Liderar é uma tarefa nobre, que consiste em conduzir um grupo de pessoas rumo ao alcance de um objetivo. No entanto, a personalidade das pessoas, o contexto em que essa liderança ocorre, o tipo de objetivo a ser alcançado e a maturidade da própria equipe fazem com que os estilos de liderança variem consideravelmente.

Assim, há lideranças democráticas, lideranças autoritárias, lideranças permissivas e lideranças paternalistas, lembrando que nenhum estilo é “perfeito”. Neste artigo, vamos nos dedicar ao conhecimento desse último tipo, identificando quais são as suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é a liderança paternalista?

Uma pesquisa realizada pela FIA (Fundação Instituto de Administração) constatou que a liderança paternalista é o modelo de gestão preferido pelos brasileiros. Como o próprio nome diz, nessa abordagem, o líder assume um papel paternal perante os seus liderados, agindo de forma mais protetora e amistosa com os seus colaboradores, como se fosse o seu pai ou mãe.

Embora seja uma forma de gestão bastante utilizada pelos gestores no nosso país, essa abordagem paternalista tem alguns pontos negativos também. Para haver um equilíbrio na adoção desse estilo de comando, é fundamental conhecer os seus prós e contras.

As principais características desse tipo de liderança são:

  • O líder é quem decide o que é melhor para os seus funcionários;
  • A sua abordagem é feita com foco nas necessidades dos colaboradores;
  • A relação entre o patrão e os empregados é bastante semelhante com a de pai/mãe e filhos;
  • Há pouca delegação, e o líder é o responsável pela maior parte das decisões;
  • O gestor com esse perfil tem dificuldades em dar feedbacks de melhoria, pois blinda a equipe de frustrações o tempo todo e centraliza toda a responsabilidade em si;
  • O líder paternalista costuma explicar aos seus funcionários a razão que o levou a tomar cada uma das decisões importantes na empresa.

Quais são as vantagens da liderança paternalista?

Confira, na sequência, os principais benefícios que uma liderança paternalista pode proporcionar nas equipes.

1. Motivação e fidelização dos colaboradores

PSC

Mesmo que seja um modelo autoritário de liderança, a abordagem paternalista é bastante eficiente no sentido de manter a motivação e o engajamento dos seus colaboradores. Eles acabam se sentindo importantes e valorizados, e se apegando à organização de tal forma, que passam a se sentir parte de uma família. Esse é um ponto positivo porque reduz a rotatividade e faz com que os funcionários realmente vistam a camisa da empresa.

2. Sentimento de liberdade, por parte dos funcionários

Como o líder tem uma postura mais amigável, isso faz com que os funcionários se sintam mais à vontade para dar feedbacks e levar sugestões que podem trazer melhorias importantes para a empresa. Esse líder não necessariamente é autoritário, de modo que tende a ao menos ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer, com boa vontade e atenção. Entretanto, não podemos nos esquecer de que a decisão de acatar ou não uma ideia vai ser sempre do gestor.

3. Confiança

Nesse contexto, os colaboradores confiam muito nas decisões tomadas por esse líder. Por ter uma postura centralizadora, ele demonstra conhecimento e proatividade, deixando os colaboradores mais tranquilos de que ele saberá o que fazer. Esse tipo de liderança também costuma ser muito admirado pelo compartilhamento de conhecimentos, pelas orientações no dia a dia, pela supervisão mais presente e pela motivação contínua para que os colaboradores progridam.

Quais são as desvantagens desse tipo de liderança?

Conheça a seguir os principais aspectos negativos que uma liderança paternalista tende a causar nas equipes.

1. Falta de autonomia aos funcionários

Uma das principais desvantagens da liderança paternalista é o fato de que, assim como em famílias tradicionais, o pai toma as decisões, e os seus filhos apenas acatam. Isso faz com que eles não tenham liberdade para aprender sozinhos e se desenvolver. Dessa forma, a liderança paternalista acaba gerando uma estagnação dentro da empresa, pois apenas o gestor tem o poder de decisão. Por mais que o líder ouça o que os outros têm a dizer, só ele tem autonomia para fazer escolhas estratégicas.

2. Medo de dar feedbacks

Outro problema que pode atrapalhar o crescimento do negócio é o fato de o líder paternalista manter o foco apenas nos elogios e não dar feedbacks de melhoria para mostrar os pontos em que os funcionários precisam se desenvolver ou corrigir erros. Isso faz com que a equipe permaneça sempre dependente e não se desenvolva da forma como deveria. O líder paternalista costuma ter essa característica de “passar a mão na cabeça”, evitando que o liderado aprenda com os erros e progrida no trabalho.

3. Centralização do trabalho

Alguns líderes paternalistas têm uma dificuldade enorme em delegar funções, especialmente as mais estratégicas. É como aquele pai que quer sempre poupar o filho das obrigações e acaba mimando-o demais. Como consequência disso, a equipe pode ficar ociosa e desestimulada a evoluir, enquanto o líder tende a ficar cada vez mais sobrecarregado e estressado. Evite! Lembre-se de que liderar é conduzir pessoas, e não carregar nas costas um peso que poderia ser adequadamente distribuído.

A falta de autonomia dos colaboradores na abordagem paternalista pode ser fatal para o sucesso de uma empresa e levá-la à estagnação. Entretanto, como se pode ver, esse sistema de liderança também tem os seus pontos positivos. Por isso, é importante ter um equilíbrio para que os funcionários não se sintam como crianças aguardando o pai agir, defendê-las e prover, sozinho, os resultados. Líder, fique atento para não perder a mão e faça uma gestão de pessoas mais eficiente e produtiva!

E você, ser de luz, já teve alguma experiência com a gestão paternalista? O que pensa sobre o tema? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!