Saber se relacionar com os colegas de trabalho é imprescindível para o bom desempenho de um colaborador e da equipe em que ele está inserido. Uma equipe coesa produz mais e apresenta resultados e soluções criativas que, quase sempre, são frutos da colaboração coletiva. Por isso, uma boa integração dos indivíduos de uma equipe é importante.

Além disso, quando os colaboradores de uma organização convivem de forma harmônica, o clima organizacional como um todo fica mais leve, o que eleva a autoestima e a motivação dos funcionários para trabalharem uns com os outros. Assim, a competitividade dá lugar à cooperação.

Quando há desavenças pessoais, má comunicação interpessoal ou até falta de comunicação, o desempenho da equipe é prejudicado, e os resultados não são alcançados. A boa convivência é tão relevante para as empresas que, muitas vezes, há a necessidade de realizar um treinamento de relacionamento interpessoal para sanar os problemas existentes.

Por isso, vale a pena conhecer algumas dinâmicas de grupo que estimulam o relacionamento interpessoal dos colaboradores, a fim de desenvolver uma equipe coesa, harmônica e de bom desempenho. É o que você vai conferir neste artigo. Siga em frente e boa leitura!

Tipos de dinâmicas de grupo

Há diversas dinâmicas de grupo, muitas das quais já citamos aqui no blog. Elas podem ser agrupadas de acordo com o seu objetivo principal, consistindo em 5 categorias básicas: dinâmicas de introdução, dinâmicas de integração, dinâmicas de divertimento, dinâmicas de estudo e dinâmicas de reflexão. Saiba mais sobre cada um desses tipos na sequência.

Dinâmicas de introdução

A intenção desse tipo de dinâmica é apresentar os colaboradores aos demais profissionais de uma organização e, assim, fazer com que se sintam mais à vontade na empresa. É muito utilizado quando um novo colaborador chega à empresa e também quando novas equipes são formadas. Trata-se de uma ótima maneira de quebrar o gelo que domina as relações nos primeiros dias de trabalho, de modo que essa dinâmica torna-se uma etapa do próprio processo de onboarding.

PSC

As dinâmicas de introdução podem ser das mais simples às mais complexas. Um exemplo bastante comum é quando cada pessoa se apresenta, dizendo o seu nome, a sua profissão, o seu objetivo, uma qualidade e um ponto que deseja melhorar em sua vida profissional.

Dinâmicas de integração

Esse tipo de dinâmica visa a estabelecer e fortalecer os laços entre os colaboradores. É muito importante para que a confiança seja instaurada e fortalecida, de modo que todos saibam quem é o responsável por determinadas tarefas, quando alguma demanda surgir.

As dinâmicas de integração também são bastante variadas e têm o objetivo de testar o quanto os colegas conhecem uns aos outros. Um exemplo clássico é a dinâmica em que cada colaborador deve escrever em um papel as suas características positivas e os seus pontos de melhoria, de modo que os outros, ao lerem o papel, devem adivinhar a quem ele se refere. As gincanas em geral também são bastante produtivas nesse sentido, pois exercitam a capacidade do grupo de atribuir funções, o que demanda o conhecimento das habilidades de cada um dos seus membros.

Dinâmicas de divertimento

Geralmente utilizado durante eventos, esse tipo de dinâmica é extremamente eficaz para estreitar os laços de amizade entre as pessoas da equipe, além de ajudar na integração daqueles mais introvertidos. O objetivo dessa dinâmica é exclusivamente o divertimento, ou seja, a motivação e a amizade. Ela pode ser utilizada especialmente nas empresas que passaram por momentos difíceis ou em que o clima organizacional tem sido mais introspectivo e silencioso.

Assim como no exemplo anterior, as gincanas podem ser bastante úteis nesse sentido. Uma simples noite de jogos, em que as equipes enfrentam-se umas às outras em diferentes modalidades, pode ser muito interessante para elevar o moral dos colaboradores.

Dinâmicas de estudo

Esse tipo de dinâmica estimula o raciocínio, a criação e o surgimento de novas ideias por meio do compartilhamento de pensamentos e experiências. É uma construção coletiva que segue o famoso ditado de que “muitas cabeças pensam melhor que uma só”.

Assim, os líderes da empresa podem solicitar, por exemplo, que os seus colaboradores, de diferentes departamentos, reúnam-se em grupos de igual quantidade de componentes. A seguir, devem ser atribuídos a determinados grupos desafios de lógica, de criatividade, enfim, de competências específicas, mesmo que o contexto dos desafios não esteja relacionado à empresa.

Na sequência, os grupos devem apresentar as soluções a que chegaram e mostrar como colocariam tudo em prática. É uma ótima maneira de demonstrar como as pessoas de diferentes departamentos têm habilidades distintas e complementares, o que garante o sucesso da organização e revela que todos ali são importantes, sem exceção.

Dinâmicas reflexivas

Por meio da exposição de casos, histórias e conteúdos variados, a dinâmica reflexiva busca suscitar a cooperação coletiva para que ideias novas sejam concebidas e incrementadas com a colaboração de todos. É um método que propicia a identificação das competências de cada colaborador, permitindo que o gestor da equipe conheça melhor os seus liderados.

Além disso, as dinâmicas desse tipo convidam as pessoas à reflexão acerca de valores morais e éticos que a empresa defende, como a honestidade, o trabalho em equipe, o altruísmo, a ajuda mútua e a empatia.

Aqui no blog do IBC, inclusive, dedicamos um artigo completo à dinâmica da empatia, que favorece a capacidade dos colaboradores de colocarem-se no lugar uns dos outros, favorecendo o coleguismo, a amizade, a cooperação, o respeito e o altruísmo. Esse tipo de dinâmica é, portanto, mais focado nas competências comportamentais do que nas competências técnicas de cada profissão, ao contrário do tipo anterior.

A importância das dinâmicas

As dinâmicas de grupo são muito úteis em ambiente corporativo, já que simulam em situações controladas acontecimentos do dia a dia. Elas permitem que os colaboradores conheçam uns aos outros em profundidade, descobrindo o que cada um tem de melhor a oferecer, tanto em competências técnicas como em competências comportamentais. Até mesmo em processos seletivos, algumas empresas as utilizam para avaliar os candidatos.

Além disso, as experiências do tipo podem promover reflexões, ensinamentos e fazer com que os funcionários saiam da rotina e possam até mesmo se divertir e fortalecer os laços de amizade existentes. Assim, a qualidade de vida no trabalho é favorecida, o que, consequentemente, melhora a convivência e a produtividade na empresa.

E você, querida pessoa, já teve experiências desse tipo, seja em ambiente profissional, seja em algum outro contexto? O que pensa sobre as dinâmicas de relacionamento interpessoal? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!