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Concorrência sadia é o melhor caminho

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Alan Poulson Photography/Shutterstock A Concorrência sadia estimula a competitividade e abre espaço para boas parcerias

Você sabia que seus concorrentes são seus grandes aliados? Sim, pois são eles que não deixam você cair na zona de conforto e estimulam a investir seus esforços, continuamente, no crescimento de sua empresa.

Por isso, nada de declarar guerra às empresas que atuam no mesmo ramo que você. Faça sua concorrência de forma, leal e honesta, foque em seus diferenciais e atributos, busque melhorias para seu negócio e trabalhe para virar um modelo a ser seguido pelos demais.

Com certeza, isso fará de você uma referência positiva no mercado, ajudará a construir uma boa reputação e a atrair o interesse dos seus clientes. Digo isso porque muitos empreendedores passam mais tempo olhando para fora do que para seu próprio empreendimento.

Obviamente que, com a alta competitividade, é necessário investir em benchmarking e informar-se sobre os diferenciais e estratégias de seus concorrentes. Porém, é fundamental criar seus próprios modelos de gestão do negócio, estruturar sua empresa, treinar bem os seus colaboradores e melhorar, progressivamente, seus serviços ou produtos ofertados.

Não concorra, saia na frente!

Você sabe o que os seus clientes querem? Quais são suas novas demandas?  Qual o seu perfil? Já ouviu suas sugestões de melhoria em relação aos seus produtos? Sabe quais são suas necessidades atuais e futuras? Entende por que eles escolhem você ou o seu concorrente? O que você tem feito para melhorar seus processos? Está satisfeito com seus líderes e colaboradores? Como avalia a gestão que você faz do seu negócio?

Sim, são muitos os questionamentos que você deve se fazer para melhorar os resultados de sua empresa. Por isso mesmo, não perca tempo travando batalhas imaginárias com seus concorrentes ou especulando o que eles fazem e deixam de fazer, 24 horas por dia.

Foque em sua empresa, em desenvolver novas estratégias, implantar melhorias, treinar seus profissionais, fazer investimentos assertivos e que possibilitem sua expansão. Estes sim devem ser os seus objetivos principais, pois seu compromisso maior deve sempre ser com o sucesso de sua empresa.

Procure inovar, ser criativo e investir no aumento contínuo da qualidade de seus produtos e serviços. Melhore a gestão de pessoas e financeira e implante sistemas de controle interno que garantam a perfeita execução do trabalho.

Na prática, não são os outros, mas nós mesmos que somos os nossos maiores concorrentes. Por isso, sempre tenha em mente que – quanto mais eu melhoro a minha empresa, mais condições também eu tenho de crescer e potencializar os resultados do meu negócio. Invista em si mesmo e saia na frente!

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