Voltar

Como Montar uma Avaliação de Desempenho

Publicado em | 0 comentários
Montando uma avaliação de desempenho

Denis Rozhnovsky/Shutterstock Veja como montar uma Avaliação de Desempenho e extrair todos os benefícios desta ferramenta

A avaliação de desempenho é uma poderosa ferramenta de verificação de perfomance dos profissionais e dos processos nas empresas. É usada para mensurar a efetividade das ações, identificar talentos, reconhecer bons resultados e corrigir falhas. Entretanto, você sabe como montar uma avaliação de desempenho?

Para responder a este questionamento e para ajudar você a compreender melhor suas funcionalidades, vou mostrar neste texto cada passo neste processo de avaliação de desempenho e os benefícios de implantá-la. Continue lendo e entenda melhor como funciona!

Passo a Passo da Avaliação de Desempenho

Definição de Avaliados – Quem serão os profissionais avaliados – toda a empresa, apenas x equipe ou apenas os líderes. Defini quais colaboradores serão avaliados é essencial para definir as ferramentas de avaliação e conduzir o processo.

Definição dos Objetivos – Definido os avaliados, outro ponto importante é definir quais serão os componentes avaliados (conhecimentos técnicos, capacidade de entendimento das demandas, atendimento ao cliente, assiduidade, relacionamentos, liderança, resultados…).

Definição das Ferramentas – O próximo e um dos passos mais importantes é definir as ferramentas que serão usadas para avaliar os colaboradores e a empresa, de acordo com os objetivos definidos anteriormente (Coaching Assessment, Avaliação 180 graus ou Avaliação 360 graus…).

Aplicação da Avaliação – Este processo começa quando o responsável pela avaliação (líder ou gestor de RH) informa aos funcionários que eles terão seu desempenho avaliado por meio de x ferramenta, em y dia, com tal objetivo. Este processo de sensibilização é fundamental para que todos possam compreender a importância e os benefícios da avaliação. Depois é hora de aplicar a ferramenta escolhida e entrevistar cada colaborador!

Coleta de Dados – Após realizar a avaliação chega o momento de reunir todos os dados e informações coletadas e, tabular, estas informações e transformá-las em estatísticas e referências para identificar os pontos fortes e de melhoria dos profissionais e os gaps e as oportunidades da empresa.

Feedback – Esta é uma fase muito importante, uma vez que de acordo com as informações obtidas, o gestor terá condições de apresentar aos liderados os resultados da avaliação de desempenho. Para isso, dar feedbacks a cada colaborador é essencial para apontar seus pontos fortes, reconhecer seu trabalho, seus talentos como também para ajudar a corrigir deficiências técnicas e comportamentais que estejam limitando sua produtividade. Neste contexto, a empresa deve dar seu apoio ao funcionário para que ele possa desenvolver as habilidades em déficit e potencializar o que já tem de bom.

Implantação das Melhorias – Uma avaliação de desempenho só faz sentido se as melhorias propostas pela empresa forem realmente honradas e aplicadas no dia a dia dos colaboradores e na otimização de seus processos. Ou seja, a organização deve honrar seu compromisso e buscar a melhorar a qualidade de vida dos seus profissionais no trabalho, fazer a revisão e correção de procedimentos falhos, dos pontos limitantes da gestão de pessoas e investir na evolução contínua.

Este modelo, com certeza, é a melhor forma de como montar uma avaliação de desempenho. Inspire-se neste poderoso passo a passo e leve o melhor para seus colaboradores e para sua empresa.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!