Stock Rocket/ Shutterstock Para manter sua motivação, o profissional deve alimentar bons relacionamentos interpessoais e fazer atividades que o desafiem e entusiasmem

Esta é uma pergunta frequente entre os profissionais e vendedores desmotivados com a carreira ou a empresa onde trabalham. Quando estamos assim, temos dificuldades para levantar da cama cedo, fazer nossas tarefas, manter bom humor, pois tudo parece jogar contra a nossa satisfação.

Entretanto, agir desta maneira em nada ajuda a reverter esta situação. Por isso, como um bom coach de carreira que também sou, acredito que para entender o que está acontecendo, é muito importante ao profissional fazer alguns questionamentos e procurar encontrar as razões e soluções para o problema.

Nas Perguntas Estão as Respostas

Neste sentido, antes de tomar qualquer decisão, profissional deve se perguntar: Como me motivar no trabalho? O que está me desanimando? São problemas internos ou externos? O que eu posso fazer, na prática, para reverter minha desmotivação?

Estas questões, por mais simples que possam parecer, vão trazer ao colaborador reflexões poderosas sobre seu estado atual e ajudá-lo a definir quais serão as ações para eliminar sua falta de motivação profissional e conquistar o estado desejado.

Por isso, para ajudar você neste caminho, trouxe algumas dicas poderosas para melhorar sua vida no trabalho. Leia e inspire-se!

Dicas Para se Motivar no Trabalho

Resolva seus Problemas – Se você teve algum tipo de desentendimento com um colega e isto está causando um clima ruim no trabalho e a sua desmotivação, procure resolver de vez a questão. Ainda que não sejam melhores amigos, é importante que você tenha profissionalismo e evite que isso prejudique seus resultados.

PSC

Organize-se – Organize sua mesa de trabalho, seus arquivos e até mesmo as pastas de seu computador. Também busque fazer e entregar suas atividades dentro dos prazos, respeitar os horários e evitar reclamações neste sentido.

Busque novos Desafios – Se você é um profissional que está cansado da mesmice e sentindo-se pouco desafiado, peça novas oportunidades ao seu gestor, busque participar de atividades novas, contribuir com ideias, se envolver em outros projetos e se superar continuamente. Isto ajuda na motivação.

Tenha Metas e Objetivos Claros – Planejar a carreira e saber exatamente o ponto aonde quer chegar, ajuda o profissional a evitar a desmotivação no trabalho. Isso acontece porque deste modo ele passa a ser mais determinado e assertivo e a alimentar comportamentos e crenças positivas em relação suas capacidades e habilidades e ao seu sucesso na carreira.

Além disso, se você sentir que as tarefas não estão mais atraindo você ou te trazendo a mesma satisfação verifique se existe a possibilidade de mudança de área ou cargo na empresa. Ás vezes, estamos apenas fazendo o trabalho errado e, um pequeno ajuste, pode nos ajudar a retomar nossa motivação profissional.

Se ainda assim, você não sentir que nada mudou, é sinal de que precisa reavaliar sua carreira e encontrar algo que realmente desperte o seu entusiasmo. Neste sentido, minha dica é: invista em Coaching de Carreira e obtenha as resposta que precisa para se motivar e conquistar grandes resultados num trabalho que realmente tenha a ver com você.