Voltar

Crenças Limitantes e o Coaching

Publicado em | 0 comentários

PathDoc/Shutterstock Identificar as origens e influências de nossas crenças limitantes é essencial para eliminá-las de vez

O ser humano constrói sua história por meio das realizações que considera serem as mais importantes em sua vida. Entretanto, muitas possibilidades de sucesso esbarram em suas crenças limitantes; que são influências, conscientes e inconscientes, que se manifestam de maneira negativa em nosso dia a dia.

As crenças limitantes são sistemas de valores, concepções, ideias e comportamentos que, na maioria das vezes, são herdados na infância e adolescência, de nossos pais, parentes próximos, professores e amigos. Representam aqueles pensamentos que nos fazem acreditar que não somos capazes de realizar nossos sonhos e conquistar nossas metas e objetivos.

Você é fraco! Você não é capaz! Você nunca vai conseguir ter sucesso; você não é inteligente como fulano; você é muito “burro”; seu irmão é melhor do que você; você sempre faz tudo errado; você só faz o que não presta; você sempre precisará de mim; sozinho você não vai conseguir nada; você é feia; o seu jeito está errado; você será um fracassado!…

Estas frases acima representam alguns dos tipos de influências negativas a que muitas pessoas são submetidas ao longo de suas vidas. E o que é pior: estas palavras pesadas, quando repetida várias vezes, é o que acaba por fazer com que a pessoa acredite que realmente não é merecedora da felicidade.

Essas crenças alimentadas e retroalimentadas são os elementos que limita a que o indivíduo desenvolva seu potencial infinito e alcance novos patamares em sua carreira e vida pessoal.

Por isso, é fundamental identificar, o quanto antes, quais são as origens de cada uma de suas crenças limitantes, os malefícios que elas trazem e escolher ferramentas efetivas para eliminá-las completamente.

Coaching para Eliminar Crenças Limitantes

Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano, que trabalha o ser humano em todas as suas dimensões. Proporciona à pessoa maior autoconhecimento, o aprimoramento de suas competências e o desenvolvimento contínuo de novas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais.

Entretanto, para alcançar todos estes benefícios, antes, este processo trabalha na identificação das crenças limitantes, ou seja, dos fatores internos e externos, que boicotam o sucesso do indivíduo. Experiências negativas vividas na infância, estímulos ruins vindos dos pais, heranças comportamentais da família; tudo pode levar a formação de limitadores emocionais.

O processo de Coaching, com suas técnicas, métodos e ferramentas, oferece o apoio necessário a que o cliente consiga ressignificar suas crenças limitantes. Na prática, isso representa aprender a buscar aprendizados positivos, nestas experiências e influências negativas, e transformá-las em motivação para mudar, ousar e fazer diferente.

Embora não seja possível mudar o passado e os acontecimentos ruins que lá vivemos, com certeza, ao eliminar crenças limitantes, é possível desenvolver novos comportamentos, novas percepções de mundo e melhorar a imagem que faz de si mesmo e das pessoas à sua volta.

Tudo isso é uma questão de escolher ferramentas efetivas, como o Coaching, e de ter abertura e disposição para realmente mudar tudo àquilo que emperra e causa desequilíbrio em sua vida.

Então, quer apoio para eliminar de vez suas crenças limitantes também? Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC; desenvolva novos comportamentos e pensamentos positivos e permita-se evoluir como ser humano!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!