Imagem da igreja da cientologia nos Estados Unidos

Michael Gordon/Shutterstock Entenda o que é a Dianética e sua influência na Cientologia

A Dianética é considerada uma pseudociência, que tem como principal fundamento a cura de traumas, considerados cicatrizes – “engramas” que se tornam doenças psicossomáticas (ligadas diretamente às emoções e mente), por meio de métodos alternativos, baseados em sessões de sauna e uso de vitaminas.

Entre essas doenças estão a úlceras, alergias, dores de cabeça, asmas, doenças da visão, artrites e ainda, os desvios sexuais (onde ela inclui a homossexualidade). Embora seja uma atividade que se autodeclara ciência, ela não preenche os requisitos para ser considerada como tal pelo corpo científico tradicional.

Relação entre Dianética e Cientologia

 A Dianética é considerada por muitos como uma ideologia. Suas primeiras descrições foram feitas por Lafayette Ronald Hubbard, fundador da Dianética e Cientologia, em maio de 1950, na revista americana Astounding Science Fiction (atual Analog Science Fiction & Fact). Em junho, do mesmo ano, foi publicado o livro de autoajuda: “Dianetics: The Modern Science of Mental Health” (Dianética: a Ciência Moderna da Saúde Mental).

A Dianética é considerada a “porta-de-entrada” da Cientologia, pois para que as pessoas possam ser 100% curadas, se livrando dos traumas e se tornarem mais iluminadas, elas devem passar por uma espécie de terapia regressiva (por meio de audições) e de métodos alternativos, eliminando-se, assim, o uso de medicamentos farmacêuticos, inclusive para doenças mentais.

Tais afirmações no livro de Hubbard foram “abolidas” mais tarde pela área de Psicologia, que reagiu, por provar que tais afirmações não tinham fundamento científico. A partir daí, Hubbard mudou a sua trajetória e fez da Dianética o livro-guia da Cientologia, fundando na década de 50 a Igreja da Cientologia (Scientology Church) com o propósito de atrair adeptos a remover seus bloqueios e alcançar um potencial que eles mesmos desconhecem, na qual ele seria o profeta.

Princípios da Cientologia

A Cientologia (Scientology) é autodenominada como uma doutrina, que promete ajudar as pessoas a se livrarem dos seus traumas e a partir disso, acabar com os problemas do mundo. Na Igreja da Cientologia, os ministros (Cientologistas) tiram dúvidas de fiéis e curiosos e sugerem a participação em cursos, com valores variados à medida que a pessoa vai evoluindo de uma dinâmica para a outra.

PSC

Essa doutrina tem influências de religiões como o hinduísmo e o budismo, e de ciências humanas, como a Psicologia. Ela sugere a visão do homem como um ser espiritual imortal (thetan), que tem uma mente e ocupa um corpo e a outra visão, que é a da vida, como segmentada em impulsos para a sobrevivência divididas em oito dinâmicas:

1ª Dinâmica (Dinâmica do Eu): individualidade expressa na sua plenitude – é o impulso para a existência como indivíduo.

2ª Dinâmica (Dinâmica do Sexo): atividade sexual, que se divide em duas: o ato sexual em si e a unidade familiar, incluindo a criação dos filhos.

3ª Dinâmica (Dinâmica de Grupo): atividades em grupo, comunidade, escola, sociedade, cidade, nação. Qualquer grupo, ou parte de uma classe inteira. Cada um é parte dessa dinâmica.

4ª Dinâmica (Dinâmica da Humanidade): impulso para a existência da ou como a Humanidade, com a união de todas as raças.

5ª Dinâmica (Dinâmica Animal): impulso para a existência de todos os seres motivados pela vida pertencentes ao reino animal (todos os animais terrestres, aquáticos e que voam) e de todas as coisas vivas (vegetais).

6ª Dinâmica (Dinâmica do Universo): impulso para a existência como o universo físico (matéria, energia, espaço e tempo). Em Cientologia, define-se como o acrônimo MEST, que do inglês significa Matter, Energy, Space, Time.

7ª Dinâmica (Dinâmica Espiritual): impulso para a existência como espíritos ou de espíritos (qualquer ser espiritual, com ou sem identidade).

8ª Dinâmica (Dinâmica do Infinito ou de Deus): impulso para a existência como infinito também considerada como Ser Supremo. Importante destacar, que o símbolo do infinito (∞) se posicionado na vertical, tem o formato de número 8, o que deu origem ao número da dinâmica.

Essas dinâmicas podem ser representadas por um círculo dentro do outro, sendo a 1ª Dinâmica a central e cada nova dinâmica corresponde a um círculo exterior. Isso inclui a capacidade que o indivíduo tem para se expandir para outras dinâmicas, à medida que ele cresce, vai ganhando conhecimento e seus interesses aumentam. Portanto, ele só alcançará a sua plenitude, quando a 7ª Dinâmica for alcançada e a partir daí, conseguir atingir a 8ª Dinâmica.

Como os Adeptos da Cientologia Evoluem nas Dinâmicas

A teoria que a Cientologia usa sobre a origem da humanidade, revelada apenas para cientologistas mais avançados, é que há 75 milhões de anos, bilhões de seres que superpovoavam os planetas, foram expulsos pelo ditador intergaláctico lorde Xenu, que por sua vez os controlavam. Esses prisioneiros foram enviados a Terra por meio de aviões, sendo jogados juntos com bombas de hidrogênio, dentro de vulcões para serem eliminados. As almas dessas vítimas, consideradas como thetans ficaram vagando pelo planeta e a partir daí, surgiu o primeiro Homo Sapiens, trazendo dores e sofrimento espiritual a todos os seres humanos.

Segundo a Cientologia, o cérebro guarda todas as experiências de vida, tais como traumas, situações adversas, ruins e dolorosas, o que causaria vários problemas emocionais e físicos ao longo da vida de uma pessoa.

Para desfazer de memórias nocivas e restaurar o equilíbrio, os fiéis da Cientologia participam de uma espécie de terapia auditiva, composta por uma série de perguntas feitas por seus ministros. Essas perguntas são feitas com a utilização de um metro, aparelho criado para medir o estado espiritual da pessoa e apontar os aspectos da vida que precisam ser desenvolvidos.

Os novos fiéis são chamados de “precleares”, que são os “pré-esclarecidos”. Esses se tornarão “cleares” (esclarecidos) somente após possuírem novas habilidades e evoluirão dentro da doutrina após participarem de uma série de cursos, podendo se tornar um de seus auditores. Dentro da Hierarquia da Igreja existem os capelões, oficiais e diretores também. Apenas as missões possuem ministros, que são responsáveis por celebrar os ritos e organizarem os cursos.

Também são práticas da Igreja, a realização de serviços dominicais (leitura do credo e sermão pelo capelão ou outro ministro da igreja) casamentos, batizados, serviços funerários, cerimônias de nomeação para novos membros e entrega de diplomas aos fiéis praticantes dos cursos.

Por fim, a Cientologia tem no meio de seus principais adeptos, celebridades de Hollywood, como Tom Cruise, seu principal garoto propaganda, esportistas famosos, músicos, políticos etc, e pessoas comuns. Segundo Hubbard, essas pessoas têm o papel essencial para salvar o mundo, principalmente pelo destaque que possuem na mídia.