Liderança e Comunicação: a Importância de Uma no Sucesso da Outra

Por: José Roberto Marques | Blog | 15 de maio de 2017
Dois líderes conversando sobre o poder de unir liderança e comunicação

Robert Kneschke/Shutterstock Em qualquer gestão a liderança e comunicação são elementos-chave ao desenvolvimento de um líder assertivo em sua forma de se comunicar, se relacionar com as pessoas à sua volta e de estimular os resultados da equipe.

No dia a dia de uma empresa, liderança e comunicação são praticamente sinônimos, uma vez que ambas impactam diretamente nos resultados uma da outra e são essenciais à boa gestão de pessoas. Por isso mesmo, estas são duas competências-chave que devem sempre caminhar lado a lado. Como tal, devem ser desenvolvidas pelos líderes com a intenção de que os resultados de sua gestão empresarial e de pessoas sejam sempre positivos.

Se comunicar bem é essencial a que o líder possa expressar suas ideias com clareza, a que saiba se relacionar bem com seus colaboradores, colegas e clientes. Já a liderança é essencial para inspirar seus profissionais, fazê-los colaborar, estar motivados, engajados e produtivos, a que possa delegar as tarefas com assertividade e dar feedbacks e orientações aos liderados.

O grande problema é que mesmo com todos estes benefícios, muitos gestores ainda subestimam a necessidade de desenvolver e aprimorar continuamente sua liderança e comunicação. Com isso, eles acabam deixando de lado estas importantes competências profissionais e limitando seus resultados junto à sua equipe.

Aqui deixo um alerta, pois se esta mentalidade não for mudada, este comportamento pode também prejudicar sua carreira como um todo e sabotar sua vida profissional em vários aspectos. Esteja atento!

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”!
É um presente!

Você é feliz?

Entenda Porque é Importante Desenvolver Liderança e Comunicação

Tanto para entender a importância da comunicação na liderança, como da liderança na comunicação, precisamos ampliar nossa visão do que é a gestão do capital humano dentro de uma organização, uma vez que empresas são feitas de pessoas, por pessoas e para pessoas. O líder tem, portanto, um papel decisivo e, ao guiar seus liderados, deve buscar fazer isso de forma correta.

Na prática isso quer dizer que por meio de uma expressão clara e assertiva, o chefe pode realmente agregar valor ao seu grupo, proporcionar crescimentos e aprendizados aos seus profissionais e direcioná-los a conquistas de grandes resultados ao unir o poder da comunicação com uma boa liderança.

Ainda sim é comum esbarrarmos, dentro das organizações, com líderes que literalmente pararam no tempo no que concerne o seu próprio desenvolvimento como gestor, ou seja, que deixaram de evoluir, que sofrem da chamada Síndrome de Gabriela, que repetem velhos erros que pecam em sua forma de se comunicar.

Como tal, são gestores erráticos em sua comunicação interpessoal e gerencial, na forma de delegar as tarefas e cobrar resultados, porém eles não assumem suas responsabilidades neste processo, o que leva a muitos transtornos, retrabalhos e grande desmotivação profissional na equipe. Por isso mesmo, para eximir-se de sua culpa, eles acabam culpando sempre os seus liderados pelos erros causados por sua falta de clareza.

O primeiro passo para evolução na liderança é identificar
seu nível de felicidade!Faça o nosso teste e descubra
qual o seu nível de felicidade!

Comunicação Assertiva 

Entende melhor agora porque a comunicação assertiva na liderança é tão importante? Na verdade ela é um elemento chave a que todos os lideres possam desenvolver uma boa gestão e conquistar resultados extraordinários. Digo isso, porque quando o líder se comunica assertivamente, ele consegue também indicar os melhores caminhos, corrigir as falhas, reconhecer seus colaboradores e colaborar com seu desenvolvimento, além de ouvir seus liderados e integrar todos os conhecimentos em prol da conciliação dos objetivos das empresas e dos seus profissionais.

Por fim, se você deseja ser um líder com habilidades de comunicação, invista em seu desenvolvimento profissional por meio do Coaching e agregue também esta poderosa ferramenta a sua gestão de pessoa e empresas.

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: