Hoje é dia 1º de maio, uma data muito importante onde comemoramos o Dia do Trabalho.  Para que está empregado este é um momento de celebração ainda maior, pois mesmo em meio a uma grande crise, parte dos brasileiros conseguiu manter-se ativa no mercado de trabalho.

Por outro lado, mais de 10 milhões de trabalhadores estão à procura de uma recolocação profissional, pois ficaram desempregados num momento bastante complicado do país. Se este é o seu caso, eu quero que não perca as esperanças e que continue firme em seu propósito de conseguir um novo emprego. Você vai conseguir!

Sei que as dificuldades são muitas e, que muitos foram pegos de surpresa, o que não os fez estar preparados para lidar com todos os desafios que esta fase econômica, política e social nos apresentam. Entretanto, por pior que o cenário seja, saiba que é a sua força de vontade e persistência que farão toda a diferença para conseguir voltar ao mercado.

Adaptação e Flexibilidade

Pode ser que você tenha que desenvolver novas habilidades e competências e mudar um pouco o seu modo de pensar em relação ao novo emprego. Pode ser que você não consiga voltar, de pronto, a atuar na mesma área que antes ou tenha o mesmo salário. Este é um momento de mudanças e, como tal, temos que nos adaptar também.

Esteja aberto e disponível a conhecer novas áreas e sempre que uma porta se abrir para você, agarre esta oportunidade e permita-se pelo menos ouvir e saber o que o contratante tem a lhe oferecer. Tenha em mente que até mesmo um trabalho transitório também pode lhe trazer muitas experiências importantes e agregar um conjunto de conhecimentos que podem lhe fazer crescer e, muito, na carreira.

Deste modo, quando a crise passar, você estará mais experiente e terá expandido suas possibilidades e até mesmo descoberto competências e habilidades novas; que podem ser muito úteis em sua profissão e vida como um todo. Nos momentos de dificuldade nós descobrimos nossa força interior e nos tornamos ainda mais fortes, pois como bem sabemos, desistir não é uma opção.

Mantenha-se Firme

Por isso mesmo, por você, por sua família e pelo seu futuro, amanhã acorde determinado, confiante e siga firme em sua busca por um novo trabalho. Além de buscar vagas nos postos de emprego normais e agências, acesse também os grupos de emprego no Facebook, onde gratuitamente, são colocadas vagas de emprego e os contatos das empresas.

PSC

Outra boa opção é informar aos seus amigos mais próximos e parentes que você está buscando uma nova colocação no mercado, para que assim, a sua rede de contatos também possa lhe indicar vagas e pessoas que podem lhe ajudar. Numa entrevista, ainda que seja para uma área diferente da sua, mostre-se positivo; fale das suas qualidades, competências, experiências e diferenciais e do quanto você pode e vai agregar à empresa.

Lembre-se que toda experiência pode trazer algo de positivo e valor à sua vida. Acredite em si mesmo, seja resiliente, otimista, flexível e confiante, pois a crise vai passar, e lá na frente, você estará ainda mais forte, pois terá superado tudo isso de cabeça erguida e sendo positivo. Boa sorte!