Niels Hariot / Shutterstock A autocrítica pode ser definida como a capacidade do indivíduo em reconhecer seus pontos fortes e identificar aspectos que precisam de melhorias.

A autocrítica pode ser definida como a capacidade do indivíduo em reconhecer seus pontos fortes e identificar aspectos que precisam ser melhorados. Este elemento é essencial para fazer uma autoavaliação que permite corrigir falhas, mudar comportamentos errôneos e evoluir como um todo.

Mais do que apontar erros, o autofeedback colabora imensamente para o crescimento individual. Porém, quando a autocrítica é excessiva, ao invés de potencializar, ela acaba limitando e prejudicando demasiadamente a pessoa.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Problemas da autocrítica excessiva

Profissionais que são muito autocríticos geralmente têm dificuldade em entregar tarefas e projetos, porque acham que o trabalho nunca está bom o suficiente. Com isso, além de ficarem com demandas atrasadas, sofrem quando algo não sai como planejado, são menos flexíveis e têm mais dificuldade em lidar com o inesperado.

Para os excessivamente autocríticos, o copo sempre está meio vazio — ou seja, costumam focar não no que foi feito, mas no que falta fazer. Por conta disso, essas pessoas sentem dificuldade em receber um elogio ou um feedback de melhoria para seu trabalho. Neste último caso, quando entender o retorno como crítica, tendem a se punir e sofrer remoendo os erros.

Esses excessos, quando bem catalisados pelos indivíduos, podem ser um diferencial para que alcancem alto desempenho profissional. Isso porque, quanto mais exigimos de nós mesmos, mais conhecemos nossos limites e capacidades.

PSC

Para pessoas menos estruturadas emocionalmente, entretanto, a crítica exagerada pode prejudicar irreparavelmente sua autoestima e autoconfiança, fazendo com que se sintam sempre menores ou incapazes.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Como fazer uma autocrítica positiva

Para que a autocrítica seja uma aliada de seu crescimento pessoal e profissional, é preciso buscar equilíbrio. Isso consiste em aprender a usar a autocrítica para explorar suas competências, diferenciais e desenvolver novas habilidades comportamentais que possam ser úteis na vida como um todo.

Combinar a autocrítica à autovalorização é fundamental para aprender a reconhecer todo o seu potencial infinito e eliminar crenças limitantes com relação a si mesmo.

Quer desenvolver uma autocrítica mais positiva? Quer alcançar resultados extraordinários? Então, faça o Professional & Self Coaching, o melhor curso de Coaching do Brasil!