Voltar

Dicas de dinâmicas de relacionamento interpessoal

Publicado em | 0 comentários
desenho de pessoas interagindo

© Depositphotos.com / flytosky11 A boa convivência é tão relevante para as empresas que, muitas vezes, há necessidade de realizar um treinamento de relacionamento interpessoal para sanar os problemas existentes.

Saber se relacionar com os colegas de trabalho é imprescindível para o bom desempenho de um colaborador e da equipe em que ele está inserido. Uma equipe coesa produz mais e apresenta resultados e soluções criativas que, quase sempre, são frutos da colaboração coletiva. Por isso, uma boa integração dos indivíduos de uma equipe é importante.

Quando há desavenças pessoais, má comunicação interpessoal ou até falta de comunicação, o desempenho da equipe é prejudicado e os resultados não são alcançados. A boa convivência é tão relevante para as empresas que, muitas vezes, há necessidade de realizar um treinamento de relacionamento interpessoal para sanar os problemas existentes.

Por isso, vale a pena conhecer algumas dinâmicas que estimulam o relacionamento interpessoal dos colaboradores, a fim de desenvolver uma equipe coesa, harmônica e de bom desempenho.

Tipos de dinâmicas em grupo

Dinâmica de introdução

A intenção desta dinâmica é apresentar os colaboradores aos demais profissionais de uma organização e, assim, fazer com que se sintam mais à vontade na empresa. Muito utilizada quando um novo colaborador inicia na empresa, e também quando novas equipes são formadas, é uma ótima maneira de quebrar o gelo que domina as relações nos primeiros dias de trabalho.

Dinâmica de integração

Este tipo de dinâmica visa estabelecer e fortalecer os laços entre colaboradores. É muito importante para que a confiança seja instaurada e fortalecida, de modo que todos saibam quem é o responsável por determinados tarefas, quando alguma demanda surgir.

Dinâmica de divertimento

Geralmente utilizada durante eventos, este tipo de dinâmica é extremamente eficaz para estreitar os laços de amizade entre as pessoas da equipe, além de ajudar na integração daqueles mais introvertidos.

Dinâmicas de estudo

Estimula o raciocínio, a criação e o surgimento de novas ideias por meio do compartilhamento de pensamentos e experiências. É uma construção coletiva que segue o famoso ditado de que “muitas cabeças pensam melhor que uma só”.

Dinâmicas reflexivas

Por meio da exposição de casos, histórias e conteúdos variados, busca suscitar a cooperação coletiva para que ideias novas sejam concebidas e incrementadas com a colaboração de todos. É um método que propicia a identificação das competências de cada colaborador, permitindo que o gestor da equipe conheça melhor a capacidade de cada profissional.

Gostou das dicas para dinâmicas de grupo? Compartilhe esse artigo com a sua equipe e promova uma maior integração entre todos!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!