medo de avião

G-stockstudio/Shutterstock Para muitas pessoas o medo de avião é motivo de verdadeiro pânico

Vai viajar, mas tem medo de avião? Fique tranquilo, pois você não é o único a temer este tipo de transporte. Entretanto, saiba que para chegar a alguns lugares do mundo, por exemplo, a única opção é somente a  via aérea. Por isso, se você não quiser perder excelentes oportunidades e experiências incríveis, meu conselho é que busque superar desde já os seus receios quanto a voar.

Além da comodidade e rapidez,segundo especialistas, o avião é um dos meios de transportes mais seguros do mundo. E mesmo que você sinta calafrios e tremores só de cogitar esta hipótese, se formos pensar de forma racional, existem muito mais acidentes com carros do que com aviões, o que confirma a sua segurança e é um convite a fazer um voo superseguro.

Ainda sim, para quem tem medo, estas informações parecem cair num limbo, ou seja, num vazio sem sentido, porque os sintomas físicos e psicológicos causados pela aerofobia causam muita angústia e quase que uma ansiedade generalizada. Por isso, por mais que digam à pessoa o quanto é seguro ir de avião, sua mente vai jogar contra e aconselhá-la a manter seus pés bem firmes no chão.

Dicas Para Superar o Medo de Avião

Segundo a escritora americana Julia Cameron, autora do livro “Viagem Segura”, onde aborda o medo de voar que ela mesma desenvolveu e também o problema de maneira geral, sua dica para controlar o medo é – pegar uma caneta e papel e escrever uma oração. Isso ajuda a acalmar, diz Julia.

Segundo alguns especialistas na área, para vencer este temor de voar; é imprescindível que a pessoa busque racionalizar a questão e entenda o que lhe faz ter tanto medo de avião. Pense de forma lógica e entenda que as chances de acontecer algo são mínimas, que você em poucas horas estará no local desejado e que chegará são e salvo ao seu destino.

Evite ficar pensando em tragédias e lembrando-se de notícias de acidentes aéreos. Bloqueie estes tipos de memórias de sua mente, pois em nada elas vão te ajudar a vencer seus medos e conseguir decolar. Nos dias que antecedem sua viagem, busque dormir bem e pensar coisas positivas. Pense no que você vai fazer (férias, negócios, estudos) e se concentre apenas nos benefícios e vantagens e não em seu medo (descanso, crescimento, retorno financeiro, reencontro, aprimoramento).

PSC

O medo quer apenas paralisar sua vida e te limitar. Lembre-se disso todas as vezes que precisar voar e sua mente tentar lhe autossabotar. Em sua viagem, leve sempre algo para se distrair como: livros, revistas e aparelhos de música e vídeo para que possa passar seu tempo e tirar o foco do medo.

Caso ainda sinta-se inseguro, com medo e em pânico, procure ajuda de um especialista em fobias aéreas e busque o tratamento adequado. Obviamente que assim como numa estrada trepidante ou em condições de climáticas ruins, haverá momentos de turbulências na viagem, o que é comum e será normalmente estabilizada pelo piloto da aeronave.

Não se desespere, racionalize a situação, lembre-se dos seus objetivos ao voar e seja resiliente, pois nada de ruim vai lhe acontecer. Como já disse; as chances são mínimas, vença seu medo e voe cada vez mais além e sua vida pessoal e carreira.