Professora sentada ao lado de uma criança, ambos sorrindo e incentivando a motivação para alunos por meio da compreensão e do acolhimento

Photographee.eu’s/Shutterstock Compreensão, respeito e acolhimento são palavras-chave na motivação para alunos problemáticos e para reverter esta situação de forma assertiva e humana

Seja qual for à instituição de ensino é sempre importante buscar instrumentos de motivação para alunos, uma vez que isso é essencial em qualquer processo de aprendizado e transferência de conhecimento. Ter este comprometimento com o saber do outro é fundamental, especialmente, com aqueles alunos problemáticos e que têm comportamentos que nem sempre possibilitam seu crescimento intelectual por meio do que é ensinado nas escolas.

Para vencer esta barreira é importante, antes de tudo, suspender todo tipo de julgamento e entender qual é o perfil comportamental de seus alunos, ou seja, qual é a forma como aprendem, expressam suas ideias e potencial e lidam com suas dificuldades. Muitas vezes, o estudante é considerado problemático porque, por exemplo, quer chamar a atenção para alguma coisa que lhe incomoda internamente ou porque não consegue se adaptar ao modelo educacional de sua escola.

Dicas de Motivação Para Alunos Problemáticos

As dificuldades de aprendizado exigem do professor uma sensibilidade ainda maior para examinar caso a caso, não fazer julgamentos errados que apenas afastam estudantes dos locais de ensino. A falta de entendimento acaba prejudicando a motivação para alunos que não são compreendidos e honrados e respeitados tanto ambiente escolar como também fora dele. Vamos ver então como ajudar este aluno:

Conheça suas dificuldades

Como disse são os julgamentos acabam restringindo a nossa compreensão e o nosso relacionamento com os outros. Por isso, na relação com alunos problemáticos é importante compreender não o que lhe faz ser um problema para você, mas sim quais são as dificuldades que lhes afligem; o que lhes incomoda para assim entender como ajudá-los em seu processo educacional.

Tenha sensibilidade

Ter sensibilidade para com o outro é colocar-se em seu lugar e buscar compreender suas dores e o que lhe impede de aprender. Calçar as sandálias do seu aluno é buscar entender suas ideias, compreender a origem dos seus comportamentos, inquietações e reconhecer nele qualidades e potenciais que, muitas vezes, o véu do preconceito, impede o educador de ver, pois é isso que acaba por limitar a que consiga acessar seus aprendizes e ajudá-los.

Respeite o tempo do seu aluno

PSC

Em se tratando de aprendizado, cada aluno tem seu jeito e seu tempo para aprender. Numa aula, por exemplo, existem alunos que compreendem rapidamente as lições, fórmulas e matérias e outros que precisam de maiores explicações sobre os temas apresentados. Isso não quer dizer que um seja mais inteligente que o outro, mas sim que ambos têm tempos e modos diferentes de aprender.

Os alunos problemáticos geralmente são muito inteligentes, o que lhes impede de se conectar pode ser a forma como o conteúdo é ensinado, dificuldades de entender a comunicação do professor ou mesmo de lidar com seus conflitos internos. Entender isso é respeitar seu espaço e seu tempo e abrir-se para ouvi-los é a melhor forma de diminuir as distâncias e criar confiança.

Tenha uma comunicação compreensiva e acolhedora

Um professor tem que aprender a se comunicar de diversas formas, pois em sua sala sempre vão existir pessoas completamente diferentes umas das outras e com formas distintas de compreender e aprender. Como mestre, seja de um aluno problemático ou não, é muito importante que você aprenda a se comunicar da forma certa, com as palavras certas, o tom de voz correto e sempre respeitando a personalidade e história do outro.

Digo isso porque não podemos desistir de alguém só porque esta pessoa dificulta nosso trabalho ou tem comportamentos diferentes dos demais. Muitas vezes o que o aluno precisa é de acolhimento, de alguém disposto a ajudá-lo a compreender se jeito de ser, a mudar seus comportamentos negativos e ter novas perspectivas como estudante e ser humano.

Estas são dicas poderosas de motivação para alunos problemáticos e que podem ser usadas para que você que é profissional da educação ou mesmo pai ou mãe possa aproximar-se dos seus estudantes ou filhos e encontrar melhores formas de compreender suas questões, conflitos. Também é essencial para que, consequentemente, também possa ajudá-los a superar seus problemas e poder então assim transferir-lhes os conhecimentos que precisam para aprender e evoluir em todos os sentidos.