A aquisição de conhecimento, a capacidade de exercer suas habilidades, ouvir o colega, assistir sua série favorita. Estas são algumas das atividades que eu, você e todo mundo consegue executar graças à atenção. Sim, a atenção. Ela se faz presente em nossas vidas de diversas formas e nas mais diversas situações, até mesmo de maneira inconsciente.
Somos bombardeados a todo o momento por diversos estímulos à nossa volta, sejam eles quais forem. Existem aqueles que são positivos e negativos, bons e ruins, chatos e interessantes. Mas não conseguimos responder a todos eles ao mesmo tempo, uma vez que somente uma parcela deles é processada e concentrada por nosso cérebro, quando focamos nessa parcela. Daí então distribuímos nossa atenção entre esses estímulos e focamos nas mais diversas atividades, sejam elas produtivas ou não, como por exemplo assistir vídeos de gatinhos na internet.
Grande parte do nosso dia nós estamos focados em diversas atividades, sejam elas dirigir, cozinhar, trabalhar, se divertir, entre muitas outras. Tudo demanda nossa atenção. Quando nos distraímos de algo importante e nos pegamos mexendo no celular ou ouvindo a conversa ao nosso redor, dizemos que estamos sem atenção, mas nos esquecemos de que a atenção também é necessária em momentos de diversão e folga, pois só conseguimos assistir uma série ou filme, por exemplo, quando focamos neste.
Mas, não pense você que uma pessoa atenta é aquela que permanece focada em uma única atividade. Segundo a Psicologia, existem vários tipos de atenção diferentes e identificar o seu tipo é importante para aproveitá-lo melhor nas suas funções diárias. E quais são os tipos de atenção? É o que vamos descobrir agora!

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

Quais são os tipos de atenção?

Existem vários tipos de atenção, sendo elas direcionadas às capacidades e interesses de cada indivíduo, podendo ser aplicadas nas mais diversas situações. É importante dizer que uma pessoa pode ter mais de uma delas.
Hoje trouxe para você os 4 tipos mais comuns de serem identificados na personalidade e comportamento das pessoas em nosso cotidiano. Continue a leitura e confira:

1- Atenção Seletiva

Quem tem atenção seletiva consegue escolher qual será o foco da mente. São pessoas que conseguem manter a atenção em locais com barulho, por exemplo. Quem tem este tipo de atenção bem desenvolvida não se distrai quando determina para onde sua atenção será direcionada e, por isso, não se incomoda com barulhos e outros fatores que possam distrair ou desviar sua mente.
Trata-se da atenção focalizada, aquela capaz de ignorar o mundo à sua volta e somente se concentrar na tarefa escolhida e determinada previamente, sendo esta de controle de quem está usando da atenção seletiva, ou seja, é quando a pessoa escolhe o que vai fazer e então dedica toda a sua concentração nisso.

2 – Atenção Alternada

Pessoas com atenção alternada têm a habilidade de alternar o foco da mente. Perceba que falo de alternar e não de perder o foco. Ela facilita a execução de tarefas que exigem mais de um nível de entendimento. Quer um exemplo? Você precisa montar um móvel e, para isso, é preciso ler com atenção o manual para começar a montagem do móvel, certo? Quem tem atenção alternada, irá ler o manual e a cada etapa lida, tentará montar o móvel.
A atenção alternada permite que você foque em uma atividade sem perder o foco anterior, diferente da distração que te tira do seu foco e te transporta para quaisquer coisas fora de sua atividade em questão. Trata-se de um tipo de atenção que te fará, muitas vezes, percorrer um caminho até a solução de algum problema encontrado na atividade anterior. Como citado no exemplo, ao montar um móvel, paramos para ler o manual quando encontramos algum empecilho e então voltamos para a montagem com a solução e o foco restabelecido.

