Para ter bons resultados e aumentar a produtividade no trabalho, é muito importante já começar a semana com o pé direito. Isso quer dizer que é necessário iniciar os trabalhos com a mente programada positivamente para realizar com efetividade todos os compromissos e desafios dos seus próximos dias.

Nesse sentido, encontrar ferramentas para planejar melhor a sua rotina é essencial para garantir que o seu desempenho seja sempre acima da média e para que você consiga fazer tudo o que precisa com maestria. Além do mais, quando planejamos e organizamos os nossos afazeres, temos mais chances de fazer bem o nosso trabalho e de evitar a tão conhecida procrastinação.

Neste artigo, vamos conferir algumas dicas que mostram como podemos ser mais produtivos no trabalho. Preparado para conhecê-las? Então, continue a leitura e confira!

Produtividade: o que é e qual é a sua importância no trabalho?

A produtividade é a relação entre aquilo que uma pessoa produz e o tempo decorrido ao longo dessa produção. Portanto, quem faz mais em menos tempo é mais produtivo. No entanto, não podemos almejar a produtividade a todo custo, sem pensarmos em manter a qualidade daquilo que fazemos.

Quando uma pessoa consegue unir a qualidade à produtividade, ela se destaca no seu ambiente de trabalho. Se pensarmos em um cozinheiro que prepara 20 bolos em um dia, e todos ficam incrivelmente deliciosos, estamos diante de um profissional produtivo e de qualidade. A competência no trabalho depende desses dois fatores, e quem os demonstra ganha destaque e alcança resultados extraordinários!

Dicas práticas: como aumentar a produtividade no trabalho?

Confira na sequência alguns meios práticos para que você aumente a produtividade nas suas atividades profissionais, sem sacrificar a qualidade do que você faz!

 1.Liste e sistematize o que você precisa fazer

PSC

Para começar, organize todas as suas tarefas em uma agenda, planilha ou mesmo em aplicativos de gestão de demandas (como o Carrot To-do — Talking Task list, Evernot, Easilydo, Pocket, Clear, entre outros). Existem esses e muitos outros tipos gratuitos, disponíveis na internet, e que até mesmo mandam alertas para que você não perca os seus compromissos importantes.

Registre todos os detalhes das suas atividades: horários, prazos e datas em que as suas demandas profissionais precisam ser entregues ou estar prontas.  Fazer esse mapeamento o ajuda a visualizar o que precisa ser feito e a definir quais serão as estratégias para realizar tudo isso de forma eficaz.

2. Registre também os seus compromissos pessoais

Para que não haja imprevistos no seu plano semanal, é essencial incluir tudo o que está na sua rotina nesse plano de ações. Por isso, também inclua os seus compromissos pessoais no seu agendamento — aqueles que eventualmente precisam ser feitos no horário do trabalho, como, consultas médicas e reuniões escolares.

A vida é feita de diferentes áreas, de modo que precisamos equilibrar o tempo que temos sobre todas elas. As 24 horas do dia precisam ser bem distribuídas. Por isso, anote na agenda tudo o que for relevante na sua vida pessoal e na sua vida profissional, sem que uma afete a outra.

3. Organize a sua agenda e saiba definir prioridades

A agenda tem uma função importante até mesmo para a saúde mental. Quando colocamos no papel ou no aplicativo tudo aquilo que precisamos fazer, conseguimos “descansar” a mente, mantendo-a a tranquila, pois nada será esquecido.

Organizar a agenda significa também distribuir ao longo do dia e da semana tudo o que você precisa fazer, de modo que você não fique sobrecarregado em alguns dias e ocioso em outros. Nesse sentido, cabe a você definir prioridades, isto é, realizar primeiro o que for mais urgente e mais importante, deixando os itens de menor relevância para depois.

4. Cuide da sua saúde

Além disso, para ser mais produtivo, é essencial reservar um tempo para cuidar de si mesmo, da sua saúde, da sua alimentação e dos seus relacionamentos. Ressaltamos tudo isso porque ser produtivo também tem a ver com o seu bem-estar mental. Quanto melhor você estiver, melhor também será a sua disposição, foco, determinação, motivação e resiliência para alcançar os seus resultados em todos os sentidos.

Por isso, alimente-se de forma equilibrada, hidrate-se bem, faça exames preventivos e pratique atividades físicas com frequência. Além disso, não se esqueça de cuidar também da sua saúde mental, tendo momentos de descanso, lazer, meditação e autocuidado.

5. Faça pausas

Ao longo do dia de trabalho, faça breves pausas. Não é produtivo ou saudável ficar muitas horas fazendo a mesma atividade ou na mesma posição, o que gera um cansaço físico e mental. Por isso, levante-se, caminhe, tome um café, converse com os colegas, enfim, faça uma breve pausa, de 10 minutos, a cada 2 horas de trabalho.

Além do mais, lembre-se de aproveitar bem as noites, os fins de semana, as folgas e as férias para de fato descansar o corpo e a mente. Durma bem, saia com os amigos, dedique um tempo de qualidade à sua família, tenha hobbies, enfim, recarregue as suas energias. Esse período de pausas é tão importante quanto o próprio período produtivo.

Concluindo, reúna essas dicas e incorpore-as ao seu dia a dia. Com certeza; ao mudar a sua forma de pensar, planejar e agir; você terá mais condições de aumentar o seu nível de produtividade profissional e a eficiência no seu trabalho, bem como de responder bem às tarefas e aos desafios na sua empresa.

Aprender a fazer esse gerenciamento do tempo, do modo correto, além de ajudar a eliminar a procrastinação, também colabora para aumentar a sua qualidade de vida e também a sua disposição para fazer os seus projetos e atender aos seus demais compromissos.  Fique atento e tenha imenso sucesso!

E você, ser de luz como administra a sua produtividade? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!