Voltar

Emprego de Meio Período – Como Funciona e Como ter Alta Produtividade

Publicado em | 0 comentários

IAKOBCHUK VIACHESLAV/Shutterstock Duas das vantagens do trabalho de meio período é poder conciliar trabalho com os estudos e ter uma renda extra

Vivemos tempos de crise na economia brasileira, o emprego está em baixa, às empresas estão cortando seus gastos, enxugando o número de funcionários e contratando bem menos que nos últimos anos. De outro lado, estão àqueles profissionais totalmente ávidos por uma colocação no mercado de trabalho, que lhes ajude em sua independência financeira e a também a acumular experiências profissionais.

Entretanto, mesmo que o contexto atual não favoreça tantas contratações, algumas empresas e profissionais tem investido no que chamamos de emprego de meio período. Vamos conhecer suas diferenças e benefícios.

Como Funciona o Emprego de Meio Período

Os empregos de meio período, de 4 a 6 horas, são aqueles onde o colaborador presta serviço apenas durante algumas horas por dia, diferente dos demais funcionários, que tem que cumprir a carga horária integral de 8 horas. Estes horários reduzidos geralmente são oferecidos por empresas de Call Center, alguns setores do comércio e varejo, restaurantes e em algumas profissões como: professor, secretária e designer gráfico, por exemplo.

Porém, como o tempo de trabalho é menor o salário também segue a mesma lógica. Ainda assim para vários tipos de profissionais este tipo de emprego é o ideal em determinadas fases de sua carreira. Esta opção de trabalho permite, por exemplo, que profissionais em começo de carreira ou mesmo universitários tenham uma ocupação que lhes ajude a complementar sua renda mensal sem comprometer seus estudos.

Além disso, o trabalho de meio período também é uma solução para as profissionais que precisam cuidar de seus filhos e trabalhar ao mesmo tempo, pois enquanto suas crianças estão na escola, esta ocupação ajuda a garantir o sustento da família.

Como Ser Produtivo Trabalhando Metade do Tempo

Para ser produtivo num trabalho de meio período além de respeitar fielmente os horários, o colaborador deve ser focado em atender todas as suas demandas, da melhor maneira possível. Mas como fazer isso?

O primeiro passo é organizar suas atividades por ordem de importância, começando pelas mais urgentes e importantes e deixando as circunstanciais por último. Definir metas diárias de trabalho também ajuda a manter sua produtividade em alta e o seu emprego.

Além disso, mais uma dica poderosa é: evite conversas fora de hora com colegas e perder seu tempo navegando na internet e nas redes sociais durante seu expediente. Este, por sinal, é um dos principais vilões da produção. Fique atento a isso, concentre-se em seu trabalho e obtenha resultados extraordinários mesmo trabalhando metade do tempo. Acredite: você pode!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!