3 – Atenção Sustentada

Este é o tipo de atenção ideal para quem precisa manter o foco durante um longo tempo, pois esta é a habilidade de se manter focado durante um período longo em uma atividade ininterrupta e constante. Pessoas com atenção sustentada conseguem, por exemplo, permanecer atentas em palestras, sem, por exemplo, caírem na tentação de checar as mensagens recebidas no celular.
Quem tem atenção sustentada tem facilidade de executar tarefas que exigem grande repetição e são de difícil execução, atividades que demandam um alto grau de foco e cuidado. A atenção sustentada traz um potencial de minimização de erros em demandas a longo prazo e permite uma maior segurança em diversas atividades, como viagens de carro e afins.

4 – Atenção Concentrada

PSC

Diferente da Atenção Seletiva, quem tem Atenção Concentrada se mantém atento ao que faz. O indivíduo com Atenção Concentrada direciona a atenção para o artigo que lê ou para o texto que escreve, por exemplo, porque é o que ele executa naquele momento.
Quando tratamos da atenção seletiva, quem está realizando a atividade escolhe para onde focar a sua concentração, ou seja, a atenção está sob o controle da pessoa. Já na atenção concentrada o foco é dirigido à tarefa que a pessoa executa naquele momento, sem que haja uma escolha prévia por parte desta mesma pessoa de que aquela demanda seria seu foco, se a pessoa estivesse em qualquer outra atividade, seria aquela o alvo do seu foco.

Desenvolvendo a atenção no trabalho com o Coaching

Como foi possível observar até aqui, cada um de nós tem um tipo de atenção específica, que contribui para que executemos nossas atividades com maestria. Entretanto, é totalmente possível também que consigamos potencializar esta atenção que já temos e desenvolver as demais, para que assim, tenhamos ainda mais foco, principalmente no trabalho.
Para isso, você pode contar com a ajuda do Coaching, que, através de técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes, compartilhadas durante o Professional & Self Coaching – PSC, a melhor e mais completa formação em Coaching do país, ajuda os mais diversos tipos de profissionais a desenvolverem a manterem a sua atenção verdadeiramente focada nas atividades que estiverem executando.
Tudo isso, despertando no indivíduo a consciência de que precisa dividir e determinar o que é prioridade, o que é urgente e o que pode esperar para ser realizado em outro momento. Por meio destas definições de suas tarefas, utilizando os conhecimentos, técnicas e ferramentas compartilhados durante o curso, será possível afastar as distrações e focar no que é verdadeiramente importante ao longo do dia de trabalho.
A seguir, compartilho com você um vídeo em que falo um pouco de foco no trabalho e como você pode fortalecê-lo ainda mais em seu dia a dia. Confira:
 


Os diversos tipos de atenção são presentes em nosso dia a dia e são extremamente necessários para as mais diversas ações e atividades de nosso cotidiano. Ainda que possamos pensar que somos extremamente distraídos e relapsos, ainda sim temos um tipo de atenção em nossa vida que nos ajuda a realizar nossas atividades. Quando assistimos aquele seriado favorito estamos executando a atenção. Quando dirigimos, nos encontramos no trânsito, lugar que demanda grande parte de nossa atenção e de nosso cuidado.
Por mais que tenhamos a atenção em pontos diversos de nossa vida, é sempre necessário o desenvolvimento de atenções que nos ajudem e nos impulsionem nos setores de nossa vida que nos trarão retorno e desenvolvimento. É sempre importante manter o foco em nosso trabalho e nos estudos, ainda que estes pareçam chatos e sejamos rodeados de distrações. Desenvolver uma atenção que nos ajude nesses pontos importantes pode nos dar grande vantagem no mercado de trabalho e no ambiente colegial. Portanto, desenvolva sua atenção e coloque seus objetivos em primeiro lugar.
Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? Deixe o seu comentário, falando sobre o que achou e lembre-se de continuar me acompanhando, pois diariamente eu trago novos conteúdos e artigos para que você se desenvolva ainda mais, pessoal e profissionalmente.
Copyright: 638543803  – https://www.shutterstock.com/pt/g/gustavofrazao