Resiliência emocional ilustrada por meio de um árvore numa ilha isolada

Matt Gibson/Shutterstock A resiliência emocional é o que faz com que a pessoa enfrente seus problemas sempre guiada por emoções positivas

Quando falamos em resiliência emocional estamos nos referindo à capacidade de mesmo, nas circunstâncias mais adversas, conseguirmos manter as emoções positivas à frente dos sentimentos e sensações negativas que aquilo possa nos causar. Quem tem esta força mental consegue enxergar as coisas por uma esfera diferente, o que faz com que consiga manter-se forte frente às dificuldades.

Muitas pessoas não entendem como algumas diante de perdas significativas e decepções, ainda assim conseguem manter um brilho nos olhos e serem otimistas em relação à vida. Isso não acontece por acaso, isso acontece por conta de sua resiliência emocional, que não lhes deixa sucumbir nem mesmo nestes casos.

Isso também não acontece por acaso. Pessoas assim têm uma sabedoria própria, diferente que é independente de sua formação ou grau de escolaridade. Acreditam que as coisas acontecem tem uma razão de ser, ainda que não totalmente compreendida e, por isso mesmo, não se sentem vítimas das circunstâncias. Isso não quer dizer que elas não sofram ou não sintam as dores de suas perdas e contrariedades, apenas que encontraram um modo diferente de lidar com isso por meio de sua resiliência emocional.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Como Desenvolver a Resiliência Emocional

Ser resiliente é um dos atributos mais poderosos e mais bonitos do ser humano. É o que não lhe faz desistir frente às dificuldades e não sucumbir aos sofrimentos mais dilacerantes. Portanto, se você deseja desenvolver sua resiliência emocional é importante aprender a lidar positivamente com tudo que acontece em sua vida e alimentar sentimentos bons mesmo nos piores momentos.

É um grande desafio? Sim! Mas tenho absoluta certeza de que cada um de nós, por mais complexas que possam ter sido nossas experiências de vida, pode desenvolver esta capacidade e empoderar-se emocionalmente. Para tal, é preciso compreender que tudo que acontece tem um lado positivo e focar nele.

PSC

No começo, tendo passado por grandes provações e perdas de pessoas queridas, pode parecer um tanto quanto delicado enxergar algo de positivo nestas situações. Mas pense: diante da partida de amigos ou familiares queridos, você teve a sensação de que não ia suportar isso, no entanto, mesmo que a dor ainda esteja latente, você decidiu continuar e seguir com sua vida. Aprender a conviver com esta dor é uma forma de ter resiliência emocional e, não deixá-la que seja maior que sua vontade de viver, só comprova o quanto você é capaz de grandes superações.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Neste sentido, superação é uma palavra-chave neste contexto, pois como o nome mesmo sugere, representa “passar por cima, ir além”. É esta ação que nos faz sair de um estado não tão bom para um bem melhor. Por isso, para conseguir ser emocionalmente mais resiliente e fazer com que suas emoções trabalhem a seu favor, é essencial que esteja aberto a observar tudo de maneira mais otimista e a superar o pessimismo e a tristeza que por vezes nos testam.

Isso é muito importante para nos fortalecermos diante dos problemas e para que possa alimentar pensamentos e sensações mais positivas em relação a si mesmo, ao mundo e as pessoas. Isso é inspirador, também o que nos mantem de pé e nos faz seguir em frente, aconteça o que acontecer. Pense nisso e trabalhe todos os dias a sua resiliência emocional!