24 horas dispostas em um dia parecem ser o suficiente para apenas um grupo de indivíduos.

O tempo se tornou um grande problema desde o século XX. Se há algumas centenas de anos a humanidade não sofria, ou melhor, nem conhecia o que seria a falta de tempo para poder fazer todas as suas atividades dentro de um espaço temporal de 24 horas, hoje em dia é consenso entre as pessoas de que um dia é muito pouco para tudo o que tem de ser feito. Mas será que isso é correto mesmo?

 

POR QUE O TEMPO PARECE SER TÃO INSUFICIENTE PARA ALGUNS?

Administrar o tempo é uma tarefa que nem todos sabem fazer. E por causa disso, 24 horas dispostas em um dia parecem ser o suficiente para apenas um grupo de indivíduos. O restante não sabe como conseguem fazer tudo o que querem dentro desse “bloco de tempo”, consideram impossível ou simplesmente incapazes de realizar esse feito.

Mas, parece que estamos falando de uma tarefa dificílima, que demanda suor e engenhosidade, quando na verdade, trata-se apenas de autocontrole. Você sabia que ao cortar algumas tarefas secundárias da sua rotina, facilmente conseguiria levar tudo numa boa? “Claro que eu sei!”, você pode responder, “mas tudo o que há no meu dia é necessário”, dar desculpas é a principal atividade de alguém que tem o tempo mal administrado.

Então, o que deve ser feito? Primeiro, vamos identificar os problemas. A procrastinação é o primeiro deles ao saltar diante dos olhos. Procrastinar é adiar as suas responsabilidades e prioridades para realizar algo de menor importância e que talvez nem seja tão prazeroso assim, você apenas não quer encarar as coisas que tem para fazer. Você é ansioso e só de pensar que tem uma carga de tarefas pela frente fica totalmente desinteressado? Isso não é saudável e pode destruir não somente o seu planejamento como as chances de alcançar o seu sonho. Veja como fugir disso.

DICAS PARA ADMINISTRAR MELHOR O TEMPO

Existe uma série de medidas que fazem com que você administre o tempo de uma forma bem mais proveitosa. Quer saber quais são? Simples, começar pela sua agenda é primordial. Uma pessoa organizada no mar de compromissos e atividades que se fazem presente na rotina profissional atual precisa de uma agenda. Ali ela anotará todos os seus compromissos, desde o mais banal até o mais importante.

PSC

E a partir daí cria-se prioridades entre os seus compromissos. Qual dessas atividades vai ocupar o seu horário mais privilegiado? Organize-se dessa forma a fim de tornar o seu dia bem mais funcional.

Mas, tudo isso ainda é básico. Porque um tempo bem administrado é preenchido por tarefas de valor. E como você vai saber quais são as tarefas de valor a serem feitas durante o dia? Definindo metas e objetivos pessoais. Isso vai manter uma restrição dentro da sua rotina a fazer somente aquilo que vai contribuir para o seu sonho.

E, é claro, você precisa destinar na sua agenda um espaço aos seus familiares, amigos e às pessoas que você preza. Um ser humano que vive longe de afeto com certeza sentirá um vazio, mesmo que seja a pessoa mais produtiva da empresa.

 

UMA AJUDA ONLINE

A boa notícia disso tudo, é que existem opções online que são excelentes para quem anda com problemas de time management.

Aplicativos não faltam, como o Evernote, onde você pode criar notas, lembretes, alarmes, entre outras coisas. O Remember the Milk também é excelente e clássico, uma agenda na nuvem onde você define as suas atividades do dia a dia, com riqueza de detalhes e nivelando a prioridade.

Com certeza eu não poderia deixar de lado as ferramentas do Google, desde o Google Keep, um dos blocos de notas mais básicos, práticos e funcionais da atualidade, como o Google Agenda, excelente ferramenta para você aposentar aquela agenda do papel que você já usa há vários anos. Contudo, utilize a ferramenta que for mais funcional para você. Se for a agenda digital, ótimo, mas se for a agenda de papel, também não tem problema. Utilize o método que melhor atenderá às suas necessidades.

Aproveite isso e administre melhor o seu tempo!

Gostou do meu artigo! Então comente e compartilhe o conhecimento!