Quando uma empresa passa por transformações, até certo ponto, é natural que haja resistência à mudança organizacional por parte dos colaboradores, afinal, toda transição leva um tempo e pode gerar algum estranhamento no começo. Entretanto, quando os profissionais continuam resistindo a acompanhá-las, mesmo depois de as modificações terem sido justificadas e explicadas, é hora de agir para que essa resistência não acabe prejudicando o processo como um todo.

As mudanças fazem parte da vida de toda organização. Elas correspondem ao seu processo de melhoria contínua e devem ser pensadas tanto para atender às suas demandas internas como externas. Quando planejadas estrategicamente, elas podem melhorar a qualidade de vida no trabalho, aumentar a produtividade, elevar a eficiência operacional e trazer melhorias aos próprios colaboradores.

Neste artigo, vamos conferir algumas orientações sobre como conduzir esse processo de mudança nas empresas, evitando ou amenizando ao máximo possível as resistências que eventualmente possam surgir. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Por que as mudanças são benéficas para a empresa e os colaboradores?

Um exemplo disso da importância das mudanças ocorre quando a empresa substitui uma tecnologia ultrapassada por uma mais nova e mais compatível com as suas necessidades atuais.

Portanto, quando ela troca um maquinário antigo, ou mesmo um programa de computador que já não atende bem às suas demandas, ela está promovendo melhorias. Estas, por sua vez, também vão impactar diretamente a capacitação dos seus funcionários e torná-los muito mais atualizados com o mercado atual e as suas exigências e possibilidades.

Outro bom exemplo de mudança organizacional ocorre quando a organização implanta um sistema de gestão da qualidade, como a ISO 9001, que nós mesmos implantamos aqui no Instituto Brasileiro de Coaching. Metodologias assim ajudam a eliminar retrabalhos e gaps nos processos operacionais e produtivos, melhoram drasticamente a realização das atividades e tornam as ações muito mais eficazes.

Como lidar com a resistência à mudança organizacional?

PSC

Pode haver resistência às mudanças, afinal de contas, toda alteração exige que as pessoas saiam de uma zona de conforto para chegar a um local desconhecido. Isso é complexo no início, mas, desde que haja organização, a transição pode ser mais suave e benéfica. Para isso, confira as dicas a seguir.

1. Comunique a realização da mudança e a sua importância

A melhor forma de lidar com a resistência à mudança organizacional não é obrigando os colaboradores a fazerem o que a empresa manda, e ponto final, mas sim esclarecendo as suas dúvidas e mostrando, na prática, como essas mudanças vão beneficiá-los diretamente.

Quando essa comunicação é feita de modo eficiente e mostra com clareza quais são os motivos pelos quais as empresa vai mudar — e, especialmente, como isso vai gerar melhorias no trabalho —, qualquer resistência diminui consideravelmente, pois os profissionais são inteligentes, e tudo que serve para agilizar as suas tarefas e melhorar o seu desempenho acaba sendo bem-vindo.

2. Dê avisos com antecedência

Vale ressaltar, ainda, que algumas mudanças devem ser muito bem planejadas e avaliadas, de modo que elas não causem impactos negativos na equipe e maiores resistências nela em aceitar as modificações.

Dois exemplos disso acontecem quando a organização muda à forma de gratificação salarial e também quando um líder, muito admirado e respeitado, é transferido de área, sem que os seus subordinados atuais e futuros sejam informados dessa mudança com antecedência e possam se preparar para ela.

3. Planeje e organize a mudança

No caso de uma mudança de processo interno ou de substituição de um programa de computador, por exemplo, é importante compreender que leva um tempo para que os colaboradores deixem os antigos hábitos e adotem os novos.

Por isso, é importante que essas transições sejam feitas em etapas, pois alterações gradativas geram menos resistência do que mudanças buscas. Dessa forma, os líderes da empresa devem elaborar um cronograma de ações, explicando como e quando cada etapa deverá ocorrer. Isso ameniza a ansiedade de todos os funcionários da empresa.

4. Divulgue conhecimento

Por fim, se há algo que ameniza as resistências e os medos das pessoas, esse algo é o conhecimento. Diante disso, imagine que você pretende trocar um programa de computador ao qual os colaboradores já estão habituados. Nesse caso, é importante divulgar o conhecimento, a fim de que os funcionários se adaptem ao novo programa.

Por isso, os cursos, os treinamentos, as palestras, enfim, a capacitação do colaborador é importantíssima nesses momentos de mudança. São cenários controlados e seguros, que ajudam o colaborador a desenvolver os conhecimentos e habilidades que o novo momento exige, antes de efetivamente aplicá-los no dia a dia de trabalho.

Os treinos permitem que as pessoas errem na hora em que podem errar e que extraiam aprendizados valiosos. Isso as deixa mais seguras e confiantes em si mesmas para superar os medos da mudança.

Portanto, para que as mudanças organizacionais sejam implantadas com sucesso e resultem nos objetivos esperados pelo empreendimento, é essencial fazê-las de forma inteligente, planejada e estratégica, ou seja, sempre em parceria com os colaboradores da empresa e buscando o que é melhor para todos.

E você, querida pessoa, como avalia os meios pelos quais a empresa em que trabalha conduz as mudanças organizacionais? O que funciona? O que poderia ser melhor? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!