Algumas discussões sobre capacitação e qualificação podem confundir os termos os definindo como sinônimos. Apesar de terem certa semelhança, é importante deixar claro que os termos têm significados diferentes. Mais do que isso: se tratando de uma equipe ou profissional individual as definições são aplicadas em contextos distintos. Venha entender agora quais são estas diferenças e como estes dois conceitos se complementam na formação e potencialização de um colaborador. Continue lendo para saber mais!

O que é qualificação

A qualificação de uma equipe se refere à formação dos profissionais, por meio da qual eles obterão os conhecimentos, habilidades e técnicas necessárias para que estejam aptos a exercer as tarefas. Em um currículo, por exemplo, a qualificação representa seu nível de escolaridade e experiências acumuladas que atestam sua expertise em determinada área.

É comum encontrar matérias nos jornais que falam sobre a falta de profissionais qualificados no mercado brasileiro. Na prática, isso quer dizer que mesmo tendo muita mão de obra disponível, está não está apta a exercer diversos tipos de funções por não ter a tecnicidade exigida pelas empresas.

É possível concluir que a qualificação é importante e confere a base necessária, mas não representa a especialização que os profissionais precisam para desenvolver trabalhos específicos e obter grandes resultados a partir disso.

Conheça o método de capacitação que irá te levar a um novo patamar!
Clique aqui e acesse meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um presente!

O que é capacitação

A capacitação representa a forma que a empresa encontrar de preparar seu profissional para desenvolver determinada atividade com total autonomia. Basicamente, essa é uma responsabilidade da área que cuida do gerenciamento de formações, palestras, cursos complementares e outras formas de transmissão de conhecimento. Todas essas formas de aprendizado tem o objetivo de qualificar e preparar o colaborador para atuar em diferentes contextos profissionais e lidar com os desafios de uma empresa de forma assertiva e eficiente.

PSC

Eu sou master coach senior e já rodei muito pelo Brasil ensinando e aprendendo ao treinar e ministrar cursos. Minha experiência me faz de testemunha de como a capacitação, por meio dos investimentos em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, tem sido um dos focos das organizações.

Assim, além de ter todos os conhecimentos e experiências para atuar em suas funções, a capacitação surge como uma forma de desenvolver novas habilidades, aprimorar outras e fomentar o crescimento dos profissionais em diversos aspectos, tais como comunicação, liderança, relacionamento interpessoal, planejamento e muito mais!

A junção da capacitação e da qualificação

Por tudo isso, posso dizer que a qualificação dá a base ao profissional para que ele se forme, esteja apto ao trabalho, enquanto que a capacitação fomenta seu crescimento contínuo, focado em seu aprimoramento e na evolução de suas habilidades e capacidades técnicas, emocionais e comportamentais.

Para que o os resultados sejam alcançados, é tão importante estar qualificado quanto estar capacitado para enfrentar os desafios, desenvolver soluções, saber lidar com os problemas, criar oportunidades e ir além. Fique atento a isso e exerça a sua qualificação e capacitação sempre!

O primeiro passo

Agora você me pergunta: por onde começo minha qualificação e minha capacitação? Calma, pessoa querida, pois você já fez o principal que é se questionar. Refletir com você mesmo sobre quais são os seus pontos a se desenvolver é um ótimo exercício de autoconhecimento, essencial para evoluir no lado profissional e pessoal diariamente. O próximo passo agora é entender qual é o tipo de educação continuada que você precisa. Para isso, eu recomendo o uso do coaching.

A metodologia coaching é capaz de transformar a vida de uma pessoal. Não estou brincando! Com o coaching, você irá aprender mais sobre si mesmo, como se desenvolver todos os dias, pontos fortes e fracos, como lidar melhor com outras pessoas e muito mais. É uma forma de progresso que poderá ser sentida tanto no lado profissional quanto fora do trabalho.

Entre no site do Instituto Brasileiro do Coaching (IBC) para você conferir os cursos e encontrar aquele que mais se encaixa com as suas necessidades e com o momento em que a sua carreira está. Pode ficar tranquilo, pois eu conheço bem a qualidade e exclusividade do conteúdo das formações e também da exclusividade da metodologia utilizada. Como fundador e presidente do IBC, tenho o maior cuidado do mundo em construir o material mais inspirador e informativo possível sempre ministrado pelos melhores coaches. Não há dúvidas de que o coaching altera positivamente o rumo que um indivíduo pode tomar e também não há dúvidas de que o IBC está preparado para fazer parte dessa grandiosa transformação.

Para quem busca pela continuidade do aprendizado e pela capacidade de exercer o autoconhecimento e o autodesenvolvimento sozinho, eu recomendo a formação Professional & Self Coaching (PSC), que é baseada na metodologia Self Coaching criada por mim. Com carga horária de 150 horas, esse curso é considerado o mais completo e moderno no Brasil quando se fala de coaching.

Durante o curso você irá aprender sobre os conceitos fundamentais do método, aprendizagem acelerativa, princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva, liderança, código de ética, feedback 360°, auxiliares linguísticos, marketing pessoal e muito mais! Tudo isso por meio de teoria e prática com o uso de ferramentas como o utilização do Software do Coaching Assessment, uma poderosa ferramenta que tem a chancela da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fumsoft e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ao final, você terá 6 titulações: self coach, life coach, analista comportamental, professional, leader e extensão universitária.

Outra formação super interessante é o MBA Executivo em Gestão Empresarial & Coaching, um aprendizado que irá proporcionar uma ampla visão de mercado e de como os líderes e gestores devem atuar. Entre os muitos benefícios que o curso traz está a valorização profissional no mercado, sabedoria para realizar uma gestão assertiva, como trabalhar o desenvolvimento dos colaboradores, otimização das habilidades e capacidades e muito mais!

Ainda há a incrível possibilidade de passar cinco dias em imersão no College of Business da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, uma das mais prestigiadas do mundo. Essa participação dará a você a titulação de MBA Executivo Internacional.

Comente se você já passou por alguma capacitação profissional no local em que trabalha!

 

Copyright: 318060557 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stockfour