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Como melhorar o ambiente de trabalho?

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equipe com as mãos unidas e fazendo sinal de positivo

Syda Productions / Shutterstock A valorização das equipes e o bom relacionamento são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Dentre os diversos motivos que levam as empresas ao sucesso, o principal deles é a valorização do capital humano. Para que isso aconteça, é essencial criar um ambiente de trabalho agradável e que inspire segurança. Isso porque ótimas ideias de negócio são inúteis, quando não há mão de obra para trabalhar nelas.

O bom relacionamento interpessoal e intrapessoal é fundamental para garantir um ambiente de trabalho positivo e produtivo. Por isso, deve-se valorizar atitudes educadas e que evitem conflitos.

Atitudes que podem melhorar o dia a dia profissional

Confiança

Deve ser criado um ambiente de confiança entre colaboradores e diretoria. A melhor forma de estimular esta confiança mútua é por meio de uma comunicação aberta, em que todos tenham espaço para dizer o que pensam e sentem.

Por mais que a empresa seja um ambiente profissional, cada colaborador é um indivíduo único e, por isso, é importante conhecer também suas particularidades. Lembre-se: nenhuma pessoa gosta de ser tratada como um número ou pela função que desempenha.

Respeito

Tome cuidado na maneira de tratar os colaboradores. Isso porque ninguém gosta de ser mal tratado ou humilhado. Uma repreensão mal colocada pode prejudicar a produtividade do colaborador, os resultados da empresa e, muito além disso, machucar um ser humano.

Portanto, sempre escolha as palavras com cuidado na hora de fazer uma crítica construtiva. Além disso, estimule um ambiente de respeito entre toda a corporação, evitando práticas maldosas e brincadeiras de bullying. Todos devem se sentir livres para falar sem medo de ouvir comentários maliciosos ou depreciativos.

Responsabilidade

Todas as pessoas comentem erros, e nem mesmo os chefes estão livres desta regra. Portanto, ao cometer um deslize, assuma a responsabilidade e jamais repasse a culpa para outra pessoa.

Valorize e elogie

Quando um colaborador fizer algum grande feito, é importante reconhecer e valorizar seu trabalho. Ao fazer um elogio, o empreendedor fortalece os laços do relacionamento e mostra que se importa com o funcionário e que o trabalho dele é importante para a organização como um todo.

Seja otimista

Por mais que o seu dia esteja difícil, não compartilhe o sentimento pessimista com os outros. O ideal é que os gestores sempre mantenham uma atitude otimista no ambiente de trabalho. Por isso, dê bom dia, sorria e encare os problemas pessoais da melhor forma possível.

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