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Como saber quais são os pontos fortes e fracos de uma empresa

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placa de pontos fortes e fracos

© Depositphotos.com / stuartmiles Analisar o cenário organizacional, pautando-se em evidências, auxilia na avaliação assertiva de fatores positivos e negativos e permite a definição de estratégias mais efetivas de potencialização de resultados.

Empresas são resultados de pessoas. Isso significa que a estrutura organizacional deve ser revista constantemente, uma vez que os indivíduos estão em constante evolução. Por isso, é imprescindível que os processos sejam sempre revistos para que a instituição garanta seu alto desempenho, mantenha sua gestão sob controle e promova o crescimento contínuo.

Analisar o cenário organizacional, pautando-se em evidências, auxilia na avaliação assertiva de fatores positivos e negativos e permitindo a definição de estratégias mais efetivas de potencialização de resultados e implementação de melhores métodos de gestão de recursos e competências, tomadas de decisão e investimento.

4 Dicas de como identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa

Confira abaixo algumas dicas simples de como fazer um mapeamento abrangente de uma organização e promover uma gestão de resultados:

Faça uma lista

Identifique os pontos fortes e os que precisam de melhoria na empresa, fazendo uma lista com todas as observações pontuadas. Seja detalhista e, se possível, classifique os itens por departamentos.

Avalie

Faça uma avaliação minuciosa, buscando por inovações e soluções a respeito das fragilidades e oportunidades de melhoria que possam agregar no crescimento da empresa.

Análise de SWOT

Esta ferramenta é bastante utilizada para avaliação macro do cenário em que a organização está inserida, independente do mercado.

SWOT significa: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Essa matriz é separada em análise interna (forças e fraquezas) e externa (oportunidades e ameaças), proporcionando um parâmetro completo para avaliação de qualquer ambiente e revelando dados cruciais para maior assertividade no desenvolvimento de um planejamento estratégico.

Planejamento e apresentação de propostas

Após a identificação e avaliação dos pontos fortes e fracos, é necessário desenvolver planos estratégicos bem estruturados para desenvolver novas propostas e soluções de desenvolvimento. Este plano deve ser apresentado de maneira formal e profissional, utilizando recursos visuais, gráficos e dados que confiram receptividade, respeito e credibilidade às ideias.

A partir deste nível, se estabelecem debates, discussões e reflexões sobre o modelo de negócio vigente, abrindo portas para iniciar as movimentações de melhorias necessárias.

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