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Como Fazer um Planejamento para Abrir uma Empresa

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Marlon Lopez MMG1 Design/Shutterstock Planejar o negócio desde o começo ajuda a corrigir falhas e potencializa as chances do empreendedor de ter uma empresa de sucesso

Você sabia que três, em cada dez brasileiros, possuem uma empresa? Sim, hoje grande parte da nossa população quer ter seu próprio negócio. Por isso, seja no setor de produtos ou serviços, cada vez mais cresce o número de empreendimentos no mercado brasileiro.

Estes dados sobre empreendedorismo foram levantados pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), e destacam nosso país como o que mais empreende em todo mundo. Entretanto, seja qual for à área de atuação, antes de começar seu negócio, investir em planejamento é fator crucial. Porém, muitos empreendedores ainda ignoram isso.

Por que Planejar?

Segundo pesquisas também do Sebrae, a maioria das empresas brasileiras fecham suas portas antes de completar 5 anos de existência. Na maioria dos casos isso ocorre por falta de planejamento, ou seja, o empresário se lançou no mercado, mas não se preparou para lidar com as dificuldades e manter seu sonho.

Um bom planejamento é importante porque serve como um verdadeiro guia para o empreendedor em sua jornada no mercado. Este plano de ações permite a ele desenvolver uma visão de futuro, identificar os pontos fortes e de melhoria da sua empresa e, trabalhar de forma mais efetiva, estruturada e objetiva, para potencializar os diferenciais em seus serviços e produtos e eliminar as deficiências do negócio, sejam elas quais forem.

Como Fazer um Bom Planejamento?

Com certeza, o que não falta ao empreendedor é força de vontade, mas por outro lado, o excesso de paixão por seu negócio, muitas vezes, impende-no de ver fatores práticos e importantes, como por exemplo: a necessidade de estudar o mercado, os concorrentes, ter capital de giro, se capacitar, saber fazer a gestão de processos e a liderança de pessoas e por ai vai.

Por isso, é fundamental ter os pés no chão e aprender efetivamente como montar um planejamento para abrir uma empresa. Para isso, existem ferramentas poderosas que são utilizadas, em todo o mundo, como o Business Model Canvas (Quadro de Modelo de negócios) e a Análise Swot.

Além destes, existem também serviços de consultoria gratuitas, como os oferecidos pelo Sebrae e as Federações da Indústria e do Comércio locais ( veja em sua cidade ou Estado), que sempre oferecem treinamentos, formações e suporte aos empresários.

Ainda falando em planejamento, também existem no mercado muitos cursos específicos para quem deseja abrir e planejar seu negócio. Estes, por sua vez, abordam desde as questões mais técnicas e burocráticas (como impostos e documentações), como também ensinam como planejar e administrar o empreendimento, estruturar seus departamentos e fazer a gestão efetiva do negócio como um todo.

Buscar este suporte é essencial porque uma boa capacitação ajuda o empreendedor a enxergar e planejar sua empresa de forma mais completa e sistêmica. Na prática, representa fazer um mapeamento completo de suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, do mercado e de concorrentes.

Estas informações em conjunto com uma boa gestão humana, estratégica, operacional e administrativa são decisivas para que o empreendedor consiga se consolidar no mercado e expandir sua empresa. Assim, ressalto que cada empresa deverá fazer seu planejamento conforme as metas e objetivos que deseja alcançar em curto, médio e longo prazo.

Para auxiliar neste processo, uma poderosa dica, para você, empreendedor é invista em Coaching e alavanque os resultados de seu negócio Faça a Formação Business And Executive Coaching – BEC; desenvolva novas competências e habilidades e conquiste resultados extraordinários com sua empresa.

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