Colaborador que conquistou o poder de decisão orientando seus colegas

Ollyy/Shutterstock Ter mais autonomia é uma dos desejos dos profissionais que desejam ir além na empresa

Muitos profissionais sonham em ter mais autonomia, ou seja, mais poder de decisão na empresa. Entretanto, isso não se conquista da noite para o dia, mas sim pode meio de um caminho árduo, com resultados consistentes, congruência de valores e muito foco, dedicação e comprometimento. Ainda assim, dependendo do perfil da organização, pode ser que mesmo apresentando todas estas qualidades, não haja espaço para a tomada de decisões importantes, a não ser que você esteja em cargos de liderança, ou então, seja o próprio dono da empresa.

Quando a gestão é autocrática ela não abre nenhum espaço para que outras pessoas, além dos chefes, tomem decisões. Na prática, isso quer dizer que mesmo que você seja um profissional proativo, visionário, atento e produtivo, que até chegar a esta posição, terá que se subordinar às decisões dos seus superiores e ponto final.

E se por um lado isso é uma forma destas empresas manterem o seu controle sobre tudo que acontece, por outro também é o modo mais rápido para desmotivar seus funcionários, uma vez que neste sistema, eles precisam pedir autorização para tudo: das demandas mais simples às mais importantes, o que engessa os processos e demonstra falta de confiança neles.

Como Conquistar o Poder de Decisão na Empresa

Ainda bem que nem todas as empresas são assim. Existem muitos lugares que estimulam a participação e a proatividade dos seus colaboradores nos processos decisórios, como forma de unir forças para resolver as questões e de dividir não apenas as responsabilidades, mas também os sucessos com a equipe. Portanto, se o seu trabalho é um lugar assim, você tem muito mais chances de conquistar o poder de decisão e de construir os resultados que almeja para sua carreira e para a organização.

Porém, tudo isso é sempre pensado de forma estratégica pelos líderes. Quanto maiores às competências, experiências, conhecimentos e a maturidade do profissional, mais chances ele tem de conquistar autonomia, tanto para realizar suas tarefas como para decidir o que fazer em momentos importantes.

Tudo isso tem a ver com o sistema de delegação, que é pautado pelos níveis de maturidade dos profissionais. Este, por sua vez, vai do estágio bebê (inexperiente) ao adulto (experiente), quando o funcionário já está mais preparado para assumir responsabilidades importantes e que envolvem a tomada de decisões. Isso quer dizer que para que seu superior possa atribuir a você maiores incumbências é essencial saber em qual estágio de maturidade profissional está no momento atual. Também é fundamental manter comportamentos adequados, colaborar e ter resultados consistentes para conquistar o poder de decisão que tanto deseja.

PSC

Neste sentido, eu quero finalizar trazendo para você uma frase que ficou muito famosa, num dos filmes do Homem-Aranha e que diz: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.” Por isso, esteja pronto tanto para o bônus como para o ônus do processo de decidir e prepare-se para que, na medida do possível, você possa tomar sempre boas decisões para a empresa, para seus colegas, clientes e para você. Boa sorte!