O plano de comunicação tem um papel muito importante dentro da organização e na realização de projetos bem-sucedidos. Trabalhar com um sistema assertivo de fornecimento e distribuição de informações para os colaboradores faz toda a diferença para que se atinjam resultados extraordinários ao final de cada atividade. Neste sentido, uma das grandes dificuldades que existem dentro das médias e grandes empresas, por exemplo, é a falta de conhecimento dos seus colaboradores a respeito de suas responsabilidades e papel nos projetos da organização.

O Que é Plano de Comunicação em um Projeto?

O conceito de plano de comunicação em projetos consiste em coletar, gerar, armazenar e distribuir informação ao longo do período de realização do trabalho. Quando uma tarefa é realizada adequadamente, se tem muito mais qualidade de trabalho em todas as etapas, uma vez que existe a quantidade de dados necessária. A comunicação clara é essencial para que todos os envolvidos recebam e compreendam o que fazer e como realizar suas demandas.

Vantagens do Plano de Comunicação em Projetos

Para que haja melhor compreensão a respeito da importância de realizar um plano de comunicação dentro dos projetos da empresa, listei alguns tópicos. Confira:

Comunicação Ativa Durante Todo o Ciclo

A principal vantagem de desenvolver o plano de comunicação é garantir que haja distribuição de informações ao longo de todo o plano. Isso evita que durante a etapa de realização de alguma atividade relevante para a empresa, haja uma desconexão por parte dos envolvidos e perda de foco em relação ao objetivo final.

Nivelamento dos Colaboradores em Termos de Comunicação

Boa parte das empresas trabalha com sistema de hierarquia, algo que limita a que todos os funcionários tenham acesso igualitário às informações que são relevantes, até mesmo durante a realização do trabalho em equipe. O papel do plano de comunicação é tornar determinados dados igualmente acessíveis para todos os colaboradores. A partir da compreensão que as informações estão disponíveis para todos, os profissionais entendem que têm a mesma importância.

Despertar o Interesse das Partes Envolvidas

A comunicação assertiva durante a realização de um projeto é fundamental para que haja o despertar do interesse dos colaboradores. Trata-se de um incentivo para que eles entreguem o melhor do seu potencial a partir do entendimento do todo, ou seja, de qual é o resultado que se espera deles ao final.

Administração Facilitada de Dados Complexos

PSC

A partir de um plano de comunicação é possível administrar dados e informações complexas de maneira mais simples, garantindo que todas as camadas da hierarquia compreendam o que está se desenrolando. Esta ferramenta também ajuda a simplifica a compreensão dos processos.

E em sua empresa, como funciona o plano de comunicação? Você tem acesso às informações importantes ou estas estão restritas aos líderes? Comente e compartilhe sua opinião.