Voltar

Controle suas expectativas profissionais

Publicado em | 0 comentários

KieferPix/ Shutterstock Controlar a ansiedade é importante para alcançar sucesso profissional.

É perfeitamente normal traçar planos e ter expectativas profissionais quanto ao futuro. Isso mostra que a pessoa sabe o que deseja e onde quer e pode chegar. Entretanto, quando esta esperança extrapola os limites do bom senso, a ansiedade em excesso pode gerar muitos problemas.

Conquistar promoções, reconhecimento público, alcançar cargos de liderança, aumentar os ganhos financeiros, fazer o que gosta ou mesmo ter oportunidade de empreender o próprio negócio, essas são algumas das principais ambições dos profissionais e também as causas de suas imensas expectativas.

Defina seus objetivos

Ter objetivos claros é muito importante para quem deseja alcançar sucesso na carreira. Isso é o que direciona as ações e o desenvolvimento do profissional para as metas que deseja conquistar e também o que o estimula a manter-se firme em seu planejamento.

Esse objetivo deve ser algo específico e tangível, e que seja possível enxergar sua realização no horizonte. Com isso, é mais fácil estimar o tempo e esforço necessários para realizá-lo, conseguindo uma visão mais realista do futuro e evitando que as expectativas profissionais gere ansiedade e lhe atrapalhe.

Controle sua ansiedade

Quando as expectativas não são realistas, ou seja, quando os resultados não dependem exclusivamente do empenho da pessoa, se não são alcançados como desejado, causam grande frustração.

Para evitar que isso ocorra e, que o profissional desanime ou mesmo desista de seus propósitos, é fundamental controlar a ansiedade, pois acredite: o que é seu virá, no tempo e no momento, certos. O importante é dedicar-se, equilibrar as expectativas com sua realidade atual, adaptar-se ao cenário e sempre oferecer o seu melhor.

Tenha um plano de carreira

Essa é uma excelente ferramenta para ter expectativas profissionais mais realistas. O plano de carreira funciona como um guia com todos os passos e etapas mais importantes para conseguir conquistar seus objetivos.

Plano de carreira

O primeiro passo para realizar um plano de carreira assertivo é fazer uma avaliação pessoal completa. Com esse procedimento, torna-se mais fácil definir quais são seus pontos fortes a serem ressaltados e em quais aspectos, profissionais e pessoais, precisam ser melhorados. Mas para que isso funcione, você precisa ser bastante sincero em suas respostas.

Divida o seu objetivo em etapas

Ter um objetivo claro é fundamental, mas manter-se firme enquanto o persegue é ainda mais importante. Dividi-lo em pequenas etapas ou tarefas a completar, ajudam nesse processo, tornando-o mais próximo e possível de ser realizado. Isso também ajuda a pensar em quais pontos trabalhar para completar cada uma das etapas que estipulou.

Elabore estratégias

Depois de definir cada uma das próximas etapas, o próximo passo é traçar as estratégias específicas para completá-las. Divida em ações diárias, semanais e mensais e sempre faça um balanço sobre os resultados obtidos. Priorize as competências que precisa desenvolver através de cursos e capacitações, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

Coaching de Carreira

Para alavancar resultados, de forma rápida, coesa e estruturada, é essencial fazer um planejamento alinhado com os anseios de crescimento. Neste sentido, o Coaching de Carreira auxilia o cliente (coachee) a fazer seu plano profissional de acordo com seus objetivos e sempre alinhando as expectativas as suas reais possibilidades.
O processo é realizado dentro de um cronograma de ações, previamente definido entre coach e coachee. Por meio das sessões de Coaching, o profissional tem um completo acompanhamento que lhe permite rever e eliminar comportamentos e crenças negativas.

Além disso, ao vivenciar este extraordinário processo, o cliente passa por um intenso autoconhecimento, que lhe proporciona desenvolver novas habilidades e competências: técnicas e emocionais.

Este empoderamento é essencial para que o profissional conquiste maior autoconfiança, equilibre sua autoestima e mantenha-se focado na realização de seus objetivos.

Se você também deseja controlar o excesso de expectativas profissionais e aprender a conviver com elas de maneira saudável, invista numa formação em Coaching. Faça o Professional & Self Coaching e conquiste os resultados em sua carreira e vida!

Gostou deste artigo? Curta e compartilhe conhecimento!

Comments

comments