competição profissional

Antonio Guillem/Shutterstock Para ser positiva, a competição profissional no trabalho não pode extrapolar os limites da ética e do bom senso

Em todas as carreiras é normal que haja competição profissional. Isto é muito positivo quando os profissionais usam isso para seu crescimento e para desafiarem suas capacidades e habilidades. Por outro lado, quando é exagerada, esta competitividade pode levar a transtornos e conflitos nos relacionamentos no ambiente de trabalho, por exemplo.

Para que isso não ocorra e prejudique a carreira, é importante aprender como lidar com a competição e fazer disto um aliado de seu crescimento e sucesso profissional. A questão é como chegar a um meio termo e ser competitivo na medida certa.

Como Fazer uma Competição Profissional Saudável

Quando, por exemplo, um colega é muito competitivo, de certa forma isso é positivo e também acaba aumentando o nível do grupo, pois traz às pessoas uma visão diferente do trabalho e que, dando o nosso melhor, podemos ter o melhor também. Se isso é feito de forma ética e respeitosa, com certeza, a competitividade é benéfica, pois cria um ambiente onde todos querem se superar sempre.

Por outro lado, quando você ou os outros profissionais, passam por cima de tudo e de todos, para conseguir alcançar os seus resultados e ser bem-sucedidos, a competição profissional precisa ser repensada, pois passa a ser nociva. No dia a dia, este tipo de atitude cria um ambiente de trabalho tenso, onde as pessoas não confiam umas nas outras, são mais agressivas e têm dificuldades de trabalhar em grupo.

Para que a competição profissional não extrapole os limites e torne-se prejudicial, é importante que a vontade de vencer, de se destacar na carreira seja baseada em princípios e valores positivos e comportamentos honestos, éticos e justos.

Digo isso, porque ninguém gosta de trabalhar num local onde precisa estar ligado o tempo inteiro para não ser passado para trás, onde os colegas e líderes não são confiáveis, pois como bem disse; a competitividade só é boa quando nos faz avançar e não, quando para isso, precisamos nos digladiar.

PSC

Por tudo isso, seja sim, um profissional competitivo que busca evoluir e se superar sempre, mas jamais sem perder a compostura ou prejudicar os outros. Faça sua parte, dê o seu melhor, seja comprometido, colabore com suas ideias, inovações, desenvolva sua liderança, participe da construção dos resultados, busque aprimorar seus conhecimentos e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais.

Isso sim é o que impulsionará o seu desempenho e aumentará suas chances de se destacar e conquistar resultados extraordinários na carreira. Pense nisso e alimente uma competição profissional positiva em sua empresa.