Constelação Organizacional - Equilibrio - Igualdade

thodonal88 Constelação Organizacional – Equilibrio

Constelação organizacional, desenvolvida a partir do modelo de constelação familiar, é uma metodologia que visa solucionar problemas e dificuldades dentro do contexto corporativo e organizacional a partir de três princípios básicos. São eles:

1º princípio – hierarquia: Trata-se de um princípio que respeita posições e cargos mais elevados para o bom funcionamento do sistema empresarial.

2º princípio – pertencimento: Trata-se do princípio que leva em conta o sentimento de pertencimento a empresa e seus processos. Sendo assim, tudo o que acontece dentro dela pode impactar todos os seus colaboradores.

3º princípio – igualdade: Trata-se do princípio que leva em conta a igualdade e o equilíbrio entre oferecer um trabalho ou serviço e receber por ele de forma justa.

Bert Hellinger, criador da constelação profissional e familiar, descobriu que é possível extrair informações valiosas sobre as relações sociais dentro do sistema empresarial quando há uma representação dos problemas e conflitos através da aplicação da constelação organizacional.

Nos artigos anteriores explanei sobre o 1º e 2º princípio. Neste artigo quero compartilhar com você um pouco mais sobre o 3º princípio da Constelação Organizacional: a igualdade/equilíbrio. Confira abaixo!

3º princípio da Constelação Organizacional: Igualdade/Equilíbrio

PSC

 

Este talvez seja o princípio de mais fácil compreensão, visto que o vivenciamos diariamente em nossas empresas. A igualdade está relacionada ao equilibro entre as trocas de um serviço x reconhecimento por ele.

Isso quer dizer que todos nós queremos receber a gratificação pelos serviços que prestamos de modo que, se um colaborador trabalha arduamente e não recebe a recompensa pelo trabalho executado, conseqüentemente haverá um desequilíbrio no sistema que prejudicará a empresa como um todo.

Quer um exemplo de como isso funciona no dia a dia de uma empresa? Suponhamos que um determinado colaborador foi incumbido de realizar um projeto e, ao final do mês, não recebeu a gratificação merecida. Automaticamente a resposta deste colaborador frente ao ocorrido é sua queda de produtividade, foco, desmotivação e, principalmente, a diminuição de seu comprometimento com a empresa.

Desta forma, se há uma igualdade entre dar e receber também há um equilíbrio mútuo no sistema empresarial, ou seja, se eu faço o meu melhor e executo o meu trabalho com maestria e excelência, a empresa onde atuo me retribui com uma boa remuneração, benefícios trabalhistas, ambiente agradável e propício ao desenvolvimento etc.

Onde aplicar a constelação organizacional?

Confira algumas situações onde a constelação organizacional pode ser aplicada no contexto corporativo:

  • Estabelecimento de estratégias empresariais;
  • Desenvolvimento e melhora do trabalho em equipe;
  • Problemas de comunicação entre subordinados e líderes;
  • Na resolução de conflitos entre profissionais e colaboradores;
  • Durante negociações complexas;
  • Durante a aquisição de novos produtos;
  • Na gestão de projetos e atividades;
  • No recrutamento e seleção de novos funcionários;

Você gostou deste artigo? Então lembre-se de deixar o seu comentário e contribuir com o conhecimento!