A dignidade é uma qualidade que reconhece que todos os seres humanos são dignos de respeito. Trata-se de uma necessidade e um direito que todos possuem de serem valorizados e respeitados por ser quem são; independente de cor, idade, religião, origem, gênero, classe social, profissão, etnia ou qualquer outra característica inerente a um indivíduo. Por isso, convido você a refletir a respeito desse tema tão importante enquanto faz a leitura deste artigo.

O Que é Dignidade?

Qualquer pessoa já ouviu a palavra dignidade em algum momento de sua vida, mas poucas sabem a sua real definição. Ao contrário do que muitos pensam não se trata simplesmente de um sinônimo de respeito, apesar de esse conceito ter uma forte ligação com a ideia central de dignidade. Trata-se de uma condição que não pode ser conquistada e nem retirada de ninguém, pois faz parte da essência do ser humano.

A palavra dignidade tem sua origem no latim do termo dignitate, que significa honra, virtude, decência, honestidade, o valor que está intrínseco a cada ser humano, ou seja, que faz parte de quem se é. Dentro desse conceito, todos os indivíduos são iguais, independente de suas características, e merecem ser tratados com honra e respeito. Nesse sentido, qualquer ato que viole esse direito que todos possuem, como a violência ou outros tipos de abuso, são considerados indignos.

A dignidade é uma qualidade tão importante que existem leis que foram criadas com o objetivo de preservá-la. Na Constituição Federal do Brasil, por exemplo, há uma parte dedicada às obrigações do Estado em relação à dignidade das pessoas que vivem em seu território. Elas incluem os direitos de deveres que todos os cidadãos brasileiros devem cumprir para viver de forma digna. Alguns deles são: direito à vida, à segurança, igualdade de direitos entre homens e mulheres e livre manifestação de pensamentos e crenças.

A Relação Entre Dignidade e Empatia

Para tratar outra pessoa com dignidade é necessário, acima de tudo, ter empatia. Buscar se colocar no lugar do outro para entender melhor como ele se sente é fundamental para tratá-lo de maneira digna e com respeito. Ninguém precisa concordar e aprovar com todas as atitudes dos outros indivíduos para tratá-los de forma respeitosa, basta que compreenda que assim como você tem o direito de ser quem é eles também têm.

A empatia é a chave para que possamos construir um mundo melhor, pois é através dela que conseguimos adquirir a consciência de que todos nós somos iguais e temos os mesmos direitos. Busque formas de exercer a sua empatia todos os dias, adotando uma perspectiva diferente sobre as pessoas e situações e deixando os julgamentos de lado. Quando começar a tentar sentir o que o outro sente, passará a enxergá-lo através do viés da dignidade que todo ser humano merece.

Como Promover e Preservar a Dignidade em Sua Vida

PSC

A dignidade é uma qualidade que é inerente aos seres humanos, ou seja, todos têm direito a ela. Contudo, existem algumas atitudes que podem ajudar a preservar e a promover esse direito. São ações que todos podem adotar para contribuir com a construção de um mundo melhor.

Tratar a Todos Com Respeito

Todas as pessoas merecem ser tratadas de forma respeitosa, independente de sua religião, etnia, gênero, idade e classe social. Faça do respeito parte dos seus valores morais e use-o como um guia sempre que for ter algum tipo de contato com qualquer indivíduo que seja, desde um colega de trabalho, até alguém que lhe presta algum tipo de serviço ou pede uma doação na rua. Todos são dignos de respeito!

Ser Tolerante em Relação às Diferenças

O mundo conta com mais de sete bilhões de habitantes e, em meio a esse mar de gente, é natural que um seja diferente do outro, afinal cada ser é único. Ninguém pode exigir que alguém pense igual, pois as ideias e atitudes de cada um são formadas com base em suas próprias vivências. Nesse sentido, a tolerância é uma qualidade fundamental para que haja respeito entre os indivíduos e todos se tratem de forma digna.

Agir Com Honestidade

A honestidade é a qualidade daqueles que são corretos e têm coerência entre suas atitudes e palavras, respeitando princípios morais e éticos. A palavra – honesto tem sua origem no latim honos, que significa digno e honroso, por isso esse conceito tem total ligação com a dignidade. Aquele que é honesto com os outros e consigo mesmo se mostra digno de ser tratado da mesma maneira. Mesmo que os exemplos na política mostrem o contrário, manter-se honesto sempre é o melhor caminho.

Ter Humildade

Muitos utilizam a palavra humildade para se referir a pessoas com menor poder aquisitivo. Contudo, a verdade é que o fato de alguém ser humilde independente de quanto tem na conta bancária. A humildade é uma característica daqueles que têm consciência a respeito de suas limitações e que são iguais a todos os seres humanos. Nesse sentido, um indivíduo humilde jamais menosprezaria alguém, pois sabe que todos merecem ser tratados com dignidade.

Respeitar a Privacidade das Pessoas

Hoje em dia, em que todos podem registrar imagens a qualquer momento através da câmera do celular, se torna ainda mais necessário zelar pela privacidade das outras pessoas. Fazer vídeos ou fotografar alguma situação que possa expor alguém é ferir o seu direito à privacidade e à dignidade. Por isso, antes de registrar qualquer tipo de imagem de alguém, é importante consultar a pessoa, inclusive em relação à publicação desses arquivos na internet.

Contribuir Para uma Sociedade Mais Digna e Justa

Por fim, uma das maneiras mais importantes para preservar a promover a dignidade em sua vida é contribuindo para a construção de uma sociedade mais digna. Para isso, procure sempre fazer a sua parte, agindo de forma honesta, respeitosa, tolerante e, principalmente, tendo humildade e consciência de que todos os seres humanos são iguais e merecem respeito. Faça dessas qualidades parte dos seus valores e viva-os na prática.

Ao invés de esperar que o mundo se torne um lugar melhor e mais digno para todos, cada um de nós pode fazer a sua parte e contribuir para isso. Quando se age tendo como base valores éticos e morais sólidos, além de beneficiar aqueles que convivem contigo, estará passando o bom exemplo adiante e isso é extraordinário. Viva sua dignidade!

Copyright: 150266762 – https://www.shutterstock.com/pt/g/thinglass