Uma boa noite de sono é essencial para restaurar as células e eliminar as substâncias tóxicas do organismo. Por isso, se você sofre com algum distúrbio do sono, é muito importante começar a tratar o problema para garantir e melhorar a sua qualidade de vida.

Em geral, dormir de 6 a 8 horas por noite é considerado o ideal para pessoas adultas. Todavia, fatores como estresse e trabalho em excesso são alguns dos principais vilões do sono tranquilo.

Segundo um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente, 69% dos brasileiros consideram o seu sono insatisfatório ou ruim. Isso significa que mais da metade do país apresenta problemas como insônia ou acordar várias vezes durante a noite. Neste artigo, você vai entender melhor a importância do sono e como podemos dormir melhor, por meio de dicas práticas. Confira!

Problemas causados por distúrbios do sono

O acúmulo de noites mal dormidas pode trazer muitas consequências negativas à saúde física e mental. Entre os principais problemas causados pelos distúrbios do sono, podemos destacar: queda da imunidade, envelhecimento precoce, diminuição da concentração e do foco, mau humor, alterações no metabolismo e na pressão arterial, aumento de peso, diminuição da resistência física, cansaço contínuo, dores no corpo e indisposição.

Além disso, é sabido que a privação do sono altera consideravelmente os padrões emocionais de um indivíduo. Isso pode ser um fator agravante para a depressão, para transtornos ansiosos e para outros problemas da saúde da mente.

9 dicas para dormir bem

Confira, na sequência, algumas recomendações de profissionais da saúde para obter uma noite de sono tranquila e reparadora.

1. Respeite os horários de dormir

PSC

A primeira dica é definir horários específicos para dormir e acordar todos os dias. Esse processo “educa” o seu cérebro a compreender que você tem uma rotina e organiza o seu ciclo circadiano, isto é, os seus processos orgânicos que se repetem a cada 24 horas. Não adianta querer corrigir a insônia se você dorme e acorda em horários diferentes a cada dia. O seu corpo fica “confuso”. Por isso, tenha uma rotina, inclusive aos fins de semana!

2. Escolha um travesseiro e um colchão adequados

O colchão é um objeto sobre o qual passamos aproximadamente 1/3 da vida, caso você não tenha percebido. Portanto, não o entenda como um gasto, mas como um investimento. A escolha certa de colchões e travesseiros poupa as suas costas, as suas pernas e o seu pescoço de muitas dores, o que lhe dará muito mais bem-estar, tanto à noite quanto durante o dia.

3. Elimine a luminosidade do quarto ao descansar

A luz elétrica é uma tentativa de imitar o sol. O cérebro é “enganado” por ela, acreditando que ainda é dia quando já anoiteceu, o que atrasa a produção dos seus hormônios do sono. Portanto, exponha-se à luz durante o dia e amenize a luminosidade ao anoitecer. Evite a televisão e o celular 1 hora antes de dormir. Ao deitar-se, deixe o quarto completamente escuro.

4. Estando em casa, evite dormir fora da sua cama

O cérebro é educado a partir da repetição de atitudes, formando hábitos. Por isso, ensine-o que o quarto e a cama são utilizados apenas para dormir e para a atividade sexual. Assim, evite dormir durante o dia, mantendo-se alerta nas outras partes da casa. Da mesma maneira, não utilize o quarto para estudar, trabalhar, conversar etc.

5. Evite utilizar TV e aparelhos eletrônicos no quarto

A televisão e os aparelhos eletrônicos emitem luzes de tons brancos e azulados, que podem enganar o cérebro, como se ainda fosse dia. Por isso, evite o uso desses aparelhos antes de dormir. Se quiser deixar uma luz acesa ao anoitecer, dê preferência às lâmpadas de tons quentes (com luz amarela), que não são tão intensas.

6. Faça atividades físicas com frequência

O dia foi feito para o gasto de energias, enquanto a noite foi feita para recuperá-las. Se você for sedentário durante o dia, terá mais dificuldade de sentir sono ao anoitecer. Assim, mantenha uma rotina de atividades físicas, de preferência ao ar livre, tomando sol. Isso fará com que você melhore a saúde física e mental e sinta sono na hora certa. Apenas evite atividades intensas após anoitecer!

7. Evite discutir problemas no quarto e antes de dormir

O estresse e a ansiedade também evitam o relaxamento e podem provocar insônia. Portanto, evite discutir questões mais sérias e negativas antes de dormir. Anote-as na agenda para que você as resolva no dia seguinte, entendendo que, durante a noite, não há nada a ser feito. Tenha em mente que o relaxamento e o descanso farão com que você acorde renovado, com mais capacidade para encontrar soluções eficazes.

8. Tome chás calmantes, como os de camomila e cidreira

Chás calmantes e leite morno (sem açúcar) são substâncias que favorecem o relaxamento, o que pode ser útil para as pessoas que têm mais dificuldade de pegar no sono. Se não conseguir dormir, saia do quarto, acenda uma luz indireta e fraca e tente ler algo não muito interessante. Só volte para o quarto quando sentir que o sono está vindo.

9. Evite o excesso de cafeína, especialmente à noite

Café, refrigerante, bebidas alcoólicas, carboidratos e refeições pesadas em geral podem atrapalhar a qualidade do seu sono. Por isso, evite todos esses itens após as 15h. Ao anoitecer, faça refeições leves e beba sucos naturais ou chás não estimulantes. Evite beber muita água antes de dormir, pois isso fará com que você acorde durante a noite para ir ao banheiro.

Consequências de um sono de má qualidade para a carreira

Além de prejudicar a saúde, os problemas de sono podem afetar a carreira. Isso ocorre porque um profissional que não está devidamente descansado fica mais predisposto a apresentar alterações de humor, problemas de concentração e sensação e aparência de cansaço. Pode também ficar mais suscetível a faltas e atrasos.

Isso acontece porque, sem ter o merecido descanso, o corpo não produz substâncias restauradoras e não elimina as toxinas necessárias para renovar-se após um dia exaustivo. Essa “autocura” natural é essencial para o perfeito funcionamento do corpo e da mente, uma vez que proporciona maior disposição para enfrentar os desafios do novo dia!

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!