jovem estagiária

Minerva Studio / Shutterstock O estágio é um momento de adquirir aprendizado prático e inserir-se no mercado de trabalho.

O estágio é, geralmente, a primeira grande oportunidade do profissional em início de carreira. Por isso, além de se configurar como o momento ideal para adquirir aprendizados práticos e inserir-se o mercado de trabalho, o estágio também oferece excelentes chances para você conquistar o primeiro emprego.

Isso ocorre porque as empresas, independentemente do segmento de atuação e número de funcionários, estão sempre em busca de novos talentos para compor seu quadro profissional. Essa energia nova dos estagiários atrai bastante os contratantes, que geralmente selecionam aqueles candidatos que, mesmo ainda sem muita experiência, já demonstram grandes diferenciais.

Atitudes que potencializam suas chances de contratação

Comprometimento

Esteja comprometido com a empresa e com os resultados que ela deseja alcançar. Colabore com suas ideias, mostre disponibilidade em ajudar e esteja atento aos ensinamentos dos colegas mais experientes.

Responsabilidade

Lembre-se que, para a empresa funcionar bem, todos os departamentos e pessoas devem fazer sua parte e colaborar. Por mais simples que seja seu trabalho, ele com certeza é fundamental para o sucesso do todo. Por isso, respeite as datas, prazos, exigências e as regras da organização.

Proatividade

Esteja sempre pronto para colaborar, resolver problemas ou dar sugestões inovadoras para tornar o trabalho ainda melhor. Não tenha medo de mostrar suas ideias.

Capacidade de trabalhar em equipe

PSC

Saber trabalhar em grupo é fundamental para a sua carreira, independentemente da área em que atua. Isso permite a troca de conhecimentos, potencialização dos resultados e aprendizagem para lidar com diferentes temperamentos. Tudo isso, por sua vez, é essencial para desenvolver a inteligência emocional e social, a habilidade de negociação e, especialmente, a boa convivência no trabalho.

Habilidade de observação

Esteja sempre atento às instruções do seu gestor, bem como ao modo de realização das tarefas do seu departamento. Além de aprender mais, essa visão ampliada lhe dará uma dimensão ainda maior da empresa e de tudo em que você pode crescer e colaborar.

Como o Coaching pode ajudar em seu estágio

O processo de Coaching, com suas diversas técnicas e ferramentas, auxilia o jovem profissional a vencer seus medos e crenças limitantes, bem como a mudar comportamentos imaturos que podem sabotar o seu sucesso.
Com este apoio, o estagiário tem ainda mais chances de destacar suas habilidades, competências e diferenciais, graças ao autoconhecimento proporcionado pelo Coaching. Ainda com o apoio do Coaching, o estagiário consegue formatar seu planejamento de carreira de modo a alcançar suas metas e objetivos profissionais em menos tempo e com maior assertividade.