Voltar

Como estimular a iniciativa e proatividade em sua empresa

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / FatimaJ A proatividade deve se destacar em prol do grupo ou equipe, de modo que esta vantagem competitiva seja voltada para contribuir com o crescimento da empresa.

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, e as empresas buscam diversas maneiras de se destacar no mercado e manter a lucratividade saudável.

Considerando o fato de que as empresas são resultado de pessoas, uma das estratégias mais efetivas para atingir o sucesso da organização é investir continuamente no capital humano.

Estimular a iniciativa e a proatividade, portanto, é fundamental para conquistar resultados cada vez maiores e melhores, uma vez que estes fatores impactam diretamente no aumento da produtividade dos colaboradores.

No ambiente corporativo, a proatividade deve se destacar em prol do grupo ou equipe, de modo que esta vantagem competitiva seja voltada para contribuir e somar. Caso contrário, a iniciativa individualista pode sabotar o crescimento do profissional e da equipe.

Conheça algumas das características que fazem parte da personalidade dos proativos:

  • Enxergam soluções diante das adversidades;
  • Buscam novos desafios constantemente;
  • Engajam outras pessoas;
  • São comprometidos com os resultados;
  • Realizam suas tarefas com confiança, foco e entusiasmo.

Como estimular a proatividade na empresa

Existem pessoas que possuem em sua personalidade a proatividade, mas também é possível desenvolver tal comportamento. Veja algumas formas abaixo:

Liderança

O líder deve ser sempre o exemplo da equipe: um gestor proativo torna sua equipe proativa. Incentive seus liderados por meio de atitudes como comprometimento, confiança e foco no resultado.

Reconhecimento

Promova os colaboradores a buscarem novas soluções para os problemas existentes e ofereça premiações e benefícios para aqueles que mais contribuíram junto à empresa. Assim, você demonstra que as atitudes são valorizadas e consideradas importantes para o seu próprio crescimento e o da organização.

Treinamento

Novas técnicas e conhecimentos adquiridos nos treinamentos são sempre uma forma efetiva para motivar e engajar os colaboradores. Entre os cursos mais buscados para despertar a produtividade, está o Coaching. Este método tem apoiado grandes referências mundiais a expandirem seu sucesso por meio de ferramentas que possibilitam o máximo aproveitamento do potencial de cada profissional!

Essas dicas foram úteis para você? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!