Corrupção

Staras/Shutterstock A cultura de Coaching defende princípios éticos e honestos e pode ajudar os profissionais nas empresas a trilhar por este mesmo caminho

A corrupção é um mal que atinge o Brasil de diversas formas. Já sabíamos disso, mas a Operação Lava Jato trouxe à tona uma realidade ainda pior, onde esquemas corruptos dilapidavam os cofres do país. Também por conta disso, vemos a população padecer pela falta dos recursos que deveriam ser aplicados em benefício dos cidadãos e não para fazer valer a vontade e pagar os gastos dos corruptos.

Em muitas empresas privadas não é diferente, pois muitos profissionais de caráter duvidoso agem de má fé e, com o intuito de enriquecer de forma rápida, criam circunstâncias negativas, onde, para obter vantagens, se corrompem e corrompem o outro também. Porém, tudo isso tem um preço muito alto, pois além de crime, a corrupção traz a marca da vergonha para sua vida, uma vez que ao ser descobertos, o escracho público para os corruptos, com certeza, é certo.

Mas então, o que fazer para não se corromper? Como não se deixar levar pelas vantagens e facilidades sedutoras que a corrupção apresenta? É possível ser honesto onde há muita corrupção? E o que fazer para que o outro entenda que este não é o melhor caminho para prosperar e ter sucesso? Vamos refletir sobre isso e ver como o Coaching pode ajudar a evitar a corrupção no trabalho e na vida.

Coaching Contra a Corrupção

O Coaching prega o respeito a valores, à ética e aos comportamentos positivos, baseados em honestidade e num modo de vida reto. Defende que para uma pessoa ser bem-sucedida ela precisa apenas de si mesma, como também autoconhecimento, foco, planejamento, determinação, ressignificação e, jamais, de se valer de recursos escusos para conseguir o que quer.

Por isso mesmo, a cultura de Coaching é muito importante para as empresas, pois traz consigo uma mentalidade positiva e o empoderamento dos profissionais. Isso é essencial para que eles entendam, na prática, que dentro e fora da organização, não é necessário recorrer a comportamentos negativos, agir de má fé, prejudicar os outros ou se valer de subterfúgios escusos.

O Coaching, com suas técnicas, métodos e ferramentas; apoia no desenvolvimento pessoal e profissional, a viver um intenso e profundo autoconhecimento que permita às pessoas viverem o seu melhor, se libertar de crenças e comportamentos negativos e conquistar seu estado desejado apenas por meio de seus próprios esforços, competências e talentos.

PSC

Por isso mesmo, minha dica é – Quem tem a si mesmo não precisa de nada para conquistar o que quer. Conquiste a si mesmo, assim você também conquistará os resultados extraordinários que busca para sua carreira e vida.