Voltar

Conceito de aprendizagem organizacional

Publicado em | 0 comentários

Com o avanço cada vez mais latente do mercado, torna-se essencial que as empresas e organizações repensem suas estratégias e elaborem mecanismos mais eficazes e assertivos para se sobressair perante a concorrência.

Nesse sentido, a aprendizagem organizacional tem ganhado cada vez mais força e se tornado um diferencial competitivo importantíssimo para empresas que buscam se destacar em sua área de atuação.

© Depositphotos.com / monkeybusiness A aprendizagem organizacional permite que a empresa treine e capacite seus profissionais e colaboradores de modo a conquistar melhores resultados.

O que é aprendizagem organizacional?
A aprendizagem organizacional é a junção de diversos conhecimentos, que permite que a empresa treine e capacite seus profissionais e colaboradores em prol da conquista de bons resultados.

Profissionais que estão em constante aprendizado conseguem melhorar seu rendimento, motivação, produtividade, e tornam-se ainda mais engajados — e, por consequência, aumentam substancialmente os ganhos positivos para a organização.

Modelos de aprendizagem organizacional
Cada organização é diferente da outra, possuindo sua própria cultura organizacional e seus próprios processos de aprendizagem. Porém, existem no mercado diversos modelos de aprendizagem organizacional. Conheça alguns deles:

Aprendizagem em grupo
Neste tipo de aprendizagem,o foco é o aprendizado coletivo por meio do compartilhamento de conhecimentos, vivências e troca de experiências profissionais.

Aprendizagem sistêmica
Este modelo de aprendizagem organizacional é feito por meio da observação geral da organização e todos os seus processos.

Aprendizagem com líderes e gestores
O aprendizado é feito com base nos ensinamentos, exemplos e experiências transmitidos de líder para colaborador.

Aprendizagem prática
O aprendizado é realizado na medida que a rotina de trabalho é executada diariamente. No dia a dia de trabalho, os profissionais conseguem aprender por meio de suas tarefas, absorvendo conhecimentos ainda não adquiridos.

Aprendizagem cultural
Profissionais aprendem por meio do tipo de cultura organizacional presente na empresa, bem como sua missão e valores.

Experiências profissionais
Profissionais conseguem aprender mais com suas experiências profissionais e de mercado. Assim, podem aplicar o que aprenderam dentro dos processos de trabalho, conquistandoainda mais resultados.

Você aplica estes processos de aprendizagem em seu dia a dia? Compartilhe deixando o seu comentário abaixo. E lembre-se sempre de curtir e compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!