à flor da pele e sem nenhuma resposta. Não faça isso. Dê sempre um retorno, agradeça pela participação e ajude o profissional a crescer. Se possível, ofereça um feedback humanizado, com dicas de como progredir.

Por fim, faça o possível para que essas 8 etapas não demorem muito, pois nem as empresas, nem as pessoas têm tempo a perder. O processo como um todo deve ser ágil, de modo a repor a vaga e respeitar a disponibilidade de tempo de cada candidato.

Como você pode perceber, o processo de recrutamento e seleção é bastante complexo, tendo em vista que há diferentes etapas de avaliação. Cada uma delas é útil por um aspecto diferente, de modo que o desempenho geral do candidato consiste na média de todas as etapas. Quanto mais detalhado e preciso for o processo, maior será a certeza da empresa de que contratou a pessoa mais adequada para a vaga em questão.

Interessante todo esse processo, não é mesmo? Com certeza, você já passou por tudo isso na sua carreira. Queremos, então, saber como foram as suas vivências nesses processos. Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!