Voltar

Dinâmica de Quebra Gelo – Como Funciona e Como Aplicar?

Publicado em | 0 comentários

Syda Productions/Shutterstock As Dinâmicas de Quebra Gelo ajudam os participantes vencer a timidez e ficar mais à vontade

Em nosso dia a dia profissional muitas vezes nos encontramos em situações que nos deixam intimidados ou que nos fazem ficar mais receosos de nos manifestar em público. O primeiro dia no trabalho novo, apresentação para novos os colegas, encontros com clientes difíceis: são alguns dos contextos onde pode ser necessário ter na manga uma dinâmica de quebra gelo.

De fato, é normal ao ser humano, antes de mostrar-se ao mundo, certificar- se de que realmente está num ambiente seguro e confortável. Comigo, com você, com todos nós é assim. As empresas também reconhecem esta necessidade e, por isso mesmo, utilizam muito as dinâmicas de quebra gelo para integrar seus colaboradores novos.

Por isso, hoje separei três exemplos de dinâmicas rápidas que ajudam a melhorar o clima no ambiente, a apresentar as pessoas do grupo, de forma divertida, e torná-las mais confiantes para abrirem-se umas as outras e trabalhar em conjunto. Confira!

Dinâmicas de Quebra Gelo

Entrevista – Esta dinâmica simples consiste em reunir as pessoas do grupo, separadas em duplas e convidá-las a entrevistarem-se. Assim, um colaborador deve agir como um repórter e entrevistar outro, que deve responder questões simples como: nome completo, profissão, cargo na empresa, um hobbie e música preferida, por exemplo. Após os dois fazerem isso, além de escrever, fixar e conhecer o que o colega faz, os profissionais têm a chance de quebrar o gelo e abrir um canal de comunicação entre ele.

Autofeedback – Nesta dinâmica cada pessoa escreve no papel: seu nome, cargo, pontos fortes e de melhoria, uma frase e um filme marcante e um sonho, por exemplo. Depois cada um deve pregar seu papel na parede para que todos os colegas possam se conhecer um pouco melhor. Todos devem fazer o mesmo, cada um deve ler todos os autofeedbacks e buscar características em comum. No final, todos devem falar o que acharam da dinâmica e destacar aquilo que tem em comum com os colegas.

Círculo de Apresentação – Nesta dinâmica bem divertida é necessário que se faça dois círculos de pessoas, um dentro do outro. O instrutor deve tocar uma música e cada circulo deve girar para um lado diferente, quando a música parar, as pessoas que ficaram frente a frente deve se apresentar. A dinâmica deve ocorrer até que todos tenha se conhecido.

E se você quer melhorar ainda mais a sua comunicação interpessoal e potencializar seus resultados profissionais e pessoais, invista numa formação que vai desenvolver suas habilidades e competências de forma sistêmica. Conheça o Professional & Self Coaching – PSC e maximize suas possibilidades de sucesso.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!