Voltar

Entenda a Diferença entre Capacitação e Qualificação profissional

Publicado em | 0 comentários
Capacitação e qualificação

Antonio Guillem/Shutterstock Investir em capacitação e qualificação é essencial ao crescimento do profissional!

Quando falamos em capacitação e qualificação, muitas vezes, confundimos os termos e achamos que ambos são sinônimos e representam as mesmas coisas. Entretanto, embora tenham certa semelhança, é importante deixar claro que eles denotam significados diferentes e que, em se tratando de uma equipe ou profissional, são aplicados em contextos distintos também.

Vamos entender então quais são estas diferenças e também como estas duas modalidades se complementam na formação e potencialização de um profissional. Continue lendo e saiba mais!

Qualificação –

Quando falamos na qualificação de uma equipe nós estamos nos referindo à formação dos profissionais, por meio da qual eles obterão os conhecimentos, habilidades e os conhecimentos necessários a que estejam aptos a exercer sua profissão.  Num currículo, por exemplo, a qualificação representa quais são os cursos que você fez, a sua escolaridade e experiências acumuladas até então e que atestam sua expertise em determinada área.

Normalmente, vemos inúmeras matérias nos jornais falando da falta de profissionais qualificados, no Brasil. Na prática, isso quer dizer que mesmo tendo muita mão de obra disponível no mercado, que as pessoas não estão aptas a exercer diversos tipos de funções porque não têm a qualificação necessária e exigida pelas empresas.

Portanto, podemos dizer que a qualificação é importante, confere a base necessária, mas não representa a especialização que os profissionais precisam para desenvolver trabalhos específicos e obter grandes resultados a partir disso.

Capacitação

Capacitação tem um foco diferente, pois representa capacitar àquele profissional, que está qualificado, a se preparar para atuar em diferentes contextos profissionais e lidar com os desafios de uma empresa de forma assertiva e eficiente. Como treinador e ministrando cursos para empresas de todo o país, testemunho como a capacitação, por meio dos investimentos em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, tem sido um dos focos das organizações.

Assim, além de ter todos os conhecimentos e experiências para atuar em suas funções, a capacitação surge como uma forma de desenvolver novas habilidades, aprimorar outras e fomentar o crescimento dos profissionais em diversos aspectos, tais como – comunicação, liderança, relacionamento interpessoal, planejamento e muito mais.

Capacitação e Qualificação

Por tudo isso, podemos dizer que a qualificação dá a base ao profissional para que ele se forme, esteja apto ao trabalho, enquanto que a capacitação fomenta seu crescimento contínuo, focado em seu aprimoramento e na evolução de suas habilidades e capacidades técnicas, emocionais e comportamentais.

Como tal, para que o os resultados sejam alcançados, é tanto importante estar qualificado como capacitado para enfrentar os desafios, desenvolver soluções, talentos, saber lidar com os problemas, criar oportunidades e ir além. Fique atento a isso e qualifique-se e capacite-se sempre!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!