Um diferencial competitivo é uma característica que faz com que um profissional se destaque em meio aos outros e, com isso, consiga as melhores vagas e oportunidades. Com um mercado cada vez mais concorrido, ter certas habilidades e competências vai fazer com que você chegue na frente e seja o profissional que todo o gestor quer ter em seu quadro de funcionários.

Neste artigo, darei dicas de quais diferenciais que você deve ter para seguir a carreira que sempre sonhou e aumentar suas chances de sucesso profissional.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Diferencial Competitivo: Qual é o Seu?

Além de sempre poder desenvolver novas habilidades, é muito importante que você pense em características que já tem e que podem ser diferenciais competitivos. Reflita sobre as seguintes questões:

  • Qual diferencial você tem a oferecer para a empresa em que trabalha?
  • Como as pessoas veem você? O que elas dizem?
  • Quais características são mais marcantes em seu perfil profissional?
  • Esta visão que a sociedade tem condiz com o que você é de verdade?
  • Se você fosse criar um slogan sobre suas principais habilidades profissionais, como ele seria?

Responder a essas questões ajuda a pensar sobre os seus diferenciais competitivos, por isso é importante que você pense nestas respostas sempre levando em consideração suas qualidades pessoais, emocionais, profissionais e comportamentais.

Agora é hora de refletir a respeito de suas atitudes atuais e de verificar o que tem feito para desenvolver competências consideradas como diferenciais competitivos. Pense nos seguintes pontos:

  • O quão ágil você é quando lhe pedem algo no trabalho?
  • Você faz apenas o que lhe pedem ou consegue agir com proatividade?
  • É um funcionário que realmente veste a camisa da empresa?
  • Costuma dar muitas desculpas por não conseguir cumprir com suas obrigações?
  • Consegue solucionar problemas de forma objetiva?
  • Acumula resultados comuns ou resultados acima da média?
  • É um profissional de destaque, essencial ou normal?
PSC

As respostas vão te levar a entender se você está no caminho certo ou se precisa se esforçar mais para ter diferenciais a oferecer para a empresa em que trabalha ou para a que pretende trabalhar. Muitas organizações deixam de contratar candidatos com um alto nível técnico por preferirem aqueles que sabem lidar melhor com situações estressantes ou têm facilidade para trabalhar em equipe e entregar resultados, por exemplo.

 

Os Diferenciais Competitivos Que as Empresas Procuram

Depois de entender melhor sobre a importância do diferencial competitivo de um profissional, é hora de conhecer alguns deles.

Proatividade

Esta já é uma velha conhecida dos recrutadores, mas é sempre requisitada nos candidatos. Um profissional proativo é aquele que enxerga além e percebe quando deve agir antes que alguém lhe peça.

Atenção

Esta característica envolve estar sempre atento ao que está acontecendo no ambiente. Dessa forma você conseguirá identificar oportunidade, dar mais atenção aos detalhes e ser mais participativo dentro da empresa.

Criatividade

Profissionais criativos são desejados em todas as áreas. Sempre cheios de boas ideias, eles são ótimos para ajudar a simplificar processos e improvisar caso aconteça algum imprevisto.

Organização

Ser organizado é um exemplo de qualidade para a entrevista de emprego de uma empresa. Qual o gestor de equipe não gostaria de ter um colaborador organizado e que consiga estabelecer prioridades?

Flexibilidade

Flexibilidade é uma das qualidades que as empresas mais admiram nos colaboradores. Ser flexível é essencial nos tempos atuais onde a mudança se tornou uma norma. Na entrevista, contar suas experiências profissionais anteriores, alguma situação que você tenha participado e contornado com flexibilidade vai ser de grande relevância.

Honestidade

Um trabalhador honesto e com ética profissional é um fator, uma qualidade de grande importância e garantia para empresa. Um colaborador que esconde seus erros por medo de alguma punição pode ser classificado como não sendo sincero. Procure, nas suas experiências profissionais, um cenário onde a sinceridade foi decisiva para a solução de uma situação.

