desenvolver-profissionalmente

Definindo os pontos a se desenvolver profissionalmente

Por: José Roberto Marques | Blog | 18 de março de 2018

Conquistar sucesso, prestígio e se tornar referência em alguma área é a busca constante de muitos profissionais que pretendem se destacar na empresa e no setor em que atua. Atualmente, isso se torna uma questão ainda difícil por conta da alta competitividade do mercado de trabalho.

Como muitos sabem possuir apenas o conhecimento técnico já não é mais suficiente. Não é preciso ser um ninja na sua função, mas é preciso excluir os limites. Digo isso, pois as empresas exigem cada vez mais habilidades e comportamentos específicos bem desenvolvidos para lidar com as exigências do negócio, as pressões e os desafios do dia a dia organizacional. Acompanhe o texto para saber mais o assunto!

Ter sabedoria é ter o poder

Para conseguir progredir as habilidades, as capacidades, a sapiência técnica, a inteligência e ainda se manter atualizado com as novidades do setor em que trabalha, é fundamental ter a humildade de aprender todos os dias. Aqui vão algumas dicas:

  • Exercite o autoconhecimento para entender onde estão seus pontos fortes e os pontos em que você pode progredir;
  • Faça a escuta ativa dos colegas mais velhos e mais novos;
  • Leia sobre as novas tecnologias da área;
  • Comunique-se com profissionais de outras empresas e de setores semelhantes;
  • Busque por ideias novas;
  • Participe de workshops;
  • Faça cursos complementares;
  • Procure por treinamentos;
  • Esteja aberto para discutir de forma saudável as opiniões que são diferentes das suas.

Ser um funcionário que busca aprimorar essas características diariamente é o ponto fundamental para estar em constante desenvolvimento e evolução, renovando seus conhecimentos e aprimorando suas competências. Lembre-se sempre de que: o conhecimento nunca é demais! Sempre há algo para ser aprendido, melhorado e aperfeiçoado.

Pontos a desenvolver essenciais para qualquer colaborador

Existem algumas competências fundamentais que todo profissional que busca ser bem sucedido precisa desenvolver para alcançar grandes resultados no ambiente de trabalho. Selecionei quais são as três principais e os caminhos que sugiro para desenvolvê-las. Confira:

1 – Comunicação

A comunicação bem feita é aquela que se faz entender. Basicamente segue alguns conceitos como a clareza, a objetividade e a linguagem ideal ao público que se destina. Acredito que você irá concordar comigo quando eu disser que esse tipo de comunicabilidade é perfeito para qualquer setor da vida, seja o profissional ou o pessoal. Veja bem: estamos rodeados de pessoas o tempo todo, seja com os nossos familiares, os amigos, os colegas de trabalho, os superiores  ou os nossos clientes. Por isso, é essencial se comunicar bem com todos.

No local de trabalho, essa é a ferramenta fundamental para passar e receber demandas e devolutivas corretamente e debater assuntos polêmicos sem ruídos. Se um profissional já consegue seguir esses passos, já tem meio caminho andado. Com certeza, será mais fácil ter bons relacionamentos interpessoais e conquistar metas com bons resultados.

Quer saber de uma capacitação que pode lhe ajudar nesse setor? O Vendedor Coach é um curso de coaching em vendas oferecido pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). A ideia dessa formação é ser um programa de capacitação e desenvolvido especialmente para profissionais que lidam com vendas. Com esse método, você irá aprender sobre boa comunicação, fidelização de clientes e a como atingir resultados extraordinários. Apesar de ser destino para gestores da área comercial, consultores e vendedores, essa formação também pode servir para você que deseja aperfeiçoar suas habilidades comunicativas e aprender a vender melhor o seu produto ou serviço.

2 – Controle emocional

O profissional que descobre e aprende a usar a inteligência emocional pode se considerar um sortudo, pois não é todo mundo que consegue isso. Essa é uma das características que todo colaborador precisa desenvolver independentemente da profissão ou cargo exercido. Saber controlar, de forma efetiva, as emoções e os sentimentos auxilia a encarar os problemas e desafios do cotidiano de forma positiva e profissional. Além disso, impede que algum conflito ou projeto mal realizado afete diretamente a sua produtividade e o seu desempenho.

A formação Especialização em Coaching Ericksoniano (CEK) do IBC é feita para quem precisa de ajuda para controlar as emoções e tem a mente aberta para experimentar ferramentas incomuns. Com esse curso, você fará uma imersão em hipnose ericksoniana aplicada ao coaching. Esse é o primeiro método de aprendizagem do mundo que alia os estudos do psiquiatra americano Milton Erickson ao coaching. O objetivo é que o coachee mergulhe em um transe que será rico em novos conhecimentos adquiridos diretamente do inconsciente e que podem ser utilizados na vida profissional e pessoal. Você passará por mudanças positivas nos seus comportamentos, sentimentos, emoções e até pensamentos. Esse também pode ser o momento em que você conseguirá desenvolver sua inteligência emocional. Após essa metodologia, você poderá colocar isso em prática no dia a dia.

3 – Liderança

Essa é sem dúvida, uma das competências mais buscadas e mais valorizadas pelas empresas. A capacidade de gerir, coordenar e administrar pessoas de uma maneira saudável não é uma característica fácil de encontrar em qualquer profissional. Mesmo que seja um dom para alguns, qualquer profissional pode desenvolvê-la. Trata-se de uma tarefa complexa que exige comprometimento e responsabilidade, mas que oferece inúmeros benefícios, resultados, além de grandes conquistas enquanto profissional.

Para ser um bom líder é preciso saber inspirar e influenciar pessoas de forma positiva e ser um exemplo por meio das suas próprias ações. Afinal, sua equipe será o reflexo dos seus próprios comportamentos.

Profissionais que buscam desenvolver profissionalmente essas e também as outras habilidades fundamentais para o ambiente corporativo que escrevi podem procurar o apoio do Professional & Self Coaching (PSC). Além, é claro, daquelas formações que falei acima. O PSC é uma capacitação considerada como uma das melhores e mais eficientes de desenvolvimento humano da atualidade. Trata-se de um poderoso treinamento em coaching do IBC que visa o alcance de grandes mudanças e de resultados extraordinários em qualquer contexto por meio da quebra e eliminação de comportamentos sabotadores e aprimoramento e desenvolvimento de habilitantes, talentos e competências fundamentais para o alcance do sucesso profissional.

O próximo passo

E agora, qual é o próximo passo? É você quem dá e constrói seu caminho. O coaching usa diversos tipos de ferramentas para encontrar maneiras de abrir portas, incentivar, motivar, encontrar o que há de melhor em você. Só quando você valoriza sua própria sabedoria e exercita o autoconhecimento será capaz de ser um profissional empoderado no trabalho e uma pessoa melhor na vida pessoal.

A partir das recomendações que eu fiz de atitudes, comportamentos e formações de coaching você poderá se elevar para ser cada vez mais dono do próprio destino e alcançar metas cada vez mais altas. Você estará preparado para qualquer desafio, pois saberá encarar as dificuldades de frente, não se desesperar e procurar pelas melhores soluções. Experimente e veja o tamanho da diferença que irá fazer na sua vida.

Se você gostou deste artigo, curta e compartilhe o conhecimento nas suas redes sociais.

Copyright: 277047992 – https://www.shutterstock.com/pt/g/opolja