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Emprego de Meio Período – Como Funciona e Como ter Alta Produtividade

Por: José Roberto Marques | Blog | 26 de abril de 2018

Muitos sabem que conseguir um emprego não é uma tarefa fácil no Brasil ultimamente. Enquanto as empresas estão diminuindo o quadro de funcionários e abrindo menos vagas, os trabalhadores buscam por uma oportunidade que dê independência financeira e experiência profissional.

Mesmo que o contexto atual não ajude a favorecer tantas contratações, algumas empresas e profissionais têm investido no que chamamos de trabalho de meio período. Vou explicar melhor o assunto para você. Vem comigo!

Como funciona o trabalho de meio período

Os empregos de meio período são aqueles em que o colaborador presta serviço apenas durante algumas horas por dia. Estes horários reduzidos geralmente são oferecidos por empresas de Call Center, algumas dos setores de comércio e de varejo, restaurantes e em algumas profissões como professor, secretária e designer gráfico.

Por exemplo, o emprego de meio período é uma solução para as profissionais que precisam cuidar de seus filhos e trabalhar ao mesmo tempo, pois enquanto suas crianças estão na escola, esta ocupação ajuda a garantir o sustento da família. Esta opção também permite que profissionais em começo de carreira ou mesmo universitários tenham uma ocupação que lhes ajude a complementar sua renda mensal sem comprometer seus estudos.

O que muda com a reforma trabalhista

A partir de novembro de 2017, mais de 100 pontos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) foram alterados. Com a atualização houve a regulamentação para o home office (trabalho remoto) e o trabalho intermitente (que possui interrupções) e alterações em relação à jornada de trabalho, duração de contratos temporários, tempo de almoço, férias, empregos autônomos e acordos coletivos

Estou trazendo essas mudanças para você agora, pois elas estão relacionadas aos empregos com menor carga horária. Além disso, é essencial que você compreenda quais são seus direitos e deveres.

O primeiro item da reforma que você deve lembrar a todo o momento é: o acordo entre empregador e empregado irá prevalecer sobre a lei. Então, tudo que você combinar com o seu gestor deve ser registrado em contrato e esse documento terá mais valor que a lei no seu caso.

Outro item interessante para destacar é o da jornada de trabalho. A partir de agora é possível fazer até 30 horas semanais sem horas extras ou até 26 horas semanais com até 6 horas extras. O governo também permite a jornada 12×36 para todas as atividades mesmo que não sejam relacionadas à segurança ou saúde. Nesse período, o colaborador pode trabalhar por até 12 horas seguidas, mas deve folgar nas próximas 36.

Também quero indicar a mudança para os funcionários autônomos. A partir da vigência das leis, as empresas poderão continuar recebendo prestação de serviço, só que agora sem vínculo empregatício.

Por fim, vou escrever sobre trabalho intermitente, um item que ainda está em fase de regulamentação. Com a atualização, será possível contratar pessoas para serviços em que a entrega não é contínua. A convocação do funcionário deve ocorrer com até três dias de antecedência. Trabalhadores com esse regime terão remuneração por hora de trabalho, direito a férias, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), previdência e 13º salário proporcionais.

Coloquei alguns destaques das mudanças da CLT para que você tenha consciência e fique sempre atento ao contrato que mantém com a sua empresa. Lembre-se sempre de ler o contrato detalhadamente e de manter-se atualizado com as novidades!

Como ser produtivo trabalhando metade do tempo

Para ser produtivo e respeitar fielmente os horários em um trabalho de meio período, o colaborador deve ser focado em atender todas as suas demandas da melhor maneira possível. Selecionei algumas dicas essenciais que podem ajudar você a organizar seu dia a dia. Confira as etapas:

1º passo: converse com o seu gestor ou líder para entender quais são os objetivos em curto, médio e longo prazo com o seu serviço.

2º passo: estabeleça quais são as metas semanais de entrega.

3º passo: faça uma lista com a priorização das metas considerando importância, prazo de entrega e nível de dificuldade.

4º passo: faça um planejamento em que você indica quais atividades serão entregues em quais dias da semana.

As quatro etapas anteriores devem ser feitas em pouco tempo. A agilidade na definição de prazos e metas é essencial para qualquer tipo de profissional, ainda mais para aquele que tem menos tempo para executá-las. Continue lendo os próximos passos:

5º passo: pratique o autoconhecimento. Saiba quais são seus pontos fortes e foque no desenvolvimento deles. Também encontre quais são suas características que podem ser consideradas fracas em um ambiente de trabalho e foque na resolução delas. Vou contar um caso hipotético para você. Imagine que a Nádia é uma pessoa que conhece bem a si mesma. Ela sabe que o dinamismo, a assertividade, a alta qualidade técnica e a oratório são suas principais qualidades profissionais. Porém ela também sabe que a falta de foco e a desorganização são seus principais pontos a desenvolver. Então, ela procura por práticas que exercitem sua concentração, tais como ouvir música para abafar sons de conversa. E ela também busca por métodos diários de organização, tais como devolver o que pegar para o lugar de origem o quanto antes.

6º passo: tenha sempre as metas semanais e diárias anotadas em papel visível. Pode ser um ou mais post-its.

7º passo: organize sua mesa ou ambiente de trabalho no início do dia.

8º passo: evite conversas fora de hora com os colegas.

9º passo: se for chamado para uma reunião, procure entender qual é o assunto antes e se a sua presença é realmente necessária.

10º passo: não aceite novas atividades que não forem passadas pelo seu gestor ou líder. Caso o solicitante fale que é urgente, converse com o seu superior antes de mudar as prioridades.

11º passo: compreenda detalhadamente os briefings antes de executar a tarefa. Entender o que foi pedido é essencial para evitar erros.

12º passo: evite navegar por sites aleatórios ou responder mensagens pessoais durante o expediente.

As dicas não são somente para quem possui um horário mais apertado, não é mesmo? Você pode usá-las em diversos momentos e tipos de emprego. Fique atento a essas recomendações, concentre-se em seu trabalho e obtenha resultados extraordinários mesmo trabalhando metade do tempo. Acredite: você pode!

Como o coaching pode ajudar

A formação Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é ideal para quem deseja aprender as técnicas e ferramentas da PNL e aprender a usá-las no dia a dia.

Mas, afinal o que é PNL? A programação neurolinguística (PNL) é um estudo feito pelos americanos Richard Bandler e John Grinder nos anos 70. Segundo a pesquisa, há uma conexão entre os processos neurológicos, a linguagem e os padrões comportamentais adquiridos com a experiência. Esses são os três pilares que podem ser alterados de acordo com as necessidades e esforço de cada pessoa. Basicamente, eles afirmam que é possível desenvolver sua mente, linguagem e comportamentos para conseguir alcançar objetivos.

A metodologia do curso é baseada nos estudos do Tony Robbins, um famoso palestrante motivacional e escritor que popularizou o estudo. As horas do curso serão preciosas para você entender o que é PNL, praticar o autoconhecimento que falei acima, evoluir suas habilidades de comunicação, ter um melhor gerenciamento de pensamentos e sentimentos, criar e identificar estratégias de negócio eficazes, perceber o mundo com novas perspectivas e muito mais.

A compreensão dos seus direitos e deveres em relação à jornada de trabalho é essencial para manter-se seguro na sua função. E o entendimento de como melhorar sua produtividade é uma forma de evoluir como profissional.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre emprego de meio período e a como manter a produtividade é só transmitir esse conhecimento com os seus colegas. Compartilhe esse artigo nas redes sociais!

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