Capacitação

Não basta ter um excelente currículo e não se atualizar. Busque sempre se informar lendo livros, fazendo cursos, participando de eventos da sua área. Tudo isso irá te proporcionar cada vez mais conhecimento.

Pontualidade

Poder contar com a presença de um colaborador num determinado horário para o exercício de sua atividade é um dos pilares para uma boa relação profissional.

 

Os Diferenciais Competitivos de Uma Empresa

Quanto se busca um diferencial competitivo é preciso se atentar às necessidades dos clientes e investir nisso.  Preste atenção nos obstáculos que sua empresa precisa para poder crescer:

Preço baixo e valor agregado

Preço baixo é um fator determinante diante da crise que vivemos. Os compradores fazem hoje muito mais pesquisa de preço do que em alguns anos atrás, buscando ainda um valor agregado como frete grátis, garantia estendida, descontos, etc.

Facilidade na hora de comprar o produto

O mercado digital é uma alternativa muito procurada pelos consumidores, por isso, invista em seu e-commerce. Ter que percorrer por lojas e lojas, enfrentar filas, estacionamento não é muito comum hoje. O mercado mudou, por isso as empresas devem acompanhar essas mudanças também. Aumentar sua rede de distribuição, buscar formas de venda online e ter rapidez na entrega do produto. Sai na frente quem está de olho nesse mercado.

Confiabilidade

O bom relacionamento com os clientes faz com que sua marca seja também referência de confiabilidade. Com certeza o cliente irá comprar novamente. Por isso, preserve essa relação, pessoal ou através das redes sociais, que as chances são grandes dela ser duradoura e garantia de recompra e novos clientes.

Assistência Técnica e Garantia

O serviço de assistência técnica e garantia tem que ser funcional dentro da empresa. Quando o consumidor compra um produto com defeito ou que param de funcionar com pouco tempo de uso (dentro da garantia) o primeiro contato deles é diretamente com a empresa.

Se a empresa possui uma ouvidoria rápida e que resolva os problemas com eficiência, profissionalismo e rapidez, ótimo. Se não, o consumidor poderá não querer mais voltar a comprar outros produtos nessa mesma empresa. O Cliente fica muito mais satisfeito se após um problema ele for bem atendido.

Inovação

Inovação é um grande diferencial competitivo de uma empresa. Criatividade entre os colaboradores da empresa é um fator que gera inovação. Estudos confirmam que  o treinamento e o desenvolvimento das pessoas são recursos estratégicos para estimular a inovação entre os empregados. Além disso, essas ações mudam o comportamento dos membros do time, e eles se sentem responsáveis pelas inovações da empresa.

Estratégia de comunicação

Uma estratégia de comunicação é diferenciada quando está completamente voltada para as necessidades do público.

Uma das maneiras de realizar essas ações é com a internet. Sua empresa pode criar conteúdo específico para captar clientes, e ele não precisa ser voltado ao seu produto ou serviço. O conteúdo oferecido deve agregar valor e fornecer informações relevantes aos leitores.

É comprovado que os sentimentos influenciam diretamente na sua produtividade. Clique aqui, faça o nosso teste
e descubra qual o seu nível de felicidade!

Porque as Empresas Devem Se Diferenciar

As empresas que se diferenciam no mercado aumentam significativamente seu market share (grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto) e ganham prestígio no mercado.

O consumidor precisa ter motivos escolher um produto ao invés do outro. Se todas as empresas agissem da mesma forma, entregassem um produto com a mesma qualidade, no mesmo tempo, com o mesmo preço e tivessem o mesmo prestígio dos consumidores, não haveria motivos para escolha do cliente.

Por outro lado, nessa situação, as empresas poderiam cativar o cliente e se sobressair nas vendas se oferecessem um bom atendimento e tivessem vários pontos de venda.

E você já conseguiu identificar qual é o seu diferencial competitivo? Compartilhe comigo nos comentários e invista em seu desenvolvimento profissional. Neste sentido, uma excelente ferramenta para acelerar seus resultados e potencializar seu aprimoramento técnico e comportamental é o Coaching. Clique e saiba Tudo sobre Coaching e impulsione sua carreira.

 

Copyright: 736845673 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lightfield%20studios