Voltar

Dicas de Como Evitar a Insônia

Publicado em | 0 comentários
insônia

Stokkete/Shutterstock A insônia atinge 30% das mulheres antes da menopausa e 60% depois

A insônia; levante a mão quem nunca teve, e dê graças aos céus por isso. Este é um dos distúrbios do sono mais frequentes e que  segundo um estudo da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, afeta 30% das mulheres antes da menopausa e 60% quando entram neste período. Porém, é um ledo engano achar que este é mais um problema feminino.

As dificuldades para adormecer podem ser decorrentes dos mais diversos fatores e, não exclui os homens de suas vítimas. Ansiedades, preocupações, doenças, dificuldades afetivas, profissionais e financeiras; estão entre algumas das causas frequentes. Além disso, a dificuldade para dormir bem pode ser proveniente de problemas físicos, como o excesso de peso, por exemplo.

 Efeitos a Insônia

Quando não dormimos ou temos uma noite de sono ruim, geralmente acordamos cansados e como famoso pé esquerdo. Isso impacta em nosso humor, ou melhor, num constante mau humor. Temos ainda mais dificuldades de concentração, de tomar decisões, conectar-se com o tempo presente e somos menos produtivos também.

Quem tem insônia sofre ainda de uma ansiedade constante e duplicada, que é tanto em relação às coisas que não lhe deixam dormir (preocupações, problemas ou medos) como também por não conseguir atender ao pedido do corpo, que muito cansado, implora por descanso. Assim, noite após noite a pessoa insone passa o período noturno sempre em claro.

Dicas Para Evitar a Insônia

insônia

Marcos Mesa Sam Wordley/Shutterstock Ficar muito tempo ao celular antes de dormir potencializa a insônia. Evite!

  • Durma sempre nos mesmos horários e crie uma rotina para dormir e acordar;
  • Tenha uma boa alimentação, sempre equilibrada e evite comer alimentos pesados antes de se deitar;
  • Evite ficar conectado em seu smartphone, tablet, computador ou tv antes de dormir, pois a luminosidade destes aparelhos dificulta o sono;
  • Elimine o excesso de luz do seu quarto, conversas desgastantes na cama e busque sempre dormir em paz e relaxado;
  • Tome um chá relaxante como, por exemplo, de flor maracujá, valeriana, cidreira ou camomila, meia horinha antes de se deitar;
  • Evite fazer atividades físicas de alto impacto antes de dormir, pois isso eleva o nível de adrenalina, que até baixar, retarda o seu processo de adormecimento.

Além de tudo isso, se a insônia persistir, a melhor forma de tratar e resolver definitivamente é entendendo qual é a sua origem e eliminando de vez sua causa raiz. Para isso, é importante procurar um médico especializado em Medicina do Sono, para que juntos, vocês possam identificar as causas das dificuldades para dormir.

Compreender isso é essencial para que você não caia na tentação de tomar remédios para dormir, indicados por amigos e parentes, sem a prescrição ou orientação especializada. Lembre-se que somente o especialista é que poderá lhe indicar o melhor tratamento, seja ele medicamentoso ou não.

Aproveite estas dicas poderosas e comece agora a melhorar sua qualidade de vida e do seu sono. Coloque todas elas em prática e tenha um sono infinitamente melhor. Sua vida pessoal e sua carreira agradecem.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!