Cronograma de Projetos marcado nim calendário

PowerUp/Shutterstock O alinhamento de metas é essencial a boa execução do cronograma de projetos. Confira minhas demais dicas!

Devemos tratar sempre um cronograma de projetos como uma verdadeira joia para a empresa. Não, isso não é exagero de minha parte, pois neste é que consta cada etapa de um determinado trabalho, seus objetivos, os profissionais realizadores, como também as datas limite para sua execução e finalização.

Cada projeto tem uma finalidade específica para a empresa, seja para melhorar seus processos internos, organizar melhor a gestão de pessoas ou para alavancar suas vendas, é essencial que os prazos sempre sejam otimizados, uma vez que tempo é dinheiro e, que atrasos apenas minam os planos e resultados do negócio.

Ações que Otimizam um Cronograma de Projetos

Manter o cronograma de projetos em ordem deve ser responsabilidade de todos envolvidos direta ou indiretamente nesta proposta. Digo isso porque não basta apenas ter o comprometimento e envolvimento dos profissionais diretamente destacados para sua concepção.

É essencial que todos ao seu redor também deem o suporte a sua execução, de modo que ela se torne mais rápida e assertiva. Portanto, colabore e aceite ajude dos outros também! Para isso, vamos agora conhecer atitudes que podem otimizar e, muito esse trabalho em grupo e a execução de qualquer projeto importante:

Alinhamento de Informações

Todos os envolvidos da empresa num determinado projeto devem dominar todas as informações pertinentes a ele, como também entender claramente qual é o papel de sua participação na construção dos resultados. Ressalto isso porque muitas vezes, os profissionais são comunicados superficialmente sobre os projetos nos quais irão colaborar e ficam à deriva.

PSC

Isso faz com que, por exemplo, os funcionários tenham dificuldades em trabalhar em equipe e, muitas vezes, com que se sintam até mesmo perdidos com relação ao seu trabalho. Deixe todos sempre bem informados então.

Alinhamento de Metas e Objetivos

Cada projeto tem uma ou várias metas específicas, certo? Portanto, é essencial que todos os envolvidos saibam no que estão trabalhando e qual a real finalidade desta empreitada. Como tal, é muito importante que tudo esteja bem alinhado, ou seja, que todos saibam quais são os resultados esperados pela empresa com aquela realização, de modo que possam dar e fazer o seu melhor para alcançar os objetivos e metas pleiteadas.

Gerenciamento Efetivo das Etapas

Todo projeto tem um líder e, como tal, este profissional deve ser o responsável por acompanhar sua realização e verificar se as etapas estão dentro do cronograma de entregas e finalizações. Fazer este acompanhamento de perto é essencial para não deixar as demandas soltas, para corrigir erros de execução, bem como para mudar aspectos que não estão surtindo os efeitos desejados e inserir soluções para eles.

Portanto, gerencie de perto seus projetos e apare suas arestas diariamente.

Use Ferramentas de Gestão de Projetos

Atualmente existem excelente ferramentas que ajudam na otimização dos projetos, pois pregam estratégias simples e efetivas de gestão das atividades. Uma destas é a metodologia Scrum, muito usada no gerenciamento de projetos de tecnologia, mas que pode ser aplicada em ações de outras áreas também.

Este método prega a gestão diária dos projetos, atuando como um direcionador do trabalho, distribuindo as atividades, dando para a equipe um parecer em relação ao trabalho já executado e a executar e motivando o grupo a ação. Tudo isso é organizado em sprints, que são as etapas que serão trabalhadas em determinado período por cada equipe.

Gostou de conhecer estas dicas fantásticas? Deixe seu comentário e compartilhe sua dica também!