Voltar

Como o Coaching Pode Ajudar o Profissional de Stand Up

Publicado em | 0 comentários
Stand Up

D.J.McGee/Shutterstock O Coaching é um poderoso método de apoio ao desenvolvimento dos profissionais de Stand Up

Fazer Stand Up, aquele show de humor onde o artista se apresenta sozinho num palco para sua plateia. Embora agora, no Brasil, os shows levem este nome, podemos dizer que esta já é uma prática bastante tradicional e conhecida em nosso país, e que projetou grandes atores como: Chico Anísio, Dercy Gonçalves, Shaolin e Tom Cavalcanti, por exemplo.

Diversos comediantes e humoristas, de ontem e de hoje, sempre se apresentaram assim, contando, de pé, histórias e experiências pessoais e fazendo as pessoas rirem muito de suas apresentações e “causos”. Entretanto, mesmo sendo uma profissão que cresceu e atualmente despontou novos talentos, por meio da internet e do Youtube, por exemplo, o fato é que, como todo artista brasileiro, esta ainda é uma carreira sujeita a muitos altos e baixos.

Se não bastasse a grande concorrência no meio, nem sempre a remuneração permite que os comediantes sobrevivam apenas de sua arte. Outro fato que impacta na atuação do “stand up comedy” é ter que lidar com a falta de apoio, o que muitas vezes, leva os profissionais desistir desta carreira.

Coaching Para Profissionais de Stand Up

Como podemos perceber, assim como a carreira que qualquer outro profissional, a jornada de um comediante também traz inúmeros desafios. Isso exige que tenha bastante foco, resiliência, automotivação determinação para vencer suas dificuldades e obstáculos e conquistar o sucesso que almeja.

E como o show tem que continuar, é importante que este ator também possa contar com uma metodologia efetiva e diferenciada que agregue valor ao seu desempenho e potencialize o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Neste sentido, com certeza, o processo de Coaching tem muito a contribuir para o aprimoramento dos humoristas em todos os sentidos.

Digo isso porque por trás que todos profissional existe um ser humano, com dúvidas, medos, crenças e comportamentos limitantes, como também com um potencial infinito que ainda não foi descoberto ou explorado. O Coaching, com suas técnicas e ferramentas, atua exatamente com o objetivo de ajudar o coachee (cliente) a identificar e eliminar estes pensamentos e hábitos negativos como também as ações que atrapalham sua performance dentro e fora dos palcos.

O processo também vai ajudar na definição de metas e objetivos profissionais e pessoais, de modo que assim, o comediante possa trabalhar com alvos claros e organizar sua carreira e finanças pessoais de modo mais assertivo, por exemplo. Isto permite planejar melhor os seus passos, lidar com a instabilidade da profissão e trabalhar com mais objetividade para atingir os resultados que ele deseja.

Outro ponto fundamental em que o Coaching trabalha é no aprimoramento das competências emocionais da pessoa, de modo que isso lhe dê o subsídio necessário para lidar com os “nãos”, os desafios e dificuldades sem abater-se ou perder sua motivação para continuar. Também é essencial para desenvolver a Inteligência Emocional, elementos como resiliência, foco, autoconfiança e para aprender a lidar com as críticas e instabilidade da profissão.

Se você também é um profissional de Stand Up e quer evoluir em todos os sentidos em sua carreira, invista em seu autodesenvolvimento por meio do Coaching. Para isso, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!