Muitos profissionais sonham em ter mais autonomia, ou seja, mais poder de decisão na empresa. Entretanto, isso não se conquista da noite para o dia, mas sim pode meio de um caminho árduo, com resultados consistentes, congruência de valores e muito foco, dedicação e comprometimento. Ainda assim, dependendo do perfil da organização, pode ser que mesmo apresentando todas estas qualidades, não haja espaço para a tomada de decisões importantes, a não ser que você esteja em cargos de liderança, ou então, seja o próprio dono da empresa.
Quando a gestão é autocrática ela não abre nenhum espaço para que outras pessoas, além dos chefes, tomem decisões. Na prática, isso quer dizer que mesmo que você seja um profissional proativo, visionário, atento e produtivo, que até chegar a esta posição, terá que se subordinar às decisões dos seus superiores e ponto final.
E se por um lado isso é uma forma destas empresas manterem o seu controle sobre tudo que acontece, por outro também é o modo mais rápido para desmotivar seus funcionários, uma vez que neste sistema, eles precisam pedir autorização para tudo: das demandas mais simples às mais importantes, o que engessa os processos e demonstra falta de confiança neles.
Como Conquistar o Poder de Decisão na Empresa
Ainda bem que nem todas as empresas são assim. Existem muitos lugares que estimulam a participação e a proatividade dos seus colaboradores nos processos decisórios, como forma de unir forças para resolver as questões e de dividir não apenas as responsabilidades, mas também os sucessos com a equipe. Portanto, se o seu trabalho é um lugar assim, você tem muito mais chances de conquistar o poder de decisão e de construir os resultados que almeja para sua carreira e para a organização.
Porém, tudo isso é sempre pensado de forma estratégica pelos líderes. Quanto maiores às competências, experiências, conhecimentos e a maturidade do profissional, mais chances ele tem de conquistar autonomia, tanto para realizar suas tarefas como para decidir o que fazer em momentos importantes.
Tudo isso tem a ver com o sistema de delegação, que é pautado pelos níveis de maturidade dos profissionais. Este, por sua vez, vai do estágio bebê (inexperiente) ao adulto (experiente), quando o funcionário já está mais preparado para assumir responsabilidades importantes e que envolvem a tomada de decisões. Isso quer dizer que para que seu superior possa atribuir a você maiores incumbências é essencial saber em qual estágio de maturidade profissional está no momento atual. Também é fundamental manter comportamentos adequados, colaborar e ter resultados consistentes para conquistar o poder de decisão que tanto deseja.
Neste sentido, eu quero finalizar trazendo para você uma frase que ficou muito famosa, num dos filmes do Homem-Aranha e que diz: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.” Por isso, esteja pronto tanto para o bônus como para o ônus do processo de decidir e prepare-se para que, na medida do possível, você possa tomar sempre boas decisões para a empresa, para seus colegas, clientes e para você. Boa sorte!
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