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3 Formas de Relacionamento Com o Cliente que Você Deve Valorizar

Por: José Roberto Marques | Blog

Sabia que todas as formas de relacionamento com o cliente são importantes? Sim, pois uma empresa não existe sem os seus clientes. Por isso mesmo saber como se comunicar e se relacionar com eles, nos mais diferentes canais, é essencial para criar um vínculo positivo e manter a sua marca viva sempre na memória dos seus consumidores.

Muitos negócios falham exatamente neste ponto, limitando-se a apenas entregar um produto ou serviço às pessoas e ponto final. Não se preocupam com o pós-venda, em saber quais são as necessidades, desejos e dores dos seus clientes, qual a sua avaliação do que foi entregue, seus feedbacks e o grau de satisfação com aquilo que a empresa oferece.

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3 Formas de Relacionamento com Cliente Para Incorporar ao seu Negócio

Pensando em melhorar isso e em realmente ajudar seu empreendimento a melhorar a interação com seus consumidores, eu trouxe três exemplos e formas de relacionamento com cliente que vão te ajudar a melhorar e ser bem-sucedido em sua comunicação com eles. Continue lendo e confira:

Crie Canais Efetivos de Comunicação

Seja presencialmente, pela internet, nas redes sociais ou em seu site institucional, abra espaço para que seus clientes possam conversar com a sua marca e para que ela possa se comunicar e interagir com eles também. Não tenha, por exemplo, uma página no Facebook apenas porque todos têm. Faça destes canais um espaço para estar sempre em contato com seus clientes e potenciais consumidores e, especialmente, para transmitir os valores e a missão da sua empresa, divulgar suas ações e ouvir seu público.

Invista num Bom Pós-Vendas

Muitas empresas simplesmente encerram a relação com os seus clientes quando eles fecham a compra. Elas não se interessam em saber como foi a sua experiência, qual é a sua opinião sobre o que foi adquirido, seu grau de satisfação ou se, por exemplo, estes clientes voltariam ou não a fazer negócios com ela. Este grande erro pode se corrigido com o desenvolvimento de um bom serviço de pós-venda, que além de manter uma relação direta da empresa com os seus consumidores, é uma forma efetiva de ouvir seus feedbacks e necessidades e criar formas inteligentes e ágeis para atendê-las antes dos concorrentes.

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Jamais Ignore as Reclamações

Troque a palavra reclamação por feedback de melhoria, ou seja, jamais encare um contato do seu cliente, com alguma insatisfação ou somente como mais uma crítica à empresa. Todas as reclamações são oportunidades de melhoria e uma chance que seu consumidor lhe dá de evoluir, pois muitos já vão direto aos órgãos de defesa do consumidor ao invés de entrar em contato com você.

Por isso mesmo, todos os protestos devem ser ouvidos, tratados e sanados. As sugestões devem ser avaliadas também, pois muitas empresas conseguiram evoluir e inovar simplesmente ouvindo mais as ideias dos seus consumidores. Portanto, por maior que seja um pepino, nada de deixar seu cliente sem um retorno oficial e ou apenas com respostas automáticas. Relacione-se de forma humana, respeitosa e inteligente e esteja pronto a resolver qualquer problema prontamente.

Gostou das dicas e dos exemplos de formas de relacionamento com o cliente? Agora que você já entendeu sua importância não tem mais desculpa para sua empresa não estar mais próxima dos seus consumidores. Aproveite e construa uma relação positiva com seus clientes.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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